Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios 20 — Explicação das Escrituras

Tags: homem seus senhor

Provérbios 20

20:1 O vinho zomba dos homens, mas aqui o pensamento é que faz com que os homens se tornem zombadores ou escarnecedores. A bebida forte os converte em brigões.

O vinho é feito de uvas, bebida forte de grãos. Ambos desencaminham os homens. Primeiro, um homem se torna um bebedor social, depois um bebedor pesado e depois um alcoólatra. Ele tenta se livrar do hábito, mas está preso como se estivesse acorrentado. Cristo dá poder para quebrar as correntes, mas primeiro o homem deve querer a libertação.

20:2 Quando um rei está irado, o medo se espalha por toda a sua corte. Esse medo é como o rugido de um leão, alertando para o perigo. Quem provoca a ira do rei coloca a própria vida em suas mãos.

A lição para nós é encontrada em Romanos 13:4: “Porque ele [ou seja, o governante] é ministro de Deus para o bem de vocês. Mas, se fizeres o mal, teme; pois ele não carrega a espada em vão; porque ele é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal”.

20:3 Uma pessoa honrada faz questão de se manter distante de contendas. Um tolo não fica feliz a menos que esteja brigando com alguém.

20:4 A época de lavoura em Israel é em novembro e dezembro, quando o vento geralmente sopra do norte. O preguiçoso usa o frio para desculpar sua inércia. Sem lavoura não pode haver plantio, e sem plantio não há colheita. Ele sairá procurando grãos em seus campos e se perguntará por que não há.

20:5 Os pensamentos e intenções de um homem muitas vezes estão profundamente escondidos em sua mente. Ele geralmente não os trará à superfície. Mas uma pessoa de discernimento sabe como extraí-los por meio de perguntas sábias. Por exemplo, um bom conselheiro pode ajudar uma pessoa a trazer à luz pensamentos tortuosos e assim remediá-los.

20:6 Não é difícil encontrar aqueles que professam ser leais, mas outra coisa é encontrar aqueles que realmente são fiel. Há uma diferença entre o que os homens são e o que eles querem que os outros pensem que são. É a diferença entre “Pessoa” e “Personalidade”.

20:7 O homem justo anda em honestidade e integridade. Seus filhos recebem uma herança nobre e se beneficiam de sua vida e exemplo.

20:8 Um rei que se senta no trono do julgamento elimina todo o mal com seus olhos. Quando Cristo se assentar em Seu trono de julgamento, Seus olhos que tudo veem, como chamas de fogo, verão através do fingimento e filtrarão todas as evidências.

20:9 Por seus próprios esforços, ninguém pode se purificar do pecado. Quem pode dizer: “Purifiquei meu coração, estou limpo do meu pecado”? Se um homem pensa que é puro, ele é uma vítima da pura ilusão.

Mas há purificação por meio do precioso sangue de Cristo. Os verdadeiros crentes “lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Ap 7:14).
O sangue que comprou nossa libertação e expurgou nossas manchas vermelhas,
Desafiamos a terra e o inferno a mostrar um pecado que não pode purificar.

—Augusto M. Toplady
20:10 Deus odeia pesos e medidas enganosas. Isso inclui qualquer dispositivo desonesto para beneficiar a si mesmo às custas de outros. Inclui o truque do açougueiro de colocar o dedo na balança quando está pesando a carne. E inclui até mesmo a prática de exigir padrões mais rígidos dos outros do que de nós mesmos.

20:11 A natureza básica de uma pessoa se revela cedo na vida. Algumas crianças são francamente teimosas, outras são agradáveis. “A criança é o pai do homem.” Ele carrega seu personagem até a idade adulta, seja para o bem ou para o mal.

20:12 O SENHOR criou o ouvido que ouve e o olho que vê. O que isso pode significar senão que eles pertencem a Ele e devem ser usados para Sua glória?

20:13 Não exagere no sono, para não cair no asilo. Levante-se e vá trabalhar. Você ganhará dinheiro para pagar o aluguel, comprar mantimentos e doar para a obra do Senhor.

20:14 Este é um velho truque de comprador. Ao examinar o carro usado, ele reclama dos amassados, dos pneus gastos, do motor barulhento e da cor horrenda. “Não serve para nada.” O vendedor não percebeu que era um monte de lixo; ele ingenuamente abaixa o preço. O comprador lhe dá o dinheiro, então ele vai e se vangloria com seus amigos sobre sua tremenda barganha.

20:15 Uma pessoa pode usar joias de ouro e pedras preciosas, mas o melhor adorno é a fala sábia. Vista isso!

20:16 Pegue a roupa de quem é fiador de um estranho e mantenha-a como penhor quando for de uma sedutora. Qualquer homem que seja tolo o suficiente para fazer garantias financeiras para pessoas que não conhece é um risco de crédito ruim. Se você tiver algum negócio com ele, certifique-se de que ele oferece muitas garantias para que você fique protegido caso ele renegue ou vá à falência. O conselho é especialmente verdadeiro se o estranho for uma pessoa imoral.

20:17 Qualquer forma de riqueza obtida desonestamente pode render satisfação momentânea, mas eventualmente se mostrará tão desagradável e irritante quanto um bocado de cascalho. Isso condena a falsificação de declarações fiscais, falsificação de contas de despesas, suborno de inspetores, rotulagem desonesta e propaganda de diferenças de produtos que não existem.

20:18 Uma reunião de conselhos é desejável antes de fazer qualquer plano. Nenhum general faz guerra sem consultar outros especialistas militares.

20:19 Uma fofoca trai confidências. Portanto, não se associe a um tagarela, porque se ele fala mal de outros para você, pode ter certeza que ele vai falar mal de você para os outros.

20:20 Sob a lei de Moisés, amaldiçoar os pais era uma ofensa capital (Ex. 21:17). Isso deveria dar uma pausa aos jovens de hoje que são hostis para com seus pais. A menos que essa amargura seja resolvida, ela levará à obscuridade temporal e à perdição eterna.

20:21 O filho pródigo recebeu sua parte da herança... às pressas, mas a perdeu com a mesma rapidez. Mas esse provérbio também se aplica a qualquer esquema de enriquecimento rápido. Assim como vem, também vai.

20:22 Não busque vingança contra seus inimigos. A vingança é do Senhor. Ele retribuirá. Espere pelo SENHOR. Ele te livrará e te justificará.

20:23 Adam Clarke trabalhava para um comerciante de seda que sugeriu que ele deveria esticar a seda ao medi-la para um cliente. A resposta de Adam foi: “Sua seda pode esticar, senhor, mas minha consciência não”. Deus honrou Adam Clarke capacitando-o, anos depois, a escrever um comentário amplamente usado sobre a Bíblia.

20:24 Este versículo enfatiza a soberania de Deus e não o livre arbítrio do homem, embora ambos sejam verdadeiros. O pensamento é que Deus é soberano sobre os assuntos humanos e Ele sabe o que é melhor para nós. Portanto, devemos olhar para Ele em busca de orientação, e não tentar ser os mestres de nosso destino e manipular para conseguir o que queremos.

20:25 É uma armadilha para um homem devotar imprudentemente algo tão santo e depois reconsiderar seus votos. É perigoso dedicar algo ao Senhor e depois ter dúvidas sobre isso. Antes de fazer um voto, o homem deve ter certeza de que é capaz de cumpri-lo e de que definitivamente pretende fazê-lo.

20:26 Um rei sábio não tolera o ímpio. Ele traz a roda de debulhar sobre eles, ou seja, ele os separa dos justos, os leva a julgamento e os pune.

20:27 O espírito de um homem neste versículo é geralmente considerado como uma referência à consciência. Ela nos é dada pelo SENHOR e serve como lâmpada, iluminando nossos pensamentos, motivos, afetos e ações. Ela aprova e reprova os pensamentos e intenções mais íntimos de nossas vidas (ver Rom. 2:14, 15).

20:28 Um líder que se caracteriza pela misericórdia e verdade terá o respeito e o apoio de seus súditos. Ele mantém sua posição de autoridade por bondade, não por tirania.

20:29 Uma proeminente glória dos jovens é a sua força, enquanto os cabelos grisalhos dos velhos estão associados à sabedoria e à experiência. Toda igreja precisa de força para servir e idade para conselhos sábios.

20:30 “Golpes que ferem limpam o mal, assim como açoitam as profundezas do coração.” O pensamento parece ser que o castigo físico tem valor para lidar com o mal moral. Uma criança se lembra da dor da última surra quando é tentada a roubar a bolsa da mãe.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios 20 — Explicação das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×