Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios 19 — Explicação das Escrituras

Provérbios 19

19:1 O contraste é entre uma pessoa Pobre que é honesta e um tolo desonesto (e talvez rico) que distorce a verdade. O pobre tem tudo sobre o tolo; ele está melhor.

19:2 Além disso, não é bom para uma alma ficar sem conhecimento. Este homem sabe o que quer fazer, mas não sabe como fazê-lo, então sai “meio engatilhado”. A pressa só aumenta sua miséria. Ele está com muita pressa para pedir informações ou para segui-las, se for dado, então ele perde o caminho e anda em círculos.

19:3 Quando os homens bagunçam suas vidas, eles se voltam e culpam o Senhor. Assim, Adão tentou colocar a culpa em Deus com as palavras “A mulher que me deste para estar comigo…” (Gn 3:12).

Mais do que sabemos, a apostasia tem suas sementes no fracasso moral. Um homem se envolve em alguma forma de imoralidade, então, em vez de confessar e abandonar o pecado, ele se afasta da fé cristã e se enfurece contra o SENHOR. W. F. Adeney comenta: “É monstruoso acusar a providência de Deus das consequências de ações que Ele proibiu”.

19:4 O fato de que a riqueza faz muitos amigos é uma prova do egoísmo inato do coração humano. O pobre está separado de seu amigo porque este deseja apenas aquelas amizades que o beneficiem.

19:5 Aquele que dá falso testemunho ou se envolve em outras formas de desonestidade certamente será punido pelo Senhor, mesmo que nunca seja pego nesta vida.

19:6 A nobreza aqui significa uma pessoa generosa ou poderosa. Muitos tentam cultivar sua amizade com a esperança de obter favores. As pessoas tendem a fazer amizade com aqueles de quem esperam se beneficiar.

19:7 Os parentes de um homem pobre muitas vezes o abandonam. Muito mais seus amigos o tratam com indiferença. Ele apela a eles pateticamente por ajuda e simpatia, mas eles o abandonam.

19:8 É uma forma de interesse próprio esclarecido buscar sabedoria e bom senso. E manter a compreensão e o insight é um caminho seguro para o sucesso.

19:9 Não devemos nos surpreender com a frequência com que isso é repetido. Afinal, um dos Dez Mandamentos trata do perjúrio (Ex. 20:16).

19:10 Luxo não é adequado para um tolo. Não sabe como agir no meio da cultura e do refinamento. Nem um escravo sabe como agir em uma posição de autoridade. Ele trata seus ex-superiores com arrogância.

19:11 Um homem de bom senso sabe como controlar seu temperamento. Ele pode graciosamente ignorá-lo quando alguém o prejudica. A generosidade que Davi frequentemente demonstrava em relação a Saul ilustra bem o provérbio.

19:12 A ira do rei, como o rugido de um leão, adverte os ofensores do perigo à frente. Seu favor para aqueles que são súditos obedientes é tão gentil e revigorante quanto o orvalho na grama.

Romanos 13:1–7 apresenta esses dois aspectos da autoridade governamental e adverte: “Portanto, deveis estar sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência” (v. 5).

19:13 Duas coisas que tornam a vida doméstica miserável são um filho rebelde e uma esposa resmungona. O primeiro traz tristeza ao pai, e o último é tão irritante quanto um pingar contínuo de água no metal.

19:14 Você pode herdar propriedades e dinheiro de seus pais, mas somente os O SENHOR pode prover uma esposa prudente. Ela é um dom especial de Deus. Isso nos lembra do casamento de Isaque e Rebeca no livro de histórias, do qual se diz: “Isto vem do Senhor” (Gn 24:50). Foi um casamento arranjado no céu.

19:15 A preguiça é como uma droga que nos leva a um sono profundo. Uma pessoa ociosa corteja a pobreza e passará fome. Isso se aplica ao estudo da Bíblia e à oração.

19:16 Aquele que obedece ao mandamento do Senhor está fazendo o que é melhor para si mesmo a longo prazo, tanto física quanto espiritualmente. A pessoa que vive de forma imprudente e descuidada morrerá.

19:17 Dar ao pobre é emprestar ao SENHOR. Deus não apenas pagará a quantia emprestada, mas também pagará bons juros. Mesmo um copo de água fria dado em Seu nome será recompensado (Mateus 10:42). Henry Bosch ilustra:
Certa vez, um pai deu meio dólar a seu filho, dizendo que ele poderia fazer o que bem entendesse. Mais tarde, quando ele perguntou sobre isso, o pequenino disse que havia emprestado para alguém. “Você conseguiu uma boa segurança?” perguntou o pai. “Sim, dei a um pobre mendigo que parecia faminto!” “Ó, como você é tolo. Você nunca vai recuperá-lo !” “Mas pai, eu tenho a melhor segurança; pois a Bíblia diz que quem dá aos pobres empresta ao Senhor! Pensando nisso, o pai cristão ficou tão satisfeito que deu ao filho mais meio dólar! “Ver!” disse o menino. “Eu disse a você que conseguiria de novo, só que não pensei que viria tão cedo!”

Perdemos o que gastamos conosco,
Temos, como tesouros sem fim,
O que quer que, Senhor, a Ti emprestamos,
Quem dá tudo.
(Christopher Wordsworth)

19:18 Discipline seu filho enquanto ele ainda é jovem e dócil. O castigo corporal, administrado com justiça e em clima de amor genuíno, não o prejudicará, mas, ao contrário, lhe fará um bem enorme. A segunda linha, “não coloque seu coração na destruição dele”, significa que você não deve deixar a vida dele ser arruinada por sua recusa em puni-lo. Permissividade é crueldade. Também pode significar, é claro: “Não fique tão zangado a ponto de correr o risco de puni-lo demais”.

19:19 Um homem de cabeça quente sofrerá punição por isso. Mesmo se você resgatá-lo das consequências de seu temperamento vil, ele logo estará de volta e você terá que fazê-lo novamente.

19:20 Ouça bons conselhos e receba instrução no início da vida, para que você possa ser sábio mais tarde na vida. Como alguém disse: “A sabedoria é um investimento de longo prazo”.

19:21 O homem faz todo tipo de planos; no entanto é o propósitos do Senhor que se cumpram. “O homem tem sua maldade, mas Deus tem seu caminho.” Em última análise, o homem não pode fazer nada contra a verdade (2 Coríntios 13:8).

19:22 A tradução de Darby deste versículo não tem preço: “O encanto de um homem é a sua bondade; e um homem pobre é melhor do que um mentiroso. A qualidade que torna um homem querido para você é a bondade. É isso que o torna desejável como amigo. Um homem pobre que não tem nada a oferecer além de solidariedade é melhor do que um homem rico que promete ajuda, mas não a cumpre.

19:23 O medo do SENHOR é o caminho para a vida. Quem o tem tem todos os motivos para estar satisfeito. Ele não será surpreendido pela calamidade.

19:24 Um homem preguiçoso enterra a mão na tigela e nem mesmo a leva à boca novamente. Ele enfia a mão na tigela de batatas fritas, mas tem preguiça de levá-las à boca. Eles são muito pesados.

19:25 Mesmo se você atingir um escarnecedor, ele não mudará, mas pelo menos alguns espectadores impressionáveis podem aprender uma lição. Isso é uma reminiscência de 1 Timóteo 5:20: “Aqueles que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam”. Você não precisa atacar alguém que tem entendimento. Uma palavra de repreensão fará com que ele corrija seu erro e fique mais sábio no processo.

19:26 Um filho que maltrata ou calunia (Berkeley) seu pai e expulsa sua mãe de casa é vergonhoso e vergonhoso e traz desgraça e reprovação a seus pais de coração partido. É um pequeno agradecimento por tudo que seus pais fizeram por ele.

19:27 Este provérbio é como um diamante; de todas as maneiras que você o vira, ele brilha com uma nova luz. As três interpretações mais prováveis são estas:

A KJV significa: “Excelente conselho para jovens em escolas e faculdades onde a Bíblia está sob ataque! Melhor sacrificar uma carreira universitária do que se sujeitar a uma enxurrada de dúvidas e negações.”

A RSV e Berkeley diziam: “Cessa, meu filho, de ouvir instruções apenas para se desviar das palavras de conhecimento.” Não faz sentido receber uma boa instrução se você não vai obedecê-la. Você está desperdiçando seu próprio tempo e o do professor, e aumentando sua carga de culpa. “É melhor não saber, do que, sabendo, deixar de fazer.”

A terceira interpretação é uma advertência: “Pare de ouvir a instrução, meu filho, e você se desviará das palavras do conhecimento” (NKJV).

19:28 Uma testemunha de má reputação despreza a justiça - exceto quando está em julgamento! Ele avidamente devora ou espalha a iniquidade. Ele se assemelha à descrição de Elifaz do homem, bebendo iniquidade como água (Jó 15:16).

19:29 Enquanto escarnecedores e tolos tocam nas varandas do palco da história humana, punições e julgamentos estão esperando nos bastidores. Assim que a cortina for fechada, o inevitável encontro acontecerá.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios 19 — Explicação das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×