Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios 15 — Explicação das Escrituras

Provérbios 15

15:1 Grande parte do capítulo 15 é dedicada ao assunto da fala. Uma resposta gentil ou conciliadora impede que a ira exploda ou aumente. Se você responder a um homem com uma palavra áspera, isso despertará sua natureza carnal, e logo você terá uma briga violenta em suas mãos. Spurgeon dá uma ilustração encantadora:
Certa vez, morei onde o jardim do meu vizinho era separado de mim apenas por uma sebe muito imperfeita. Ele tinha um cachorro, e seu cachorro era um péssimo jardineiro, e não melhorava minhas plantas. Então, uma noite, enquanto caminhava sozinho, vi esse cachorro fazendo travessuras e, estando muito longe, joguei uma vara nele, com alguns conselhos sinceros sobre ele voltar para casa. Este cachorro, em vez de ir para casa, pegou minha bengala e veio até mim com ela na boca, abanando o rabo. Ele largou a bengala aos meus pés e olhou para mim com muita gentileza. O que eu poderia fazer além de acariciá-lo e chamá-lo de bom cachorro, e lamentar ter falado rudemente com ele?
(Charles Haddon Spurgeon, citado por A. Naismith em 1200 More Notes, Quotes and Anecdotes, p. 239.)
15:2 A língua do sábio derrama informações úteis. Ele sabe o que, quando, onde e como falar. A tolice jorra como uma torrente da boca dos tolos.

15:3 Deus é onisciente, ou seja, Ele sabe tudo. Seus olhos estão em todos os lugares. Nada está escondido Dele. Ele está vigiando cada palavra, ato, pensamento e motivo, tanto no mal quanto no bem. Isso fez com que Davi exclamasse: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é alto, não posso alcançá-lo” (Sl 139:6).

15:4 A fala saudável e graciosa refresca, acalma e revive. Conversas perversas e maliciosas quebrantam o espírito.

15:5 Já encontramos esse tolo antes. Ele considera seu pai antiquado, suas ideias antiquadas e sua instrução sem valor. O filho sábio recebe correção e benefícios dos pais por isso. Ele é prudente e se torna ainda mais.

15:6 Aqueles que foram criados em um lar piedoso podem testemunhar a verdade da primeira linha. Mesmo que os pais não fossem ricos, eles deixaram para seus filhos uma herança espiritual de imenso valor. O ganho ilícito do homem sem escrúpulos traz problemas para ele e sua família. Uma boa ilustração disso é Acã (Josué 7).

15:7 A conversa de um homem sábio é cheia de conhecimento útil. O tolo não pode edificar ninguém porque sua própria mente está vazia.

15:8 A primeira linha ensina a inutilidade do ritual sem realidade. Um homem perverso pode trazer ofertas caras ao SENHOR, mas Deus os despreza. Ele quer que a vida do homem seja limpa primeiro. “Obedecer é melhor do que sacrificar” (1 Sam. 15:22). Deus se deleita na humilde oração do justo; “Os sacrifícios para Deus são um espírito quebrantado, um coração quebrantado e contrito; a estes, ó Deus, não desprezarás” (Sl 51:17).

15:9 O caminho dos ímpios desagrada ao Senhor grandemente. Ele ama a pessoa que vive em obediência à Sua Palavra.

15:10 Há duas maneiras de olhar para este provérbio. Pode estar descrevendo dois homens diferentes - o rebelde (aquele que abandona o caminho) e o que não pode ser ensinado (aquele que odeia a correção) - e a punição que eles recebem (disciplina severa e morte, respectivamente). Ou pode estar descrevendo o mesmo homem em ambas as linhas. A princípio, sua obstinação lhe traz uma disciplina severa e severa. Mas ele se recusa a aprender com isso e então mergulha na morte. A estrutura poética hebraica (paralelismo) favorece a segunda interpretação.

15:11 Inferno e Destruição (Heb. Sheol e Abaddon) são símbolos do mundo invisível além do túmulo. Se Deus sabe tudo sobre o que acontece na morte e no além, quanto mais Ele conhece os pensamentos e segredos dos filhos dos homens na terra? “Todas as coisas estão patentes e patentes aos olhos dAquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4:13).

15:12 Um escarnecedor se ressente de ser corrigido. Ele também não irá pedir conselho a uma pessoa sábia, mas a alguém que ele acha que lhe dirá o que ele quer ouvir. Tal política é autodestrutiva; apenas o confirma em sua obstinação e o deixa no túmulo da estagnação.

15:13 Um coração alegre se reflete em um rosto sorridente, mas um coração partido tem efeitos mais profundos. Causa desânimo e desespero.

15:14 As pessoas mais instruídas nunca param em sua busca pelo conhecimento. A boca dos tolos mastiga vagamente a tolice. “Os sábios ficam mais sábios, os tolos mais densos.”

15:15 Isso parece contrastar o pessimista e o otimista. A primeira é sempre na boca. Ele é sombrio, medroso e negativo. O otimista sempre parece estar por cima. Ele aproveita a vida ao máximo.

15:16 Um crente pobre está melhor do que um rico preocupado. A riqueza tem problemas associados. A vida de fé é a vida despreocupada.

15:17 Um prato de legumes em uma atmosfera de amor é… melhor do que um filé mignon assado onde há brigas. Moffatt diz: “Melhor é um prato de vegetais do que a melhor carne servida com ódio”. Um bezerro gordo é aquele que foi criado em um estábulo e recebeu a melhor alimentação; sua carne é tenra e deliciosa.

Joseph R. Sizoo disse:
Em uma cidade próxima, visitei uma das propriedades mais luxuosas que já vi na América. Dentro da casa havia lareiras italianas, tapeçarias belgas, tapetes orientais e pinturas raras. Eu disse a um amigo: “Como devem ter ficado felizes as pessoas que viveram aqui!” “Mas eles não estavam”, ele respondeu. “Embora fossem milionários, marido e mulher nunca se falavam. Este lugar era um viveiro de ódio! Eles não tinham amor a Deus nem uns aos outros”
(Pão Nosso de Cada Dia).
15:18 O homem irascível está sempre espalhando contendas. Um homem mais sábio sabe como evitar a discórdia ou acalmá-la depois de iniciada.

15:19 O caminho do preguiçoso está cercado de todos os tipos de dificuldades. Talvez ele tente usar isso como desculpa para não fazer nada. O caminho dos justos é uma estrada plana e bem pavimentada.

15:20 Um filho de vida limpa traz grande satisfação a seu pai. Mas o filho rebelde trata sua mãe com desprezo, desobedecendo à vontade dela e desprezando suas lágrimas.

15:21 Um homem estúpido gosta de sua estupidez. Ele nunca conheceu nada melhor. O homem sábio obtém sua alegria de uma vida de sobriedade e moralidade. Um porco gosta de chafurdar na lama, enquanto uma ovelha quer o pasto limpo.

15:22 Quando os homens agem sozinhos, sem o conselho de outros, seus programas muitas vezes dão errado. É mais seguro obter uma ampla gama de informações e conselhos. Os homens que tiveram experiência podem alertar sobre os perigos a serem evitados, podem sugerir os melhores métodos, etc.

15:23 Há uma satisfação genuína em poder dar uma resposta honesta e útil. Também uma palavra oportuna — dita na hora certa para atender a uma necessidade específica — como é boa! Compare Isaías 50:4, “… uma palavra oportuna para aquele que está cansado.” Jesus sabe como falar essa palavra.

15:24 O caminho da pessoa sábia serpenteia para cima em direção à vida, para que ela possa evitar o caminho que leva à morte e à destruição. Mais uma vez somos lembrados das duas estradas e dos dois destinos da raça humana.

15:25 O SENHOR destruirá a propriedade dos arrogantes e prepotentes, mas protegerá os limites da pequena fazenda da viúva oprimida.

15:26 O O SENHOR detesta os planos perversos dos homens sem escrúpulos, mas se agrada das palavras dos puros.

15:27 Este provérbio pode se referir principalmente a um juiz ou outro funcionário público que aumenta sua conta bancária aceitando subornos. Ao fazer isso, ele perverte o julgamento e corrompe sua conduta. Mas ainda pior - ele traz problemas ilimitados para sua própria casa. O homem que se recusa a se envolver com subornos é aquele que gosta da vida.

15:28 Um homem bom pensa antes de falar. Ele medita sobre como responder. Um homem ímpio abre a boca e sai uma torrente de palavrões, imundície e vileza.

15:29 O SENHOR está longe dos ímpios no sentido de que Ele não tem comunhão com eles, e eles não estão em contato com Ele pela oração. Os crentes têm uma audiência instantânea com o Soberano do universo na sala do trono do céu por meio da oração. “Agora sabemos que Deus não ouve os pecadores; mas, se alguém é adorador de Deus e faz a sua vontade, ele o ouve” (João 9:31).

15:30 O semblante radiante de uma pessoa é contagiante. Isso alegra o coração de todos que ele conhece. Além disso, boas notícias fazem todo o ser de um homem se sentir bem.

15:31 O homem que dá ouvidos ao conselho que conduz ao verdadeiro modo de vida toma seu lugar entre os sábios da terra. O ensino da Bíblia em geral e do evangelho em particular é um conselho que dá vida.

15:32 Se um homem não ouve a instrução piedosa, isso significa que ele despreza a si mesmo porque está mergulhando na catarata para a ruína. Aquele que atende à repreensão promove seus próprios interesses.

15:33 O medo do SENHOR é a disciplina que conduz à sabedoria. A humildade é o caminho para a honra.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios 15 — Explicação das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×