Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios 16 — Explicação das Escrituras

Tags: deus homem senhor

Provérbios 16

16:1 O nome Jeová (SENHOR) ocorre nove vezes nos primeiros onze versículos do capítulo 16. O homem pode planejar seus pensamentos com antecedência, mas o O SENHOR é soberano e anula todas as palavras do homem para o cumprimento de Seus propósitos. “O homem propõe, mas Deus dispõe.” Balaão, por exemplo, queria amaldiçoar o povo de Israel, mas as palavras saíram como uma bênção (Números 22:38; 23:7–10). Ou pense em Caifás, que falou além de sua própria sabedoria (João 11:49–52). Herodes e Pilatos conspiraram para fazer a Jesus o que Deus já havia designado para ser feito (Atos 4:27, 28). Também pode significar que, embora o povo perseguido de Deus muitas vezes planeje com antecedência o que dizer em seu julgamento, Deus dá as palavras adequadas no momento adequado (Mt 10:19).

16:2 Os caminhos do homem são os seus atos exteriores; ele se julga por eles e se declara puro. Mas Deus vê os motivos e intenções do coração. “Quem pode entender seus erros? Purifica-me das minhas faltas secretas” (Sl 19:12).

16:3 A melhor maneira de garantir que nossos sonhos e objetivos sejam alcançados é dedicar nossas obras ao SENHOR. J. Allen Blair aconselha:
Ocasionalmente nos sentimos perturbados e deprimidos, mesmo tentando fazer a obra do Senhor. Poderia algo estar mais longe do que Deus deseja? Deus não pode trabalhar através de corações ansiosos. Sempre que um cristão atinge esse estado, ele deve parar imediatamente e se perguntar: “De quem é o trabalho?” Se for a obra de Deus, nunca se esqueça que o fardo também é dEle. Você não é a pessoa importante. Cristo é! Ele está trabalhando através de nós. O que devemos fazer então quando as coisas não vão bem? Vá até Ele! Qualquer coisa menos do que isso é desobediência.
Oração: “Dá-me o olho que vê Deus em tudo, e a mão que pode servi-Lo em tudo, e o coração que pode abençoá-Lo por todos” (Notas Diárias).

16:4 Este versículo não sugere que Deus criou certos homens para serem condenados. A Bíblia em nenhum lugar ensina a doutrina da reprovação. Os homens são condenados por sua própria escolha deliberada, não pelo decreto de Deus.

O provérbio significa que Deus tem um fim, objetivo ou propósito para tudo. Há um resultado para cada causa, uma recompensa ou punição para cada ato. Ele ordenou um dia de angústia ou mal para os ímpios, assim como preparou o céu para aqueles que O amam. “Tudo o que o Senhor fez tem seu destino; e o destino do homem perverso é a destruição” (TEV).

16:5 O orgulho humano é odioso para o SENHOR. Conforme explicado anteriormente, “embora eles unam forças” significa literalmente “de mãos dadas”. Nesse contexto, provavelmente sugere a certeza de que os orgulhosos serão punidos.

16:6 A doutrina deste versículo deve ser estudada à luz de todas as outras Escrituras sobre o assunto. Não pode significar que um homem é salvo por ser misericordioso e verdadeiro; a salvação é pela graça mediante a fé no Senhor. Somente na medida em que a misericórdia e a verdade são os sinais da fé salvadora, pode-se dizer que purgam a iniquidade.

A segunda parte do provérbio é clara à primeira vista. Ao confiar no SENHOR, os homens escapam do infortúnio e da calamidade.

16:7 Como tantos provérbios, esta é uma regra geral, mas tem exceções. “Uma vida justa desarma a oposição.” Ou, como disse Barnes, “a bondade tem o poder de encantar e conquistar até mesmo inimigos para si mesma”.

Stanton tratou Lincoln com total desprezo. Ele o chamou de “palhaço astuto” e “o gorila original”. Ele disse que não havia necessidade de ir à África para capturar um gorila quando havia um disponível em Springfield, Illinois. Lincoln nunca retaliou; em vez disso, ele nomeou Stanton seu ministro da Guerra, acreditando que ele era o mais qualificado para o cargo. Anos mais tarde, quando Lincoln foi morto pela bala de um assassino, Stanton olhou para seu rosto áspero e disse em lágrimas: “Aí jaz o maior governante de homens que o mundo já viu”.

16:8 É melhor ter uma renda modesta ganha honestamente do que ter uma renda enorme sem justiça ou com fraude.

16:9 Como fomos lembrados no versículo 1, o homem se esforça muito para planejar sua carreira, mas o Somente o Senhor determina se esses planos acontecerão. Saulo de Tarso planejou perseguir os santos cristãos em Damasco, mas acabou se tornando um deles! Onésimo planejou deixar Filemon para sempre, mas Deus o trouxe de volta em melhores condições do que nunca.

16:10 Porque um rei é um representante de Deus (Rom. 13:1), seus éditos e decisões carregam autoridade e finalidade. Portanto, sua boca não deve transgredir no julgamento.

16:11 Deus mantém um Escritório de Padrões. Ele determina pesos e balanças honestos. Quando os homens agem de acordo com Seus padrões, Ele os aprova e os abençoa.

16:12 Na verdade, é uma abominação para qualquer um para cometer maldade, mas especialmente para os reis. Eles representam Deus em sua posição e, portanto, têm maior responsabilidade. O trono é estabelecido sobre o fundamento de fazer o que é certo.

Deve-se acrescentar que o versículo pode significar que é uma abominação para os reis por seus súditos. cometer maldade. Um governo legal e ordeiro deve ser sustentado pela retidão. Onde os padrões morais são abandonados, a anarquia prevalece.

16:13 Bons reis não apreciam aqueles que bajulam e falam com hipocrisia. Eles querem homens cuja palavra seja confiável, que sejam francos e sinceros.

16:14 Uma vez enfurecido, um rei pode rapidamente sentenciar os infratores à morte. Um homem sábio não provocará o governante desnecessariamente, mas procurará acalmá-lo.

16:15 Quando o rei está alegre, a alegria de seu rosto espalha alegria por todo o reino. Seu favor é tão revigorante quanto as nuvens que trazem a chuva serôdia.

16:16 As riquezas terrenas não devem ser comparadas com a sabedoria e o conhecimento. Muitas vezes, as riquezas desaparecem da noite para o dia, mas a sabedoria divina permanece por toda a eternidade.

16:17 O justo segue a estrada da santidade sem se desviar das tangentes do pecado. Aquele que segue reto nesta estrada preserva sua vida de danos e infortúnios.

16:18 Uma árvore alta atrai raios. Então Deus derruba aqueles que são vaidosos. Pessoas presunçosas geralmente sofrem alguma experiência humilhante, destinada a desinflar seu ego. Leva apenas um pequeno alfinete para furar um grande balão. Foi o orgulho que causou a queda de Lúcifer - como Marlowe o descreveu, “aspirando orgulho e insolência pelos quais Deus o expulsou da face do céu”.

16:19 É melhor ser humilde de espírito e companheiro dos humildes do que participar das aparentes vantagens dos orgulhosos.
Queres ser o chefe - então serve humildemente;
Queres subir - descer;
Mas vá o mais baixo que puder,
O Altíssimo foi ainda mais baixo.
(Autor desconhecido)
16:20 Quem ouve a palavra com sabedoria achará o bem, e quem confia no Senhor, feliz é ele. Então o provérbio diz: “Leia sua Bíblia; preste atenção; e confie naquele que o escreveu”.

16:21 Um homem que é verdadeiramente sábio… será reconhecido por seu discernimento e perspicácia. Além disso, sua maneira agradável de falar deixará os outros mais dispostos a ouvi-lo e a aprender. “A doçura da fala aumenta a persuasão” (NASB).

16:22 O entendimento serve como uma fonte de vida e refrigério para seu possuidor, ao passo que a tolice é como uma chicotada para os tolos. Eles são punidos por sua própria loucura. “A loucura é o castigo dos tolos” (Berkeley).

16:23 A fala do sábio é um índice do que há em seu coração. Ele mostra seu conhecimento pelo que diz. E há uma certa persuasão em suas declarações. Ele fala com autoridade.

16:24 Palavras gentis e agradáveis têm as qualidades de um favo de mel — doce ao paladar e saúde para os ossos. Como Kidner coloca, “Dizer coisas boas quando podemos é um benefício simples que podemos trazer a uma pessoa, na mente e, portanto, no corpo”.

Watchman Nee contou sobre uma mulher cujo marido nunca expressou gratidão por nada que ela tivesse feito. Ela se preocupava constantemente por ter falhado como esposa e mãe. Possivelmente foi isso que a levou a desenvolver tuberculose. Quando ela estava morrendo, seu marido lhe disse: “Não sei o que vamos fazer. Você fez tanto e fez bem.” “Por que você não disse isso antes?” ela perguntou. “Eu tenho me culpado o tempo todo, porque você nunca disse ‘Muito bem’.” (Watchman Nee, Do All to the Glory of God, p. 55.)

16:25 Isso repete 14:12 para dar ênfase. Parece lógico e razoável que o caminho para o céu seja ser bom e fazer o bem. Mas o fato verdadeiro é que as únicas pessoas que irão para o céu são os pecadores salvos pela graça.

16:26 A pessoa que trabalha, trabalha para si mesma, pois sua boca faminta o impele. Ele sabe que se não trabalhar não vai receber o salário e sem dinheiro não pode ir ao supermercado comprar comida. Portanto, se ele for tentado a parar de trabalhar, seu apetite o incita.

Isso também é verdade no reino espiritual. A percepção de nossa profunda necessidade espiritual nos leva à Palavra e à oração.

16:27 Os versículos 27–30 apresentam diferentes retratos da iniqüidade. Primeiro, vemos um homem ímpio como alguém que desenterra o mal e cuja fala é como um fogo ardente, abrasador e prejudicial.

16:28 Um homem perverso é aquele que distorce a verdade. Ao mentir, ocultar a verdade ou ocultar os fatos, ele espalha conflitos. Um mexeriqueiro separa amigos íntimos.

16:29 Um homem violento procura desviar seu próximo, encorajando -o a ser cúmplice do crime (ver Romanos 1:32).

16:30 Expressões faciais podem ter conotações malignas. Uma piscadela pode sugerir conivência para inventar algumas coisas perversas. Lábios comprimidos podem expressar a determinação de ir até o fim.

16:31 O “se” deve ser omitido. A cabeça de cabelos prateados significa vida longa. É uma coroa de glória ou beleza porque é vista aqui como uma recompensa por uma vida justa. Portanto, este versículo é o oposto do Salmo 55:23: “Os homens sanguinários e fraudulentos não viverão metade dos seus dias”.

16:32 Um homem que pode controlar seu temperamento é um herói maior do que um conquistador militar. A vitória nesta área é mais difícil do que capturar uma cidade. Se não acredita, experimente!

Pedro, o Grande, embora um dos mais poderosos czares da Rússia, falhou aqui. Em um ataque de raiva, ele atingiu seu jardineiro e, alguns dias depois, o jardineiro morreu. “Ai”, disse Pedro com tristeza, “conquistei outras nações, mas não fui capaz de conquistar a mim mesmo!” (Henry Durbanville, Winsome Christianity, p. 41.)

16:33 No VT e até mesmo no tempo de Pentecostes, lançar a sorte era uma forma legítima de determinar a vontade de Deus. Todo o processo parecia uma questão de sorte, mas o Senhor decidiu revelar Sua orientação. Hoje, a Palavra de Deus completa nos dá um esboço geral da vontade de Deus. Quando precisamos de orientação específica em assuntos não abordados na Palavra, aprendemos a vontade Dele esperando Nele em oração. Então descobrimos que toda decisão é do SENHOR.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios 16 — Explicação das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×