Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios 7 — Explicação das Escrituras

Provérbios7 

7:1 O capítulo 7 continua a advertir os jovens contra arruinar suas vidas pela imoralidade. Eles devem valorizar esses mandamentos inspirados como mais valiosos do que as riquezas terrenas e materiais.

7:2 A obediência à Palavra de Deus é o caminho para uma vida abundante. Portanto, deve ser mantido como a menina dos olhos. Com respeito a esta expressão, a International Standard Bible Encyclopedia diz:
O globo ocular, ou globo ocular, com a pupila no centro, é chamado de “maçã” por sua forma redonda. Seu grande valor e proteção cuidadosa pelo fechamento automático das pálpebras quando há a menor possibilidade de perigo fizeram dele o emblema do que era mais precioso e zelosamente protegido.
(vol I: p.209.)
7:3 Em linguagem poética, este versículo diz para deixar a Palavra de Deus controlar tudo o que fazemos (amarre-os em seus dedos) e torne-se uma questão de obediência inquestionável (escreva-os na tábua do seu coração).

7:4 Devemos tratar a Sabedoria com a honra e o respeito devidos a uma irmã, e fazer da compreensão um dos nossos parentes mais próximos. A sabedoria nesta passagem é contrastada com a mulher má, que deve ser cuidadosamente evitada.

7:5 Aqueles que seguem a Sabedoria e suas instruções são preservados da mulher imoral e da lisonja da sedutora. Duas palavras diferentes são usadas aqui para descrever essa mulher má. Imoral significa solto e infiel aos votos de casamento. Sedutora significa estrangeira e aventureira.

7:6 Os versículos 6–23 dão um relato vívido de uma prostituta exercendo seu ofício e de um jovem sendo “arrastado” por ela. O trágico drama se desenrolou quando o escritor olhou através das venezianas de sua janela.

7:7 Um jovem de cabeça vazia e sem objetivo está na cidade. Talvez ele seja de um lar decente, mas agora ele está fora para se divertir. Pode ser que ele seja um soldado que não será superado por seus amigos fanfarrões. Ele não é realmente um pecador endurecido, apenas um cara inexperiente de uma cidade pequena.

7:8 Agora ele vagueia pelo distrito da luz vermelha. Ele atravessa a rua perto da esquina dela. Ele vagarosamente caminha com o andar da ociosidade. Esse é o problema. Se ele estivesse ocupado em alguma atividade construtiva e valiosa, ele não estaria aqui. Se seus pés estivessem calçados na preparação do evangelho da paz, ele não teria tempo a perder! Há proteção real contra o pecado em uma vida entregue a Deus. Por outro lado, como disse Isaac Watts, “Satanás ainda encontra algum dano, para mãos ociosas fazerem”.

7:9 Ele está vagando a noite toda - desde o pôr do sol até o crepúsculo até a escuridão da meia-noite. “Há um certo significado simbólico”, escreve Barnes, “na imagem da escuridão crescente. A noite cai sobre a vida do jovem enquanto as sombras se aprofundam.”

Ele é como uma mariposa voando para a chama. O terrível momento do perigo se aproxima quando a tentação de pecar e a oportunidade de pecar coincidem. Devemos orar constantemente para que esses dois nunca se encontrem em nossas vidas.

7:10 A prostituta agora aparece, vestida para matar nos últimos estilos de Hollywood, pintada, empoada e perfumada. Por baixo de seu exterior encantador, encontra-se um coração sensual, secreto e sutil.

7:11, 12 Não é uma senhora graciosa e modesta! Ela é ousada, barulhenta e agressiva. Não para ela ser uma dona de casa! Ela deve rondar as ruas em busca de clientes.

Ela é quase onipresente. Às vezes ela estava do lado de fora, às vezes na praça aberta, espreitando em cada esquina. O pecado é assim; É fácil de encontrar. O Evangelho deveria ser fácil de encontrar, mas infelizmente não conseguimos disponibilizá-lo amplamente.

7:13 O primeiro passo em sua técnica é o tratamento de choque. Ela corre até ele, joga os braços em volta dele e o beija. Uau! Ele é arrebatado por esta tremenda demonstração de amor. Ele não sabe que é luxúria, não amor.

7:14 Em seguida vem a pose religiosa. Ela diz: “Tenho ofertas pacíficas comigo; hoje eu paguei meus votos”. Ele se lembra de sua mãe e da Bíblia na mesa da sala, então diz para si mesmo: “Esta mulher deve estar bem. Ela é religiosa. Não posso errar com quem oferece ofertas pacíficas e paga seus votos”. O laço está apertando.

Há uma atração adicional nas ofertas pacíficas. Aqueles que os ofereciam tinham que comê-los naquele dia ou no dia seguinte (Levítico 7:15 e seguintes), então ela tinha muita comida boa para regalá-lo. Ela acredita que pelo menos um caminho para o coração de um homem é pelo estômago.

7:15 Então ela finge que é ele quem ela está procurando. Que mentira! Ela teria levado o primeiro homem que aparecesse. Mas ele fica feliz em pensar que é importante; alguém realmente o aprecia, alguém realmente se importa.

7:16, 17 Ela dá mais do que uma sugestão de sua proposta ao descrever sua cama: “Estendi minha cama com tapeçaria, cobertas coloridas de linho egípcio. Perfumei minha cama com mirra, aloés e canela.” Tudo aqui é projetado para atrair sua natureza sensual. Até seu olfato é cativado por perfumes exóticos.

7:18 Agora a máscara foi arrancada. Ela o convida abertamente para ir para a cama com ela. Com palavras cuidadosamente escolhidas, ela faz tudo soar muito prazeroso.

7:19, 20 Ela o desarma explicando que o dono da casa não está em casa e não vai demorar muito, porque ele fez uma longa viagem. Ele esperava ficar longe por muito tempo porque levou consigo um bom suprimento de dinheiro. Ele não voltaria para casa até a lua cheia (v. 20b NASB). A escuridão descrita no versículo 9 indica que a lua não estaria cheia por algum tempo.

7:21 Quanto mais ela fala, mais a resistência dele derrete. Com um pouco mais de lisonja, ela o fez ceder.

7:22 Ele toma a decisão precipitada de segui -la até a casa dela.

Enquanto ele passeia com ela, há todo o pathos de um boi indo involuntariamente para o abate.

O texto hebraico da última linha é muito obscuro, como se verá pela variedade de traduções:
  1. “ou como um tolo para a correção dos estoques” (KJV, NKJV).
  2. “ou como alguém em grilhões para a correção do tolo” (ASV).
  3. “ou como um veado é pego rapidamente” (RSV).
  4. “como um cão bajulado até o focinho” (Moffatt).
  5. “ou como um cordeiro brincalhão” (Knox).
  6. “como em grilhões um tolo à sua punição” (Berkeley).
Mas o senso geral é claramente que a vítima está se movendo irresistivelmente em direção a algemas e punição.

7:23 A expressão “até que uma flecha atingiu seu fígado” pode significar:

1. O método pelo qual o boi no verso anterior é morto, ou seja, uma faca perfura suas entranhas.

2. A completa inflamação das paixões do homem.

3. As consequências da imoralidade no corpo do homem. O jovem vai até a prostituta como um pássaro voa para uma rede, sem perceber o que isso vai custar a ele (por exemplo, VD ou AIDS).

7:24, 25 Não é de admirar, então, que o escritor implore por um ouvido atento de seus filhos ! Eles devem guardar seu coração contra qualquer desejo de se associar com esse tipo de mulher. Eles devem evitar que seus pés se desviem em seus caminhos.

7:26, 27 Sua lista de vítimas é longa. Ela arruinou ou matou um grande exército. Quem entra em sua casa está no caminho largo para o inferno. Ele está marchando para as câmaras da morte.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios 7 — Explicação das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×