Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Interpretação de Provérbios 14

Provérbios 14

14:1. Não são exatamente as mesmas palavras de 9:1, mas aqui e em 14:2 a alusão àquele que “teme ao Senhor” é sem dúvida uma referência à primeira seção do livro, 1:1–9:18. Toda mulher sábia constrói sua casa. Por seus cuidados, diligência: diligência e administração prudente, ela melhora e cria sua família e propriedades. Então a frase é usada Ex 1:21; 2Sa 7:11; Sl 127:1. Fala da mulher, não exclusivamente do homem, de quem isso não é menos verdadeiro, mas porque as mulheres, sobretudo naqueles tempos, eram muito diligentes na gestão dos bens dos maridos. Mas o tolo o arranca com as mãos. Por sua negligência, ociosidade, má administração ou falta de economia, ela o rebaixa e desperdiça tudo o que foi obtido pelos cuidados dos outros.

Provérbios 14:1 (Devocional)

Construir ou demolir uma casa

O contraste neste versículo, indicado pela palavra “mas”, é entre a sabedoria e a loucura em relação a uma casa. A sabedoria edifica a casa, mas a tolice a derruba. “Sua casa” não é o prédio onde mora a mulher sábia, mas indica sua família. Diz respeito a tudo o que ela controla.

“A mulher sábia edifica a sua casa” no temor do Senhor. Ela olha para sua casa com Seus olhos. Ela deseja que cumpra a intenção Dele com ela, que é que reflita o céu na terra e que em sua casa a paz do céu esteja sendo desfrutada. A mulher sábia procura controlar sua família e sua casa de tal maneira que Deus se sinta em casa nela, assim como se sente no céu. Ela garante que haja nele uma atmosfera de amor, que determina a inter-relação entre os companheiros de casa.

A mulher “tola” leva sua família à ruína. Ela não está preocupada com o bem-estar de sua família. Não há temor do Senhor presente com ela. O que ela faz é tão terrível, que ela é chamada de “tola”. Sem qualquer senso de responsabilidade, ela vive para seu próprio prazer. Ela persegue o prazer, enquanto perde seu tempo fazendo as coisas que gosta. Ela pensa apenas em si mesma e com isso derruba a própria casa “com as próprias mãos”.

A importância do papel da mulher na família é enfatizada em toda a Escritura. Para uma família estável não é necessário apenas um pai sábio, mas também uma mãe sábia. É necessário enfatizar isso repetidamente, entre outras coisas por causa da loucura do feminismo, que assume esse papel como estúpido. A mulher deve fazer uma carreira; ela deveria se defender. Para as feministas, as mulheres sábias são mulheres tolas. Na opinião deles, a mulher sábia que constrói sua casa está construindo uma prisão. Essa má interpretação vem do diabo, que sempre vira as coisas de cabeça para baixo.
14:5. A falsa (testemunha). Repetido com variações interessantes em 19:5,9 e 21:28. As palavras são semelhantes às do nono mandamento, mas não idênticas. 9. Os loucos zombam do pecado. A primeira metade deste versículo é difícil de entender, principalmente porque zombam foi usado como verbo finito apenas seis vezes no V.T. Seu significado não está claro. Parecido com 14:9 é 19:28 – “A testemunha ímpia escarnece da justiça” (RSV). Parece que há motivos idênticos para traduzirmos os loucos zombam do pecado.

14:6-7 Um escarnecedor. Uma pessoa orgulhosa, presunçosa e profana; busca sabedoria e não a encontra. Porque ele não a busca corretamente, a saber, sinceramente, sinceramente e oportunamente, e em um uso constante e diligente de todos os meios que Deus designou para esse fim; e com uma intenção honesta de empregar seu conhecimento a serviço de Deus e para promover a verdadeira religião. Mas o conhecimento é fácil para ele. isto é, é claro e facilmente alcançado por ele; que entende – Isso sabe, e é profundamente sensível à sua própria falta, e ao seu grande valor e necessidade, o que o fará usar toda a diligência possível para procurá-lo e, entre outros meios, orar sinceramente a Deus por isso. Vá da presença de um homem tolo. Evite a companhia e a conversa dos ímpios. Quando você não percebe os lábios do conhecimento. Quando eles irrompem em discursos tolos ou perversos, para que você não seja infectado por eles ou pareça aprová-los.

14:12. Há caminho que... parece direito. Este versículo foi repetido ao pé da letra em 16:25. (A respeito dessas repetições cons. Introd., Coleções de Provérbios). Neste caso, há uma deixa no versículo 12, “ao cabo”, que se liga ao versículo 13.

14:13. Até no riso. Em vez de entendermos que este versículo exibe um pessimismo incomum ao livro de Provérbios, o versículo pode ser ligado ao anterior, assim – “O fim do caminho que parece direito ao homem é triste e difícil”.

14:14 O apóstata de coração. Aquele que se afasta de Deus, embora interiormente; será preenchido com seus próprios caminhos. Com o fruto de seus caminhos, a saber, o castigo de seus pecados; e um homem bom ficará satisfeito consigo mesmo. Do temperamento piedoso de seu próprio coração, que se apega ao Senhor, e do curso santo e justo de sua vida, ele receberá conforto indescritível, tanto neste mundo quanto no próximo .

14:20 O pobre é odiado até do vizinho. Este versículo não declara simplesmente uma verdade comum, nem a aprova. A deixa do vizinho no versículo 21 mostra que odiar o vizinho dessa maneira é pecado.

14:24. A riqueza. O grego, mudando uma letra, diz: A coroa do sábio é a sua prudência (também na RSV). A coroa dos sábios são suas riquezas. Eles são uma vantagem e ornamento singulares para eles, em parte porque tornam sua sabedoria mais considerada, enquanto a sabedoria do pobre é desprezada, Eclesiastes 9:16; e em parte porque dão ao homem grande oportunidade de exercer sabedoria ou virtude, colocando suas riquezas a serviço de Deus, para o grande bem da humanidade; que também tende para sua própria glória e felicidade; mas a tolice dos tolos. Mas, quanto aos tolos ricos, sua loucura não é curada, mas tornada pior e mais manifesta por suas riquezas. Suas riquezas os tornam tolos e os deixam tolos; eles não são uma coroa, mas uma reprovação para eles e uma ocasião de maior desprezo.

14:27. O temor do Senhor. Este versículo é continuação do 26, conforme a repetição do “temor do Senhor” indica. Sob outros aspectos, o versículo é paralelo de 13:14.

14:31. A este honra. Veja comentários sobre 19:17, e compare 17:5. 32. Ainda morrendo, tem esperança. Conforme vemos, um testemunho da esperança na eternidade. Pois em ainda morrendo, a LXX e a Siríaca dizem betummo, em sua integridade, traduzindo com o m e o t invertidos. É um forte testemunho contra o texto hebraico e foi adotado pela RSV. Toy argumenta a seu favor porque, conforme diz, o autor não tinha esperanças na vida futura. Torna-se perigoso julgar de antemão uma dúvida. Veja comentários sobre 12:28. Mas o texto em sua integridade tem um bom apoio.

Notas Adicionais:

14:1-3 As ações do sábio trazem sucesso e proteção; as ações dos tolos trazem ruína e punição. Então, qual é a diferença entre os dois tipos de pessoas? Aquele teme ao SENHOR; o outro o despreza (14:2). Sua atitude para com Deus dita como você vive.

14:4 Use seus recursos com sabedoria. Invista seu dinheiro naquilo de que você pode esperar uma colheita abundante.

14:12 Não se engane: Deus quer dizer cada palavra que ele diz. Este, então, é um dos versículos mais sérios das Escrituras: Há um caminho que parece direito ao homem, mas o fim dele é o caminho da morte. No livro de Juízes, Israel estava em um período sombrio e desastroso porque “cada um fazia o que lhe parecia certo” (Jz 21:25). Isso destaca o problema com a sabedoria mundana e humana: parece certo! E sem comparação com a perspectiva divina, parece muito bom. As estratégias e filosofias humanas sobre a vida, de fato, convenceram um monte de gente porque apelam para nossas próprias noções egocêntricas do que é melhor. Mas aqueles que não buscam a opinião de Deus sobre o caminho certo pagarão um preço alto no final. Confie apenas na lógica humana para traçar o curso de sua vida e isso o levará a um caminho para o inferno. Veja 12:15.

14:13-15 Se não formos cuidadosos, podemos ser facilmente enganados, facilmente enganados pelo que vemos ou não vemos. Isso é o que 14:12 enfatiza. Um tolo é enganado por sua própria estupidez (14:8), zomba do que não entende (14:9) e, finalmente, consegue o que sua conduta merece (14:14). Em outras palavras, um tolo é facilmente enganado. Em contraste, devemos tomar cuidado com as aparências externas. As coisas nem sempre são o que parecem. Uma pessoa pode parecer exteriormente feliz, mas interiormente triste e amarga (14:10, 13). Não aceite tudo com base na aparência (14:15).

14:18-24 Esses versículos destacam a verdade de que os sábios serão finalmente coroados por seus atos piedosos (14:18). Não é assim com os tolos: aqueles que planejam o mal não se desviam (14:22)? José é um excelente exemplo bíblico desse princípio. Seus irmãos invejosos o venderam como escravo. Ele foi injustamente acusado de adultério e jogado na prisão. No entanto, apesar de tudo, ele manteve sua integridade e “o Senhor era com José” (ver Gn 37:26-28; 39:6-21). No final, ele foi elevado à proeminência, e seus irmãos perversos se curvaram diante dele (ver Gn 42:6) — exatamente como ele havia sonhado (ver Gn 37:5-11). De fato, aqueles que seguem a Deus são coroados (14:18), e os maus se curvam diante dos bons (14:19).

14:26-27 O homem ou a mulher que leva Deus a sério — cuja vida é caracterizada pelo temor do SENHOR — é uma fonte de refúgio (14:26) . Por que? Porque essa pessoa é capaz de ver as coisas do ponto de vista de Deus. Em certo sentido, usando óculos divinos, ele ou ela pode afastar as pessoas das armadilhas da morte (14:27). Esse indivíduo pode ver as armadilhas de Satanás e alertar os inexperientes: “Não pise aí!”

14:28-35 A Palavra de Deus forma o padrão não apenas para a justiça pessoal, mas também para a obediência nacional: A justiça exalta uma nação, mas o pecado é uma desgraça para qualquer povo (14:34). Há princípios que Deus estabeleceu que beneficiarão a sociedade se forem seguidos — mesmo que os próprios líderes não conheçam a Deus. Assim como Paulo mais tarde exortou Timóteo a orar pelos líderes governamentais “para que possamos levar uma vida tranquila e sossegada em toda a piedade e dignidade” (1 Tm 2:2), devemos orar para que os líderes sejam sensíveis à maneira de Deus fazer as coisas.

Ore para que seus líderes sejam pacientes (14:29), contentes e não sedentos de poder (14:30), gentis com os pobres (14:31), justos (14:32), sábios (14:33) e se cercarão de administradores sábios (14:35). Quando os princípios bíblicos se infiltram na sociedade, sua influência restritiva é sentida como uma expressão da graça de Deus que ele coloca à disposição de todos. Veja 16:10-15; 19:12.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Interpretação de Provérbios 14

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×