Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Interpretação de Provérbios 4

Tags: sabedoria

Provérbios 4

4:3, 4. Filho ... de meu pai. Estes versículos dão um toque interessante. O pai-professor declara que sua doutrina não é nova. Não há motivo para não percebermos aqui o solícito cuidado de Davi e BateSeba por seu filho Salomão.

Provérbios 4:5-9

Adquira Sabedoria, Adquira Entendimento!

O pai exorta o filho a adquirir “sabedoria” e “entendimento” a qualquer preço, sejam quais forem os esforços a serem entregues (Pv 4:5). Ele deve fazer qualquer coisa por isso e deve estar disposto a fazer qualquer sacrifício por isso. Salomão já era sábio, mas a sabedoria pode e deve aumentar. Aquele que é sábio, estará disposto a crescer em sabedoria. A sabedoria e o entendimento não vêm naturalmente; eles devem ser adquiridos. Você pode querer ter tudo, mas deve considerar que adquirir sabedoria e entendimento é o mais importante.

Adquirir sabedoria significa conhecer melhor a Cristo. É disso que se trata a vida, apenas sobre isso. O filho não deve esquecer as palavras que o pai falou. Ele deve ponderar sobre eles, meditar sobre eles e tê-los em mente. Dessa forma, a memória do que diz a Palavra de Deus permanecerá viva. Ele não deve se afastar disso.

Em Provérbios 4:6 a sabedoria é apresentada como uma pessoa que dá preservação e proteção. A condição para vivenciar essa preservação e proteção é que o filho não abandone a sabedoria (negativo), mas a ame (positivo). Abandonar a sabedoria – ou Cristo – é um grande mal, com consequências desastrosas. Nesse caso ele está entregue a todos os maus elementos do mundo. É importante amar a sabedoria, que é Cristo. Essa é a proteção mais segura contra todas as tentações de pecar.

O primeiro passo, o começo, para adquirir sabedoria, é tomar a decisão de adquiri-la (Pv 4:7). Aqui a chave nos é entregue para ganharmos sabedoria. Adquirir sabedoria requer tempo, dinheiro, esforço. Não é sobre o nosso intelecto ou sobre a oportunidade, quer a tenhamos ou não, mas sobre a determinação, quer a queiramos. Aquele que vê o valor superior da sabedoria, estará disposto a adquiri-la a qualquer preço.

O mesmo vale para o entendimento, que é sondar e discernir a natureza das coisas ou das pessoas, se são boas ou más, se têm boas ou más intenções. Sabedoria e entendimento andam juntos. A sabedoria se torna aparente a partir do entendimento. Quem tem entendimento enxerga certas situações e sabe como agir; ele também sabe como deve abordar ou estimar certas pessoas.

Uma das principais diferenças entre o sábio e o tolo é a consciência da necessidade que cada um deles tem. Quem acredita que não tem problemas, tem o maior problema. Quando percebermos qual é o nosso maior problema, vamos querer fazer todos os esforços para resolvê-lo. Aqui é sobre a nossa falta de sabedoria. Quando percebemos nossa falta de sabedoria, desejamos fazer o máximo e usar todos os recursos que temos para obtê-la. Assim poderíamos pensar em reservar tempo para o estudo da Bíblia, tempo para orar, tempo para frequentar as reuniões da igreja onde a Palavra de Deus é explicada, para falar com os crentes ou para ler livros de crentes que tiveram uma extensa experiência com o Senhor, em para aprender com eles.

Paulo fala sobre “ganhar” Cristo (Filipenses 3:8). Isso indica esforço, como se se tratasse de ganhar o prêmio de uma partida. Ele queria aprender a conhecer a Cristo. É claro que Cristo estava nele e é claro que ele O conhecia. Mas, em vez de ficar satisfeito com isso, isso exatamente encoraja Paulo a “ganhá-lo”, o que significa tornar-se cada vez mais semelhante a ele, aprendendo a conhecê-lo cada vez melhor.

A sabedoria deve ser exaltada, como um estandarte é exaltado (Provérbios 4:8). Devemos valorizar a sabedoria. Nada mais deve ter um lugar mais alto em nosso pensamento. O resultado será que ela nos exaltará. Alguém que exalta a sabedoria, é estimado por outras pessoas. A sabedoria é comparada com a mulher que você ama e a quem você abraça. Isso é o oposto de abraçar uma mulher estranha. O jovem inexperiente deve dedicar toda a sua devoção e amor à sabedoria.

Também podemos relacionar isso com Cristo, a sabedoria de Deus. Nossa vida é exaltar e honrá-lo. Abraçá-lo significa que estamos muito próximos Dele e que O fazemos sentir o nosso amor. Fazemos isso quando deixamos que Ele exceda acima de tudo e de todos. Nós O honramos se contarmos a Ele quais atributos descobrimos Nele e O louvarmos por isso. Então esses atributos também se tornarão visíveis em nós, o que será apreciado por Deus. Ele diz: “Aqueles que me honram, eu honrarei” (1 Samuel 2:30).

A honra que a sabedoria dá aos que a amam é comparada com “uma guirlanda de graça” e “uma coroa de beleza” na cabeça (Provérbios 4:9). Uma guirlanda e uma coroa são dadas como prova claramente visível como forma de agradecimento pela escolha da sabedoria. Eles são a homenagem a um conquistador. O amor pela sabedoria exige sacrifícios. Aquele que sacrificar essas ofertas será recompensado por isso com sabedoria (Cristo) (cf. 1Co 9:25; 2Ti 4:8; Tg 1:12; 1Pd 5:4; Ap 2:10).

4:7. Adquire a sabedoria. A RSV e Berkeley insistem em traduzir aqui o genitivo – O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria. Também Toy e Delitzsch (The Proverbs of Solomon, KD, reeditado). Mas isto parece desnecessário. Oesterley (op. cit.) e Fritsch (op. cit.) preferem ignorar o versículo uma vez que não aparece na LXX. A mesma forma princípio foi usada quatro vezes não no genitivo. O significado de “o mais importante” ou “principal” está bem comprovado. A tradução da E.R.A. pode ser defendida. O principio da sabedoria é: Adquire sabedoria deforma a ideia de 1:7 e parece inconveniente. Com tudo o que possuís e não com todo o teu esforço. Adquire o entendimento. Aqui não há um progresso – Não pare na sabedoria; adquira entendimento verdadeiro. Antes, conforme ocorre normalmente nos Provérbios, a sabedoria e o entendimento são sinônimos.

4:9. Coroa de glória. A expressão também foi usada em 16:31; Is. 62:3.

4:12. Não se embaraçarão (cons. Mt. 7:14). Seus passos não serão impedidos (Toy).

4:14. Não entres. Os versículos 14-27 representara o conselho da sabedoria isto é, afasta-te do mal (cons. Jó 28:28).

4:18. A vereda dos justos. Observe o contraste enfático com “o caminho dos perversos” (v. 19). Dia perfeito. O significado exato é discutível. Rashi e muitos outros preferem meio-dia (citado em Julius H. Greenstone, Proverbs Math Commentary). O significado geral está claro: o justo anda em luz crescente; os ímpios, nas trevas (cons. comentário sobre 21 13).

4:23. Guarda o teu coração, isto é, a mente que deveria buscar a conduta reta (cons. 23:26). Dele procedem. Gramaticalmente seria “do coração procedem”; mas mais provavelmente, “no guardar o coração com sabedoria” está a vida.

Notas Adicionais:

4:3 ainda tenro.
Cfr. As palavras de Davi sobre Salomão, que era “jovem e inexperiente” (1Cr 22:5; 29:1). Isso faz parte de uma declaração autobiográfica, como às vezes usada pelos mestres da sabedoria (ver 24:30–34; ver também o livro de Eclesiastes). querido. Profundamente amado (cf. Gn 37:3; Jr 6:26 e nota; Zc 12:10).

4:6 protegem... vigiar. As palavras hebraicas para esses dois verbos ocorrem juntas também em 2:8,11. amá-la. Amar a sabedoria é prosperar (8:21); odiar a sabedoria é “amar a morte” (8:36).

4:7 princípio da sabedoria... Obtenha sabedoria. Veja 1:7; veja também a nota de texto da NVI. O primeiro passo para resolver um problema é saber que você tem um e obter ajuda. Embora custe tudo o que você tem. Cfr. as parábolas do tesouro escondido e da pérola “de grande valor” em Mt 13:44–46 (ver nota ali).

4:9 coroa gloriosa. Guirlandas ou coroas eram usadas em ocasiões alegres, como casamentos ou festas (ver SS 3:11; Ez 16:12; 23:42; cf. 1Pe 5:4).

4:12 não tropeçarás. Por causa de algum obstáculo ou falta de luz (v. 19; 3:23; 10:9; Sl 18:36; Is 5:27; 40:30–31).

4:14 caminho dos ímpios. Cfr. os caminhos destrutivos da mulher adúltera em 2:18; 7:25; veja Sl 1:1; 17:4–5.

4:16 não podem descansar até que façam o mal. Veja Sl 36:4; Miq 2:1. Compare a atitude de Davi, que não dormiria até encontrar um lugar permanente para a casa de Deus (Sl 132:3-5).

4:17 coma o pão... beba o vinho. A maldade e a violência sustentam seu estilo de vida perverso (ver 13:2; Jó 15:16; cf. Sl 109:18 e nota).

4:18 o caminho do justo é... brilhando cada vez mais. Os piedosos têm toda a orientação e proteção de que precisam (vv. 11–12) e são capazes de conduzir outros à justiça (Da 12:3).

4:19 escuridão profunda. Um caminho perigoso que leva à destruição (ver nota em 2:13; ver também Is 59:9–10; Jr 23:12; Jo 11:10; 12:35).

4:23 tudo que você faz flui disso. Se armazenarmos coisas boas (2:1) em nossos corações, nossas palavras e ações serão boas. “Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12,34; cf. Mc 7,20 e nota; Lc 6,45).

4:24 Mantenha sua boca livre de perversidade. Veja a nota em 2:12; veja também 19:1. fala corrupta. Veja 6:12; 19:28; Ef 4:29 e nota; Tg 3:3–12.

4:25 olhe para a frente. Olhe para as coisas de valor que são moralmente corretas, não para “coisas sem valor” (Sl 119:37).

4:26 Heb 12:13 cita a primeira metade deste versículo (veja a nota lá e a nota do texto da NVI aqui).

4:27 Não vire para a direita ou para a esquerda. Permaneça no caminho reto (v. 11) — uma advertência encontrada também em Dt 5:32–33; 28:14; Jos 1:7. pé do mal. Veja 1:15.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Interpretação de Provérbios 4

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×