Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Explicação de Provérbios 2

Provérbios 2

No capítulo 2, Salomão exorta seu filho a andar nos caminhos da sabedoria. Os primeiros quatro versículos dão as condições para receber o conhecimento de Deus; uma pessoa deve ser séria e sincera em buscá-la de todo o coração. O restante do capítulo promete que sabedoria e discernimento serão dados. Os vinte e dois versos correspondem às vinte e duas letras do alfabeto hebraico.

2:1 Primeiro, o filho é instado a levar a sério os ensinamentos de seu pai e valorizar seus mandamentos. Os provérbios deveriam ser guardados “dentro de você” ou memorizados.

2:2 Deve haver um ouvido aberto e um coração ou mente aberta. O filho deve ser um ouvinte atento, não um falador compulsivo. Ele não é instruído a falar sobre seus problemas, como em grande parte do aconselhamento moderno; em vez disso, ele deve ouvir os sábios conselhos dos outros.

2:3, 4 Se ele realmente quer dizer negócios, que clame por discernimento e envie um apelo por compreensão. A seriedade de propósito é de importância primordial. É uma lei da vida que conseguimos o que buscamos.

O que precisamos é do mesmo tipo de impulso que os homens têm na mineração de prata ou na busca de tesouros escondidos. A tragédia é que muitas vezes os homens mostram mais zelo em adquirir riquezas materiais do que riquezas espirituais.

2:5 Mas os que buscam inevitavelmente acham. Aqueles que estão ansiosos para entrar em um relacionamento correto com o Senhor e realmente conhecer a Deus nunca ficam desapontados. É por isso que um dos primeiros pais da igreja disse que o homem que busca a Deus já o encontrou. Cristo revela o Pai a todos os que Nele creem. Conhecer a Cristo é conhecer a Deus.

2:6 Depois de termos sido salvos pela fé em Cristo, estamos em posição de aprender a sabedoria divina do SENHOR. Ele nos ensina como pensar direito, como avaliar, como discernir a verdade e o erro e como desenvolver o discernimento divino.

2:7 Ele provê ricas provisões de sólida sabedoria para os retos, e um escudo especial de proteção para aqueles que andam em integridade.

2:8 Ele guarda os caminhos daqueles que vivem vidas limpas e morais. Seus santos escapam da dor e da amargura que o pecado deixa em seu rastro. “Sãos e salvos, os amigos escolhidos de Deus vêm e vão” (Knox).

2:9 Este versículo é paralelo ao versículo 5. Ambos começam com “Então” e listam os benefícios de buscar seriamente o conhecimento de Deus.

A pessoa que deseja profundamente conhecer e fazer a vontade de Deus aprende a se comportar com retidão, a agir com justiça, a se comportar honestamente — em resumo, a escolher o caminho certo e toda boa senda.

2:10 A razão pela qual isso acontece é que a sabedoria assume o controle da mente ou do coração da pessoa, e o conhecimento do que é certo torna-se mais agradável do que desagradável. Para o verdadeiro crente, os mandamentos de Deus não são cansativos. O jugo de Cristo é suave e Seu fardo é leve.

2:11 A discrição, ou a capacidade de tomar decisões sábias, salva uma pessoa de muitas “más viagens”. O bom senso nos livra do envolvimento com homens perversos. Nenhum de nós percebe até que ponto somos diariamente preservados de perigos espirituais, morais e físicos. O cristão desfruta de uma vida bem guardada, tendo escapado da corrupção que há no mundo pela concupiscência.

2:12 Somos salvos da parceria do mal homens (vv. 12–15) e do abraço da mulher solta (vv. 16–19).

Primeiro somos salvos do mundo dos homens ímpios que deturpam os fatos e distorcem a verdade. Seu discurso é totalmente indigno de confiança.

2:13–15 Esses são os homens que deixam as ruas bem iluminadas da retidão para se esgueirar nas vielas escuras do crime e da desonestidade.

Eles sentem um prazer selvagem em fazer o mal e se deliciam com a maneira como seu pecado transforma tudo de pernas para o ar.

Eles seguem caminhos tortuosos e seu comportamento é astuto e tortuoso.

2:16 A sabedoria salva não só da companhia de homens como estes, mas também das garras da mulher imoral. Podemos entender essa mulher como uma prostituta literal, ou podemos vê-la como uma figura da religião falsa ou do mundo ímpio.

Seu método é lisonjeiro: “Você não é apreciado em casa como deveria. Você é tão lindo, tão talentoso. Você tem muito a oferecer. Você precisa de amor e compreensão compassiva, e sou eu quem vai dar isso a você.

2:17 Ela é infiel ao companheiro de sua mocidade, isto é, seu marido. Ela se esquece da aliança de seu Deus, ou seja, dos votos matrimoniais que fez diante de Deus. Ou “a aliança de seu Deus” pode se referir aos Dez Mandamentos e especificamente ao sétimo mandamento, que proíbe o adultério.

2:18 A primeira cláusula do versículo 18 pode ser traduzida como “porque a sua casa conduz à morte” ou “ela desce à morte, que é a sua casa” (RV marg.). A segunda cláusula paralela do versículo parece apoiar a tradução NKJV. Juntando-as, o pensamento é: a casa dela desce para a morte, e por isso quem entra nela desliza para a sepultura. Seus caminhos levam aos mortos e, portanto, aqueles que a seguem logo estarão no reino dos espíritos que partiram. Como todo mundo vai morrer algum dia, a morte deve estar mais aqui do que o lote comum de todos os mortais; deve significar a morte moral levando à morte eterna.

2:19 Uma vez que um homem é capturado por ela, é quase impossível escapar. O verso realmente parece descartar qualquer esperança de um retorno. Mas muitas declarações na Bíblia devem ser entendidas como regras gerais, às quais pode haver algumas exceções. Esse é o ponto aqui. Uma vez que um homem é iniciado em seus segredos, é extremamente difícil recuperar o caminho certo.

2:20 Ligue o versículo 20 com o versículo 11. A sabedoria preserva não apenas dos homens maus e da mulher estranha, mas, no lado positivo, encoraja a companhia daqueles que são dignos e justos.

2:21, 22 Sob a Lei de Moisés, os homens íntegros — os retos e os íntegros — foram recompensados com um lugar seguro na terra de Canaã. Quando passamos para o NT, essas bênçãos materiais nos lugares terrenos dão lugar às bênçãos espirituais nos lugares celestiais. Mas permanece o fato de que a retidão e a decência são recompensadas nesta vida, bem como na vida por vir. É igualmente verdade que os ímpios serão eliminados da terra da bênção. Não há herança duradoura para os traiçoeiros.

Notas Adicionais:

2:1–5 Meu filho.
Esses versículos iniciam a segunda das passagens “meu filho” e unem os conceitos de sabedoria e conhecimento de Deus mais intimamente. A sabedoria está próxima, mas nem sempre é fácil de abraçar.

2:5–8 o temor do SENHOR... o conhecimento de Deus. Quando uma pessoa busca sabedoria, ela a encontra. Aqueles que conhecem a Deus O temem ou O reverenciam. sucesso. Esta é outra palavra para sabedoria que também pode significar “vitória”.

2:10–11 a sabedoria entrará em seu coração. Esta frase enfatiza a internalização da sabedoria. Os provérbios não apenas fornecem conhecimento; eles fornecem insights sobre a vida prática.

2:12–15 os caminhos dos homens iníquos. O mal é diretamente contrastado com a sabedoria. É caracterizada por coisas perversas, como mentiras, enganos e desonestidade.

2:16–19 a mulher adúltera. A adúltera é descrita como uma bajuladora, e a lisonja é o método usado pela adúltera, não apenas para prender suas vítimas, mas também para desculpar seu pecado (30:20). Ela é infiel ao marido e prefere esquecer a aliança de seu Deus (2:17).

BIBLIOGRAFIA
Believer’s Bible Commentary de William Macdonald, Thomas Nelson, 2016.
NIV Foundation Study Bible, Zondervan, 2015.
Proverbs (Baker Commentary on the Old Testament Wisdom and Psalm), Tremper Longman III, Baker Academic, 2006.
Comentário Bíblico Beacon, por Earl Wolf, vol. 3, CPAD, 2005.
The Book of Proverbs: chapters 1-15, (The New international commentary on the Old Testament), de Bruce K. Waltke, 2004.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Explicação de Provérbios 2

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×