Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios 5 — Estudo Bíblico

Provérbios 5

5:1–6 O capítulo 5 retorna ao tema da mulher imoral (2:16–19). Esta passagem fala fortemente pela fidelidade conjugal contra toda e qualquer pressão contrária. Se você deseja preservar a discrição, preste atenção a estas palavras, para que seus pés não caiam na morte.

5:7–14 A Bíblia ensina em outro lugar que a tentação em geral é inevitável, mas algumas tentações devem ser evitadas a todo custo. Um filho sábio sabe disso e não se aproximará de uma mulher imoral. A instrução do apóstolo Paulo a Timóteo para fugir das concupiscências da juventude (2 Timóteo 2:22) ensina o mesmo tema. O envolvimento com tal pecado desonra e consome todos os que nele caem.

5:15 Em um país árido como Israel, um poço era um bem valioso e um privilégio a ser cuidado. Então era (e é) um cônjuge. Beber água é uma referência indireta à união sexual (9:17), e de sua própria cisterna é um claro apelo à fidelidade conjugal - um homem, uma mulher, juntos em casamento. Os escritores da Bíblia às vezes falam da salvação como uma fonte (Is. 12:3); chamar o cônjuge de fonte d’água era um termo carinhoso (Cantares 4:15).

5:16, 17 Então ele vira um pouco a mesa. Como seria, pergunta o professor, se sua própria esposa se tornasse a “mulher estranha” para outros homens? Suas fontes devem fluir pelas ruas? suas águas estejam nas praças públicas? “Não!” diz a professora. Deixe que essas águas sejam somente suas, não algo que você compartilhe com estranhos (v. 17).

5:18–20 As palavras regozije-se com a esposa de sua juventude compreendem uma ordem e um encorajamento para encontrar prazer na alegria mútua do amor conjugal. De fato, o prazer no leito conjugal é abençoado por Deus (Cântico; Hebreus 13:4).

5:21–23 aos olhos do Senhor: Aqui está o argumento decisivo: o que alguém faz em segredo nunca é segredo para Deus. O caminho do adultério é o curso da ruína. Uma vida de loucura termina em morte amarga. O caminho secreto de um homem mau é um escândalo aberto no céu; termina na solidão de um inferno particular.

Notas Adicionais:

5:3. A “mulher estranha” ocorre com tanta frequência neste livro que não é provável que ela seja apresentada simplesmente para denunciar a licenciosidade. Na verdade, ela é a figura gêmea da sabedoria, de modo que chegamos a uma firme convicção de que ela é apresentada como a imagem da impenitência. — Miller.

Ao ouvi-la, seria de supor que ela possuía o espírito mais generoso e desinteressado. Sua língua é ensinada por aquele que traiu Eva a pintar o pecado mais vil com as cores mais bonitas. — Lawson.

5:4 O sábio conselho do pai reúne essas coisas, em suas palavras, que a loucura dos pecadores separa em seus pensamentos, o começo e o fim da luxúria luxuriosa. Aquele que por previsão provar o amargo fim nunca lamberá o favo de mel. Aquele que, por uma consideração sábia, sentir as pontas afiadas de seus resultados, nunca se deleitará em se alisar com os lados planos da espada. — Jermin.

5:5. A posse do inferno é tomada pelos ímpios antes de entrarem nele; o diabo lhes dá isso quando ele, pela maldade, possui seus corações. Não há mais nada a fazer além de estabelecer sua morada nela. — Jermin.

5:6. As palavras, se usadas para se referir à mulher, descrevem com uma vivacidade terrível o estado de coração e alma que a prostituição traz às suas vítimas; a cegueira imprudente que não quer pensar, cambaleando no abismo, mas ruidosa em sua alegria desafiadora, ignorando o terrível futuro. — Plumptre.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios 5 — Estudo Bíblico

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×