Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Apocalipse 8:8-9 — Comentário de John Gill

Apocalipse 8:8

E o segundo anjo soou,... Sua trombeta:

e como se fosse uma grande montanha ardendo em fogo foi lançada ao mar; pelo que se entende não o diabo, como alguns pensam;... chamou de “montanha” por causa de seu orgulho, grande por sua força e poder, e “queimando” por sua grande ira e malícia contra Cristo, seu Evangelho e seu povo; e quem pode ser dito ser “lançado no mar” deste mundo, e os homens dele, a quem ele instiga contra os santos, e que são como um mar agitado que não pode descansar: mas sim alguma heresia, e, como alguns pensei, a heresia macedônia, que foi levantada contra a divindade do Espírito Santo, como foi a heresia ariana contra a divindade do Filho; cujos cúmplices pareciam grandes e eram apoiados pelo poder, e mostravam grande zelo pela religião, e fingiam ter grande luz e conhecimento; e qual heresia afetou muito o mar da doutrina pura, particularmente a terceira parte da doutrina, na qual a terceira Pessoa, o Espírito de Deus, está mais especialmente envolvida; e era de natureza tão perniciosa, a ponto de matar muitos que professavam o Evangelho e tinham um nome para viver, e destruir muitas igrejas particulares, comparáveis a navios; mas, como antes, é melhor entender isso de outra incursão dos godos no império romano e dos efeitos disso; e parece ter relação com a tomada e saque de Roma por Alaricus, rei dos godos ocidentais, no ano 410, ou 412 (m). Roma é muito apropriadamente representada por uma grande montanha, como às vezes são reinos e cidades; veja Zacarias 4:7; vendo que foi construído em sete montanhas; e ser levado e queimado por Alaricus é apropriadamente expresso por uma montanha em chamas, como a destruição da Babilônia, que é outro nome para Roma, é por uma montanha queimada em Jeremias 51:25; o “mar” no qual isso foi lançado pode significar o grande número de pessoas e nações dentro de sua jurisdição que sofreram e foram lançadas em confusão neste momento; assim, angústias e calamidades nas nações são expressas por uma figura semelhante em Salmos 46:2;

e a terça parte do mar tornou-se sangue;... isto é, uma terceira parte da jurisdição de Roma, representada pelo mar, ver Jeremias 51:36; foi afligido por guerras e derramamento de sangue por esse mesmo tipo de pessoa; pois enquanto essas coisas foram feitas na Itália, uma calamidade semelhante caiu na França e na Espanha; os alanos, vândalos e suevos, tendo despovoado a França, passaram pelas montanhas dos Pirineus e se apoderaram da Espanha; os Vândalos e Sueves na Gallaecia; os alanos em Portugal; e os Silingi, que eram outro tipo de vândalos, invadiram a Andaluzia (n); os godos sob o comando de Ataulphus entraram na França e os borgonheses tomaram parte dela próximo ao Reno (o): ver Êxodo 7:20.

Apocalipse 8:9

E a terça parte das criaturas que estavam no mar,... Os peixes; por quem os homens são entendidos, os habitantes do império romano; veja Ezequiel 29:4, onde por peixe o Targum entende poderosos príncipes e governadores:

e teve vida, morreu;... foram mortos por essas pessoas selvagens e bárbaras, que mataram todos os que encontraram, homens, mulheres e crianças, jovens e velhos, ricos e pobres, altos e baixos:

e a terça parte dos navios foi destruída;... pelo qual podem ser designadas as cidades e vilas dentro de tal parte da jurisdição romana, que foram incendiadas ou saqueadas por eles; ou seus bens e bens, que eles pilharam e levaram as riquezas e riquezas do povo, até mesmo toda a sua substância, como afirmam Austin (p) e Jerônimo (q), que viveram naqueles tempos.

Notas: (m) Cassiodor Chronicon em Honra. & Theodos. 43. Petav. ib. pág. 276. Hist. Ecl. Magdeburgo. cento. ib. pág. 872. Vid. Hieron. ad Gaudentium, fol. 34. M. (n) Cassiodor. ib. Petav. ib. (o) Cassiodor. Crônica. ib. (p) De Civitate Dei, l. 1. c. 10. vídeo. L. Vivem in ib. (q) Ad Eustochium.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Apocalipse 8:8-9 — Comentário de John Gill

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×