Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mateus 1 — Estudo Teológico das Escrituras

Mateus 1

1:1 Genealogia significa “origem”. As genealogias eram muito importantes para os judeus do primeiro século. Uma genealogia (1) provava que uma pessoa era de fato um israelita, (2) identificava a tribo à qual pertencia e (3) qualificava certos judeus para deveres religiosos, como levítico e serviço sacerdotal (ver Esdras 2:61, 62). A genealogia de Cristo é crucial para o cristianismo histórico. Mateus traçou a linhagem de Cristo Jesus até Abraão, Isaque e Jacó para mostrar que Ele era judeu, mas também voltou através de Davi para informar aos leitores que Jesus está qualificado para governar no trono de Davi (veja 2 Sam. 7:12), um evento ainda no futuro (19:28).

1:3-6 A menção de mulheres em uma genealogia judaica é incomum. Mas além de Mary, quatro mulheres estão listadas neste catálogo de nomes. A extraordinária ênfase é sublinhada pelo tipo de mulheres que Mateus menciona: Tamar, que estava envolvida em um escândalo com Judá (Gn 38); Rahab, a prostituta cananeia de Jericó (Js. 2); Rute, que não era israelita, mas moabita (Rt 1:4); e Bate-Seba, a esposa de Urias, uma mulher envolvida em um pecado de proporções horrendas (2 Sam. 11:1-12:23), e que pode ter sido um hitita. No início de seu Evangelho, Mateus mostra como a graça de Deus perdoa os pecados mais sombrios e vai além da nação de Israel para o mundo. Ele também aponta que Deus pode elevar os mais baixos e colocá-los na linhagem real.

1:16 José, marido de Maria, era descendente direto de Davi. Mateus, no entanto, teve o cuidado de não identificar Jesus como o filho físico de José. O pronome grego traduzido por quem é feminino e se refere a Maria. Cristo e a palavra messias significam “Ungido”; o primeiro termo é do grego; a segunda é do hebraico. No AT, a unção significava duas coisas: a escolha de Deus e Seu poder para uma tarefa. Os israelitas eram tradicionalmente ungidos para três ofícios diferentes: profeta, sacerdote ou rei. Embora o Senhor Jesus fosse o Ungido de Deus para todos os três, Mateus dá mais ênfase à realeza de Jesus.

1:17 Abraão... Cristo: A genealogia é dividida em três grupos de nomes com quatorze gerações em cada lista. O nome Davi em hebraico tem um valor numérico de 14. Como o título da lista é “Filho de Davi” (v. 1), Mateus pode estar chamando a atenção para a ênfase davídica nesses nomes. No primeiro grupo, o trono davídico é estabelecido; no segundo grupo, o trono é derrubado e deportado para a Babilônia; no terceiro grupo, o trono é confirmado na vinda do Messias. Além disso, um pacto básico é estabelecido em cada um desses três períodos: o pacto abraâmico no primeiro (vv. 2-5); a aliança davídica na segunda (vv. 6-11), e a Nova Aliança na terceira (vv. 12-16).

1:18 noivos: Universalmente, o elemento básico do casamento é um contrato (veja Mal. 2:14). Na cultura judaica, essa aliança era feita cerca de um ano antes da consumação do casamento. Foi durante o período de um ano de noivado que Maria ficou grávida. O fato de que Maria era virgem nesta época está claramente implícito na frase antes de eles se unirem, e pelo caráter justo de José e seu desejo de se divorciar de Maria quando sua gravidez se tornou conhecida (v. 19). O nascimento virginal, que pode ser deduzido do relato de Mateus, é declarado claramente em Lucas 1:34, 35.

1:19 De acordo com a compreensão judaica popular de Deut. 24:1 (5:27-32; 19:3-9; veja também Jer. 3:1, 8), José queria divorciar-se de Maria por infidelidade. O divórcio seria necessário porque eles já haviam feito uma aliança matrimonial, embora ainda não se conhecessem fisicamente. Joseph poderia ter tornado o divórcio um assunto público, ou poderia ter passado por uma cerimônia privada diante de duas testemunhas. Sendo um homem gracioso e justo, Joseph decidiu mantê-lo privado.

1:20 concebido... do Espírito Santo: Os versículos 1–17 estabelecem Jesus como filho legal de José; vv. 18–25 negam que José fosse o pai físico de Jesus. A primeira era necessária para estabelecer a linhagem de Jesus com Davi e Seu direito real de ser Rei. A segunda era necessária para estabelecer Suas qualificações para ser o Salvador de todas as pessoas: Jesus era o Filho de Deus e não meramente de José. Mateus elaborou a realeza de Jesus, enquanto Lucas detalhou Sua concepção milagrosa pelo Espírito Santo (Lucas 1:26-56).

Estudos de Palavras

JESUS
(Gr. Iēsous) (1:21; Lucas 1:31; Atos 2:36; 4:18; 13:23; 17:3) Strong’s # 2424

O nome grego Iēsous é o equivalente do nome hebraico Yeshua, que significa “O Senhor Salvará”. Embora seja um nome comum entre os judeus (ver Lucas 3:29; Colossenses 4:11), o nome expressa a obra de Jesus na terra — para salvar e libertar. Isto é afirmado pela explicação que o anjo dá a José depois de lhe dizer para dar o nome de Jesus ao menino nascido de uma virgem: “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (1:21). Depois que Jesus foi crucificado pelos pecados de Seu povo e ressuscitou dos mortos, os primeiros apóstolos proclamaram Jesus como o único Salvador (Atos 5:31; 13:23).

1:23 Veja... Emanuel: Esta é uma citação de Is. 7:14. Neste versículo, o profeta Isaías consola o rei Acaz de Judá. Uma coalizão de dois reis, o rei Rezim de Aram e o rei Peca de Israel, estava se opondo a Acaz. Isaías diz a Acaz para não temer, pois os planos de seus inimigos não teriam sucesso. Como um sinal para Acaz, um filho nasceria de uma mulher, e antes que esse menino chegasse à idade em que pudesse distinguir o certo do errado, os dois reis não seriam mais uma ameaça para Acaz. Algumas interpretações veem a profecia de Isaías como diretamente profética do nascimento de Jesus e nada mais. De acordo com essa visão, apenas o nascimento milagroso de Jesus pode ser considerado um sinal. Uma vez que o substantivo hebraico traduzido virgem em Is. 7:14 também pode significar “jovem mulher”, alguns sugeriram que Isaías estava profetizando sobre um filho nascido durante a vida de Acaz — talvez o filho de Isaías Maher-Shalal-Hash-Baz (Is. 8:3). Outros interpretaram a profecia de Isaías como uma predição de que uma virgem, contemporânea de Isaías, se casaria e teria um filho. O sinal para Acaz foi a súbita dissolução de Rezin e Pekah em face da Assíria. Embora a incerteza em torno de como essa profecia foi cumprida durante a vida de Isaías, Mateus deixa claro que as palavras de Isaías encontram seu cumprimento final no nascimento virginal de Jesus, um sinal para as pessoas de todas as idades de que Deus estava com elas.

1:25 José não conheceu Maria fisicamente até que ela deu à luz a Jesus. A implicação clara deste versículo é que Maria era virgem somente até o nascimento de Jesus. Os irmãos e irmãs de Jesus eram provavelmente irmãos mais novos nascidos de José e Maria após o nascimento de Jesus (13:55, 56). José não poderia ter tido filhos de um casamento anterior, como alguns supõem, pois então Jesus não teria sido herdeiro do trono davídico como o filho mais velho de José.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Mateus 1 — Estudo Teológico das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×