Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mateus 14 — Estudo Teológico das Escrituras

Mateus 14

14:1-12 João Batista já havia sido decapitado (como isso aconteceu está registrado nos versículos seguintes). Segundo Herodes, os milagres de Cristo eram tão maravilhosos que só podiam ser explicados como obra de um profeta ressuscitado, talvez João Batista.

Morte de João Batista

Esta seção trata de Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, que reinou durante o nascimento do Senhor Jesus. Herodes Antipas sucedeu seu pai como rei da Galileia. O nome Herodes como rei de uma parte de Israel mostra o triste estado em que Israel se encontra. Ele enfatiza que Israel não é um povo livre. Herodes é uma figura de proa dos romanos que têm poder sobre Israel. Israel é governado por gentios e não por um rei segundo o coração de Deus.

Este homem Herodes cuida da morte do predecessor do Senhor. As pessoas sobre as quais ele reina como tetrarca garantirão em sua totalidade que o Senhor Jesus seja morto. Portanto, podemos ver nas características morais de Herodes um reflexo das do povo como um todo.

Os relatos de Cristo chegaram a Herodes. Como resultado disso, pensamentos supersticiosos surgem imediatamente na mente distorcida desse homem. Ele expressa isso aos Seus servos. O que é notável é que este incrédulo fala sobre a ressurreição dos mortos porque pensa que João Batista ressuscitou. Ele tem a consciência pesada porque matou João Batista. Ele é lembrado disso pelo que ouve sobre o Senhor. Não que João tenha feito milagres (João 10:41). Ele também disse claramente que não era o Cristo (João 1:20).

É maravilhoso em si mesmo que, mesmo depois da morte de João, tal testemunho seja dado a respeito dele. Seria um belo testemunho se as pessoas, ao ouvirem algo sobre o Senhor Jesus, tivessem que pensar em nós involuntariamente.

Herodes vive uma vida ímpia e imoral. João falou muito com Herodes e Herodes adorava ouvi-lo (Mar 6:20). Isso não significa que João só disse coisas boas a Herodes. A única palavra que a Escritura cita das conversas entre João e Herodes é: “Não é lícito tê-la”. Repetidamente João chamou Herodes para prestar contas de seu relacionamento ilícito com Herodias.

João não faz concessões, embora isso lhe assegurasse o ódio de Herodias. Essa mulher corrupta garantiu que John fosse preso. Ela queria silenciá-lo. Herodes também preferiu matá-lo, pois embora gostasse de ouvir João, não queria romper com sua vida de pecado. Mas o medo da multidão o impediu de fazê-lo.

Surge então uma excelente oportunidade para Herodias livrar-se definitivamente de João. Sua filha igualmente ímpia dança no aniversário de Herodes no meio dos convidados. Herodes e os convidados assistiram à sua atuação com “olhos cheios de adultério” (2Pe 2:14). Em sua admiração por sua arte de dançar , Herodes garante-lhe sob juramento dar-lhe a recompensa que deseja. Assim como ele é levado pela multidão a evitar um crime, ele também é levado por suas luxúrias e depois diz coisas sem perceber o alcance do que diz.

Tanto a mãe como a menina estão cheias de tanto ódio pelo testemunho de Deus, que a cabeça de João Batista vale mais do que todas as riquezas e honra que eles poderiam desejar. A perversa Herodias é uma descendente espiritual de Jezabel que queria roubar a vida de Elias – com quem João é comparado – (1Rs 19:2). A menina não é melhor que a mãe .

A tristeza do rei mostra que ele tem um fraquinho por João, mas Herodes prefere manter seu poder e glória terrestres a se submeter ao testemunho de Deus. Seu senso de honra e medo de perder a fama fazem dele o assassino da testemunha de Deus. É apresentado como se Herodes tivesse decapitado João com suas próprias mãos, embora este decreto tenha sido executado pela espada na mão de seu servo .

É assim que aquele que repreende fielmente o pecado em que Herodias, juntamente com Herodes, vive é removido de seus olhos. Como último lembrete, a cabeça de João aparece mais uma vez para a mulher. Seu coração endurecido se alegra por ela ter sido libertada dele. Na ressurreição, João repetirá seu testemunho para ela e, se ela não se arrepender, será lançada no inferno.

Quando João é morto, seus discípulos levam seu corpo, enterram-no e depois vão ao Senhor para contar a Ele. É notável que João ainda tenha seus discípulos, apesar do fato de o Senhor estar ali. É a prova de quão difícil é para uma pessoa romper com as tradições.

14:3, 4 Herodes tinha ido a Roma, onde conheceu Herodias, esposa de seu meio-irmão Filipe. Depois de seduzir Herodias, Herodes se divorciou de sua própria esposa e se casou com ela. João repreendeu o rei por sua transgressão moral.

14:20 A alimentação milagrosa de Jesus da multidão indica uma série de coisas: (1) Ele cumpre as expectativas daqueles que anseiam por um novo Moisés, baseado em Deut. 18:15 (veja João 1:21; Atos 3:22; 7:37); (2) Ele pode suprir o pão de cada dia solicitado em 6:11; e (3) Ele é o Messias que proverá o banquete messiânico (veja 22:1-14; 26:29; Sal. 132:15; Is. 25:6). Este milagre é tão significativo que é o único sinal pré-crucificação registrado em todos os quatro Evangelhos.

14:25 A quarta vigília seria entre 3:00 e 6:00 AM

14:27 É que eu também pode ser traduzido como “eu sou”. Alguns interpretam isto como uma pretensão à deidade (ver Ex. 3:14).

14:28–31 Somente o Evangelho de Mateus registra o milagre de Pedro andando sobre as águas. Esta foi uma lição valiosa para os discípulos aprenderem: eles podiam fazer o impossível com o poder de Cristo.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Mateus 14 — Estudo Teológico das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×