Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mateus 21 — Estudo Teológico das Escrituras

Mateus 21

21:1 O Monte Das Oliveiras ficava diretamente a leste de Jerusalém, do outro lado da profunda ravina do vale do Cedrom. Betfagé ficava na encosta leste do Monte das Oliveiras.

21:3 O Senhor é Jesus. O dono dos animais provavelmente era um seguidor, ou pelo menos um admirador, de Jesus.

21:4, 5 Estas ações cumprem Is. 62:11; Zé. 9:9. A ênfase nessas profecias e nas ações de Jesus está na humildade de Jesus.

21:7 Os discípulos colocaram suas roupas em ambos os animais para que Cristo pudesse montar em qualquer um. Talvez a mãe jumenta andasse na frente, seguida pelo jumentinho no qual Jesus estava sentado.

21:8 Esta grande multidão não se refere aos habitantes de Jerusalém (v. 10), mas à grande multidão que tinha acompanhado Jesus desde Jericó (20:29). A cena era uma procissão real (ver 2 Reis 9:13). Antes dessa época, o Senhor Jesus havia evitado firmemente tal exibição (8:4; 9:30; 12:16; 17:9). Agora Ele estava se apresentando publicamente a Israel como o Messias e Rei da nação.

21:9 Hosana significa literalmente “salvar agora” (como no Salmo 118:25), mas foi usado como uma exclamação de louvor jubiloso. Bendito o que vem em nome do Senhor é uma citação do Salmo 118:26.

21:10 A cidade foi movida é literalmente “a cidade foi abalada”. O mesmo verbo é usado em 2:3 da reação de Herodes aos sábios que perguntavam sobre o nascimento do Rei de Israel.

21:12 Duas purificações do templo são registradas nos Evangelhos — uma em João 2:14–17 no início do ministério de Jesus, e uma nos Evangelhos sinóticos no final de Seu ministério (ver Marcos 11:15–17; Lucas 19:45, 46). comprados e vendidos: A corrupção financeira corria desenfreada nos pátios externos do templo. Alguns dos ganhos obtidos com essa especulação provavelmente foram para a família do sumo sacerdote. Os cambistas trocavam moedas com símbolos pagãos por moedas aceitáveis para serem usadas no templo. Eles cobraram um prêmio por esse “serviço”. Aqueles que vendiam pombas as vendiam a preços altos.

21:13 Minha casa será chamada casa de oração é citado em Is. 56:7. covil de ladrões: O templo tornou-se uma guarnição para bandidos. Jeremias 7:9, 10 diz que o povo judeu, depois de cometer todos os tipos de pecados, pleitearia a libertação das consequências desses pecados simplesmente pelo fato de terem ido ao templo. Assim, nos dias de Jeremias, tornou-se um covil de ladrões - assim como era nos dias de Jesus.

21:16 Em Sal. 8:2, que é citado aqui, as crianças expressaram louvor em face dos inimigos.

21:17 A ideia aqui é que Jesus abandonou os principais sacerdotes e escribas, o templo e a cidade de Jerusalém. Em vez de acolher seu Messias, as autoridades religiosas o rejeitaram e se opuseram a Ele.

21:18, 19 Ele estava com fome: Jesus desejou comer do fruto da figueira mais uma vez antes de morrer, mas não pôde. As figueiras não dão seus frutos na primavera, durante a Páscoa, mas no outono do ano. No entanto, as figueiras têm um fruto pequeno e comestível que aparece na primavera antes do brotar das folhas. Esta árvore estava cheia de folhas, mas não tinha frutos. Parecia cheio de promessas, mas estava vazio, assim como a cidade de Jerusalém e seu belo templo. Imediatamente não significa necessariamente instantaneamente; pode ter a ideia de “muito em breve” como em Lucas 19:11 (ver Marcos 11:12–14, 20–24). Este milagre - o único milagre registrado de Jesus que envolveu julgamento - ilustra o julgamento de Deus sobre os israelitas, que professavam adesão a Deus, mas não produziam frutos ou realidade espiritual.

21:20–22 O murchamento da figueira ilustra o julgamento de Deus sobre o incrédulo Israel, mas também se tornou um meio para Jesus ensinar a Seus discípulos que a fé opera milagres e é a base para orações respondidas.

21:23 A menção dessas coisas refere-se à Entrada Triunfal, a purificação do templo e a aceitação do louvor das crianças. O fato de que os principais sacerdotes e os anciãos se opuseram ao Senhor Jesus ilustra o antagonismo unificado do Sinédrio. Sacerdotes, anciãos e escribas eram os três grupos representativos desse corpo.

21:24 Era um método rabínico comum para responder a uma pergunta com uma pergunta.

21:27 Não sabemos: A resposta dos líderes religiosos não apenas liberou o Senhor de ter que responder sua pergunta, mas também os desqualificou como líderes espirituais.

21:31, 32 Cobradores de impostos e meretrizes é uma frase proverbial para réprobos morais. A frase de Jesus entra antes de você não apenas estabelecer que esses pecadores arrependidos entrariam no reino futuro, também deixou a porta aberta para os líderes religiosos se arrependerem. Mas mesmo que os líderes hipócritas vissem o exemplo de cobradores de impostos e prostitutas arrependidos, eles se recusaram a acreditar. Esta parábola condenou a conduta dos líderes. Claramente, Deus se deleita no quebrantamento dos pecadores, mas também na fé humilde dos moralmente retos.

21:33–40 O início da parábola dos ímpios vinhateiros é apresentado na linguagem de Is. 5:1, 2. No entanto, há uma diferença. Em Isa. 5, a vinha e suas provisões representavam Israel; aqui a vinha ilustra o reino de Deus (compare o v. 43 com Is. 5:7). A descrição detalhada da vinha indica que o proprietário cuidou do seu bem-estar com o máximo cuidado. O dono daquela vinha era Deus; os vinhateiros eram a nação de Israel. Como povo de Deus, Israel deveria produzir frutos em antecipação ao reino vindouro de Deus. Os servos representam os mensageiros de Deus, os profetas, que foram tratados tão vergonhosamente pelos líderes judeus (ver 1 Rs. 18:4; 19:10; 22:24; 2 Cr. 24:20, 21; Ne. 9:26; Jer. 2:30; 20:1, 2; 26:20-23; 37:15; 38:6). O filho é Jesus, o Messias.

21:42 Este versículo explica que a rejeição do filho (vv. 38, 39) foi predita em Sal. 118:22, 23. A pedra rejeitada é o Messias, que se tornou a principal pedra angular (ver Marcos 12:10, 11; Lucas 20:17; Atos 4:11; Efésios 2:20; 1 Pe. 2:7).

21:43 Em nosso tempo, nação se refere à igreja (veja Rom. 10:19; 1 Pe. 2:9). Isto não significa, entretanto, que o reino tenha sido removido para sempre de Israel (ver Rm 11:26, 27).

21:44 Este ditado paradoxal indica que as pessoas podem dar duas respostas a Cristo, a pedra. Uma pessoa pode ser quebrada com arrependimento como resultado de cair em Cristo. Se, no entanto, uma pessoa se recusa a se arrepender, o resultado é o julgamento. A referência ao pó parece remontar a Dan. 2:35, 44, 45.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Mateus 21 — Estudo Teológico das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×