Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Filipenses 1 — Estudo Teológico das Escrituras

Filipenses 1

1:1–11 Nos primeiros versículos, Paulo revela seu grande amor pelos filipenses. Ele pensa neles frequentemente (vv. 3-6), está preocupado com eles (vv. 7, 8), e ora regularmente por eles (vv. 9-11). Esses versículos não apenas revelam a relação de Paulo com os filipenses, mas também sua visão de Deus. O Senhor não apenas inicia uma obra maravilhosa em nós; Ele termina o que começa. Este é um conforto para aqueles cristãos que estão em tempos de angústia ou sofrimento. Deus continuará Sua obra em nós.

1:1 servos: Em suas outras epístolas da prisão (Efésios, Colossenses e Filemom), Paulo chama a si mesmo de apóstolo. Nesta carta, ele começa dando o título de servo a Timóteo e a si mesmo. Estabelece Timóteo (2:19-23), Epafrodito (2:25-30) e Paulo (3:7-9) como indivíduos que demonstram a mesma atitude de servo que Cristo teve (2:5-8). Santos significa “consagrados” (aqueles que estão separados para Deus) e refere-se a todos os crentes em Filipos. Bispos refere-se àqueles que velavam pelo bem-estar espiritual da igreja local (sinônimo de “presbíteros” em outras passagens; veja Atos 20:17; Tito 1:5, 7). Eles eram os principais administradores da igreja. Diáconos refere-se àqueles que serviram a congregação em funções especiais de serviço. Eles foram encarregados de lidar com as preocupações físicas e materiais da igreja (ver Atos 6:1–7). A menção desses dois grupos sugere que a igreja em Filipos cresceu consideravelmente desde a primeira visita de Paulo ali (veja Atos 16:12-34).

1:2 Paulo combina a palavra graça com uma tradução grega da saudação hebraica shalom, ou paz (veja 2 Cor. 1:2; Gal. 1:3).

1:3 Agradeço: O tempo do verbo grego indica que Paulo estava continuamente agradecido a Deus pelos cristãos filipenses. em cada lembrança de você: Toda vez que Deus os trazia à sua mente, Paulo dava graças.

1:4 Alegria, um tema proeminente em Filipenses, encheu as orações de Paulo pelos Filipenses mesmo quando ele intercedeu por suas necessidades. Este é o primeiro de cinco usos da palavra grega para alegria na letra (v. 25; 2:2, 29; 4:1). Paulo também usa a palavra grega para regozijar -se nove vezes nesta carta (v. 18; 2:17 [duas vezes], 18 [duas vezes], 28; 3:1; 4:4 [duas vezes]).

1:5 Comunhão é um termo comercial para uma parceria conjunta em um empreendimento comercial no qual todas as partes participam ativamente para garantir o sucesso do negócio. Na comunidade cristã, a palavra expressa intimidade com Cristo (veja 1 Cor. 1:9) e outros crentes (veja 2 Cor. 8:4, 1 João 1:7). Neste caso, Paulo pode estar usando a palavra comunhão para se referir às contribuições financeiras que os filipenses deram a Paulo desde o primeiro dia até agora (veja 4:14, 15). Imediatamente após se tornarem cristãos e continuamente depois disso, os filipenses se dedicaram a viver e proclamar a verdade sobre Jesus Cristo, e especificamente a ajudar Paulo em seu ministério.

1:6 sendo confiante: Paulo havia se convencido algum tempo no passado de que Deus completaria Sua boa obra entre os filipenses, e sua confiança permaneceu inabalável. em vocês: Já que você é um pronome plural, a boa obra que Deus estava fazendo estava ocorrendo “entre” os crentes ao invés de “em” qualquer crente isolado. Até também pode ser traduzido como “até onde”. Expressa o progresso em direção a um objetivo e indica que está chegando o tempo em que Deus terminará completamente Sua obra entre os cristãos filipenses. o dia de Jesus Cristo: O ministério no qual os filipenses participaram continua (como uma corrida de revezamento) até o presente, e continuará até que Cristo retorne. Paulo chama o retorno de Cristo “o dia de Cristo” (veja 2:16). Nesse dia, Cristo julgará os incrédulos e avaliará a vida dos crentes (ver 2 Timóteo 2:11–13).

1:7 A palavra certo transmite um senso de retidão moral (de acordo com a lei de Deus) e é frequentemente traduzida em todo o NT como “justo”. Nesse contexto, a palavra indica que os pensamentos de Paulo em relação aos filipenses estavam em perfeita harmonia com a vontade de Deus. porque tenho vocês no meu coração: Coração refere-se à parte mais íntima de uma pessoa, o lugar onde se pensa e reflete. Visto que defesa implica discurso, podemos ter certeza de que Paulo não ficou calado enquanto estava na prisão, mas falou com ousadia sobre Jesus Cristo. Paulo também pode ter indicado que testemunharia sobre Cristo em seus procedimentos judiciais. confirmação: Usado apenas aqui e em Heb. 6:16 no NT, esta palavra é um termo legal e comercial que significa “uma garantia de validação”. Defesa e confirmação são os aspectos negativos e positivos do ministério de Paulo. Ele defendeu o evangelho contra os ataques de seus oponentes e confirmou o evangelho por meio de sinais poderosos.

1:8 afeto de Jesus Cristo: A palavra traduzida afeto significa literalmente os órgãos internos, considerados pelo leitor do primeiro século como o centro dos sentimentos mais profundos. Considerando que o coração é a sede da reflexão, Paulo agora fala de sua afeição, seus profundos sentimentos pelos crentes. Na terminologia moderna, Paulo revelou que tinha o “coração” de Jesus Cristo. Seus sentimentos pelos filipenses eram como os de Jesus Cristo, que os amou e morreu por eles.

1:9 O amor que Paulo buscava pelos crentes é a forma mais elevada de amor cristão, baseado em um compromisso duradouro e incondicional, não em uma emoção instável. conhecimento: O primeiro dos dois termos sobre os quais se constrói um amor dirigido, o conhecimento sugere uma compreensão íntima baseada na relação com a pessoa. Aqui o foco desse conhecimento é Deus. discernimento: Encontrado apenas aqui no NT, a palavra grega significa entendimento moral ou ético baseado tanto no intelecto quanto nos sentidos. A palavra implica percepção ou insight em situações sociais.

1:10 que você pode aprovar: Este verbo é usado na literatura antiga para testar o ouro para determinar sua pureza e para testar bois para avaliar sua utilidade para a tarefa em mãos. O propósito de crescer no amor, controlado pelo conhecimento, é poder avaliar corretamente as pessoas e as situações. sincero: Este termo, que significa literalmente “julgado pela luz do sol”, não significa “tentar honestamente”, mas sim puro, sem mistura e livre de falsidade. Qualquer mancha em uma roupa ou imperfeição na mercadoria pode ser vista segurando o objeto contra a luz do sol. Cristo morreu para libertar a igreja de toda mancha (Efésios 5:27). sem ofensa: Usando ainda outro termo gráfico para descrever o cristão, Paulo transmite a sensação de não bater em alguém. Aqui a frase significa não levar outros ao pecado por seu próprio comportamento. dia de Cristo: A meta à frente para o crente é o dia de Cristo em que o crente será avaliado diante do Salvador, que é a testemunha fiel e verdadeira (ver v. 6; 1 Cor. 1:8; 5:5).

1:11 frutos da justiça: Esta frase é melhor entendida como “fruto que resulta de ser justificado” ou “fruto caracterizado por conduta moralmente correta”. A justiça descreve a fonte ou a natureza do fruto, o comportamento.

1:12 realmente aconteceu: Paulo queria que os filipenses soubessem que seu aprisionamento estava avançando, não atrapalhando, o evangelho. Tais palavras confortariam os filipenses que estavam preocupados com o bem-estar de Paulo e que precisavam da certeza de que suas orações por Paulo e seus presentes a ele não tinham sido em vão. avanço: Esta palavra pode sugerir um pioneiro batendo ou abrindo caminho através de uma área densamente florestada. A prisão de Paulo foi um avanço estratégico no reino de Deus porque estava abrindo caminho para o evangelho penetrar nas fileiras do exército romano (ver v. 13) e até na casa real (ver 4:22). Estas eram duas áreas que em circunstâncias normais estariam fechadas ao evangelho.

1:13 A prisão de Paulo promoveu o evangelho de duas maneiras. Primeiro, a guarda do palácio ouviu enquanto Paulo pregava na prisão. Em segundo lugar, todos os demais — os visitantes de Paulo — ouviram o evangelho. Alguns de seus visitantes eram líderes dos judeus em Roma (veja Atos 28:17). A guarda do palácio (Guarda Pretoriana) consistia em vários milhares de soldados de elite altamente treinados do Império Romano que estavam sediados em Roma. Durante os um ou dois anos em que Paulo esteve em prisão domiciliar em Roma, diferentes soldados se revezaram na guarda dele. Por estarem acorrentados a Paulo, não tiveram outra escolha senão ouvi-lo proclamar o evangelho; eles não podiam silenciá-lo porque ele era um cidadão romano (veja Atos 16:37, 38). Embora Paulo não pudesse ir ao mundo para pregar, desta forma Deus trouxe o mundo a Paulo. Em uma reviravolta irônica, eles eram os cativos e Paulo estava livre para pregar. em Cristo: Paulo considerou sua prisão como resultado da vontade soberana de Deus.

1:14 sem medo: Embora eles também pudessem ser presos como Paulo foi, os cristãos romanos foram encorajados pela coragem de Paulo e foram capazes de proclamar a mensagem sobre Jesus Cristo sem medo.

1:15 Os que pregavam por inveja e contenda não eram hereges, pois pregavam a Cristo. Mas, aparentemente, eles estavam com ciúmes da atenção que Paulo recebeu e decidiram semear a discórdia para causar-lhe problemas. algum... de boa vontade: Outros cristãos pregaram a Cristo com bons motivos. Eles pensaram bem em Paulo e na mensagem do evangelho e se dedicaram a servir a Deus fielmente.

1:16, 17 Alguns manuscritos invertem a ordem dos vv. 16 e 17. ambição egoísta: Os motivos desses crentes eram tudo menos bons. O termo para ambição egoísta implica que eles não pregaram para honrar a Deus ou para ajudar Paulo, mas para ganhar aplausos e seguidores para si mesmos (veja 2:3). não sinceramente: Paulo reenfatizou o fato de que esses cristãos não estavam agindo com motivos puros. acrescentar: A palavra que Paulo usa aqui significa literalmente “levantar” ou “causar”. Em outras palavras, Paulo acredita que esses pregadores realmente desejavam causar-lhe problemas adicionais enquanto ele estava na prisão.

1:18 O que então: Em essência, Paulo está dizendo: “Seus motivos estão entre eles e Deus”. em pretexto ou em verdade: Se a pregação foi feita por motivos falsos ou puros, seja por causa da aparência ou por causa do que era certo, Paulo estava satisfeito que o evangelho estava sendo divulgado.

1:19 resultará: Paulo expressa sua atitude positiva e confiança sobre como o Deus soberano resolveria essa situação difícil. libertação: A palavra grega traduzida como libertação geralmente é traduzida como “salvação”. No NT esta palavra é usada para cura física, resgate do perigo ou da morte, justificação, santificação e glorificação. Aqui Paulo se refere à sua capacitação diária para suportar a situação preocupante diante dele. Ele também pode estar indicando sua confiança de que seria libertado da prisão (ver v. 25). sua oração: Aqui está o canal para sua libertação. A oração dos crentes em favor de outros crentes é de vital importância porque por meio dela, e junto com a obra do Espírito Santo, Deus produz resultados positivos. fornecimento: Originalmente, esta palavra era usada para se referir a um rico benfeitor que custeava as despesas de um coro ou trupe de dança. Mais tarde e de forma mais geral, significou fornecer os recursos abundantes que atenderiam às necessidades de alguém.

Estudos de Palavras

FORNECER

(grego epihorēgia) (1:19; Ef. 4:16) Strong’s # 2024

A oração dos filipenses geraria o suprimento do Espírito. A palavra grega foi usada para descrever o que um gerente de coro forneceria a todos os membros de um coro grego que atuavam no teatro grego. Em suma, ele cuidou de todas as suas despesas de vida. A palavra passou a significar um suprimento completo de qualquer tipo. Paulo estava ansioso para obter um suprimento completo do Espírito de Jesus Cristo como resultado das orações dos filipenses.

1:20 expectativa sincera: Esta frase traduz uma palavra grega que retrata a mão estendida de alguém se esforçando para focar a atenção em um objeto. esperança: Isso não é apenas uma ilusão, mas uma expectativa confiante. em nada... envergonhado: Paulo estava determinado a não ser desonrado em nada nem por ninguém. Ele demonstrou vividamente que as ações corretas não são determinadas pelo ambiente, mas pelo pensamento correto. será engrandecido: Paulo estava comprometido em assegurar que Cristo se tornasse ainda mais visível em sua própria vida do que nunca. Ele não estava confiando em si mesmo para exaltar Cristo, mas olhou para o Espírito Santo (ver v. 19) para magnificar Cristo nele (ver João 16:14; 2 Coríntios. 3:18). pela vida ou pela morte: Não havia diferença entre vida e morte no que dizia respeito a Paulo, desde que essa vida ou morte magnificasse, glorificasse e exaltasse Cristo diante dos outros.

1:21 Pois para mim é semelhante à expressão comum: “No que me diz respeito”. Cristo... ganho: Paulo experimentaria ganho em sua própria morte porque estaria com Cristo (v. 23). Na verdade, Paulo pode ter expressado sua confiança de que, uma vez que sua prisão havia promovido o evangelho, Deus também usaria sua morte para promover Seu reino.

1:22 fruto do meu trabalho: Se Paulo continuasse a viver, ele teria a oportunidade de pregar o evangelho a outros e ver a vitória espiritual na vida dos filipenses. o que devo escolher: Paulo estava em um dilema porque viu claramente as vantagens da vida e da morte para o cristão. A vida significava uma oportunidade de ministrar a pessoas como os filipenses (ver v. 24), enquanto a morte significava estar com Cristo seu Salvador.

1:23 Paulo se sentiu pressionado por todos os lados, como uma cidade sitiada sem esperança de alívio de sua aflição. Ele estava dividido entre a perspectiva de ver o Senhor e sua paixão por ministrar aos filipenses. Um desejo aqui significa mais que um desejo; indica um desejo intenso. partir: Em relação à profissão de Paulo como fabricante de tendas, o termo partir significa derrubar ou derrubar a tenda para estar pronto para viajar para outro lugar. Paulo viu a morte não como o fim da vida, mas como um tempo de mudança de um lar para outro.

1:25 seu progresso: Paulo não estava satisfeito que os cristãos filipenses deveriam simplesmente ser salvos, mas que eles deveriam avançar para a maturidade em Cristo. Ele sentiu a responsabilidade de continuar a ensiná-los.

1:27 deixe sua conduta: A palavra usada pode se referir ao cumprimento das obrigações de um cidadão. Como Filipos detinha o status privilegiado de uma colônia romana, seus cidadãos entendiam as responsabilidades associadas à cidadania. Paulo aqui ordenou-lhes (o primeiro comando na carta) para mudar sua perspectiva do reino terreno para o celestial. Eles devem viver neste mundo como cidadãos de outro mundo, o reino celestial. Sua conduta deve revelar sua cidadania celestial. permanecer firme: Eles não deveriam ficar sozinhos em isolamento, mas juntos em unidade de espírito e mente, unidos por um objetivo comum. lutando juntos: Trabalho em equipe é o conceito-chave expresso por esta palavra grega, que significa literalmente “engajar-se em uma competição atlética”. para a fé: Deus nunca pretendeu que os crentes estivessem sozinhos. Seu plano é que nos reunamos em uma igreja para fortalecer e encorajar uns aos outros (ver 2:2). Paulo estava exortando-os a lutar juntos, não apenas por causa de sua fé individual, mas também em nome da verdade do cristianismo, sua fé comum.

Estudos de Palavras

LUTANDO JUNTOS

(gr. sunathleō) (1:27; 4:3) Strong’s # 4866

A imagem em grego é extraída de competições atléticas. Normalmente, os atletas competiam entre si; em 1:27 Paulo pede à igreja em Filipos que compitam juntos como uma equipe de atletas para ajudar a promover a fé que vem através da pregação do evangelho. Na mesma epístola, ele também menciona Evódia e Síntique como aqueles que estavam lutando pelo evangelho lado a lado com ele (4:2, 3).

1:28 A palavra traduzida apavorado é um termo forte que é usado para o terror de um cavalo em pânico. Os filipenses não devem ficar aterrorizados diante de seus inimigos. Sua coragem seria a prova de sua salvação e do fracasso final de seus inimigos. prova de perdição: Ao lutar juntos em amor e confiança, os filipenses seriam a prova viva (um termo legal que denota a prova obtida pela análise dos fatos) para seus oponentes de que a mensagem de Jesus Cristo é verdadeira. Isso confirmaria o estado perdido de seus adversários. Porque Paulo contrastou a salvação com a perdição, seu foco aqui, sem dúvida, estava em assuntos eternos. Compare isso com o foco de Paulo em sua própria salvação presente, ou “libertação”, no v. 19.

1:29 sofrer: O sofrimento é na verdade um dom de Deus, pois em meio ao sofrimento Ele nos conforta (veja 2 Cor. 1:5) e nos permite regozijar (veja 1 Pe. 4:12, 13). O sofrimento é uma bênção porque traz recompensa eterna (ver Mat. 5:1-12; 2 Cor. 4:17; 2 Tim. 2:12; Ap. 22:12). Deus vê o sofrimento como uma ferramenta para realizar Seus propósitos tanto em Seu Filho (ver Heb. 2:10) como em Seus filhos (ver 1 Pe. 1:6, 7). Além disso, o sofrimento nos amadurece como cristãos no presente (ver Tiago 1:2-4) e nos permite ser glorificados com Cristo no futuro (ver Romanos 8:17).

Fonte: The NKJV Study Bible, 2° ed., Full-Color Edition, Thomas Nelson, Inc., 2014

Índice: Filipenses 1 Filipenses 2Filipenses 3Filipenses 4


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Filipenses 1 — Estudo Teológico das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×