Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lucas 11 — Estudo Teológico das Escrituras

Tags: deus jesus

Lucas 11

11:1 O Pai Nosso ilustra a variedade de pedidos que se pode e deve fazer a Deus, bem como mostra a atitude humilde que deve acompanhar a oração. O uso do pronome plural nós ao longo da oração mostra que não é apenas a oração de uma pessoa para suas próprias necessidades pessoais, mas uma oração comunitária.

11:2 Pai: Deus é abordado com confiança como uma figura carinhosa. Santificado: No contexto da intimidade com Deus, também há respeito e reconhecimento de Sua singularidade. Santificado significa que Deus é santo, separado, único em Seu caráter e atributos. Venha o seu reino: A referência aqui é ao programa e promessa de Deus. Isso é mais afirmação do que pedido, destacando a submissão do peticionário à vontade de Deus e o desejo de ver a obra de Deus acontecer.

11:3 nosso pão de cada dia: Este pedido reconhece que se depende de Deus para as necessidades diárias.

11:4 perdoe nossos pecados: Este pedido reconhece que o pecado é uma dívida para com Deus que precisa ser reconhecida com base em Sua misericórdia. nós também perdoamos: O peticionário reconhece que se a misericórdia deve ser buscada de Deus, então a misericórdia deve ser mostrada aos outros. Precisamos adotar o mesmo padrão que esperamos que os outros sigam. não nos deixe cair em tentação: Esta observação é muitas vezes mal interpretada, sugerindo que talvez Deus possa nos levar ao pecado. O ponto é que se alguém deve evitar o pecado, deve seguir aonde Deus leva. Em suma, o peticionário pede a Deus a proteção espiritual necessária para evitar cair em pecado.

11:8 A persistência aqui se refere à ousadia sem vergonha mais do que à tenacidade. O ponto de Jesus é que na oração o discípulo deve ser ousado. O exemplo na parábola (vv. 5-7) é um homem que vai ousadamente ao seu próximo para buscar o que ele deseja. Da mesma forma, o discípulo deve ir com ousadia a Deus para o que for necessário.

11:10 recebe: Este versículo não significa que recebemos tudo o que queremos em oração. Como o v. 13 demonstra, com sua referência ao recebimento do Espírito de Deus, a sugestão é que recebamos o que é espiritualmente benéfico.

11:13 quanto mais seu Pai celestial dará: Se as pessoas, que são más, podem dar boas dádivas, imagine o valor da dádiva de Deus do Espírito Santo. Se alguém não tem o Espírito Santo, essa pessoa não pertence a Cristo (veja Rm 8:9). Na Divindade trina, o Espírito Santo é o distribuidor divino (veja 1 Cor. 12:11) das coisas boas compradas pelo Filho (veja Efésios 4:7, 8) e ordenadas pelo Pai.

11:15 Os milagres de Jesus eram tão óbvios que exigiam algum tipo de explicação. Se Ele não era para ser acreditado, Seus milagres tinham que ser de origem demoníaca. Esta foi a blasfêmia final - atribuir as credenciais do céu ao inferno. O nome latino Belzebu era originalmente uma referência ao deus filisteu Baal-Zebube adorado na cidade de Ecrom (ver 2 Reis 1:2, 3, 6, 16). O nome significa “Senhor das Moscas”.

11:17, 18 A atribuição dos milagres de Jesus a Satanás não era apenas blasfema, era ilógica. Se Satanás tivesse expulsado o demônio (v. 14), ele estaria destruindo o resultado de sua própria obra.

11:19 por quem seus filhos os expulsam: A pergunta de Jesus e a resposta implícita a ela podem ser tomadas de duas maneiras: (1) Como exorcistas judeus expulsaram demônios? Se a resposta é pelo poder de Deus, então por que não dar a Jesus o mesmo crédito? (2) Como os discípulos de Jesus, que eram os “filhos” de Israel, expulsaram demônios? Os dissidentes não apenas tiveram que explicar os milagres de Jesus, mas os de Seus seguidores. A maioria dos estudiosos prefere a primeira interpretação.

11:20 O dedo de Deus é uma alusão ao poder de Deus, como aquele demonstrado no Êxodo (veja Ex. 8:19; Deut. 9:10; Sal. 8:3). o reino de Deus veio sobre você: os milagres de Jesus representaram a chegada do poder e da promessa de Deus – em suma, Seu governo. Essa regra vem em e através de Jesus. Os milagres de Jesus demonstraram a vitória de Deus sobre as forças do mal. O programa do reino, descrito como se aproximando, será consumado no retorno de Jesus, quando este governo se manifestar sobre todas as criaturas.

11:22 Jesus retrata a Si mesmo como alguém mais forte do que Satanás que invade a casa de Satanás e dá os despojos da vitória para aqueles que são Seus (veja Efésios 4:8, 9 para um conceito semelhante).

11:23 Aquele que não está comigo... não reúne: o ministério de Jesus obriga todos a fazer uma escolha. A neutralidade não é uma opção. Ou Jesus vem de Deus ou não. Não se alinhar com Jesus é estar contra Ele.

11:25 varrida: A pessoa exorcizada torna-se como uma casa limpa, embora vazia se Deus não estiver presente, e ainda exposta ao perigo espiritual.

11:26 o último estado... é pior: o ponto de Jesus é que experimentar a bênção de Deus e depois ignorá-la deixa a pessoa insensível à obra de Deus e exposta ao controle das forças demoníacas.

11:27, 28 Bem-aventurado o ventre: A mulher ofereceu louvor à mãe de Jesus. Embora Jesus sempre tenha honrado Maria, Ele comentou cuidadosamente sobre a bênção da mulher para manter o foco na palavra de Deus. É fácil permitir que as práticas tradicionais tomem o lugar da autoridade das Escrituras. Jesus oferece Sua bênção para aqueles que respondem concretamente à vontade de Deus expressa na Bíblia.

11:29 O sinal de Jonas aqui se refere ao seu chamado profético ao arrependimento e não à ressurreição prefigurada pelo retorno de Jonas do ventre do grande peixe.

11:30-32 Jesus advertiu que a recusa em ouvi-lo resultaria na condenação daqueles no AT que haviam respondido ao ensino de Deus. Os exemplos que Jesus ofereceu incluíam gentios como a rainha do Sul (a rainha de Sabá em 1 Rs. 10:1-10) e os ninivitas (ver Jn. 3). Porque Jesus é maior do que aqueles que proclamaram a palavra de Deus naqueles dias – Salomão e Jonas, Sua palavra deveria ter sido acatada pelos israelitas do primeiro século.

Tempos Bíblicos e Notas Culturais

Lâmpadas

As lâmpadas eram muito comuns nos lares judeus. Eles queimavam azeite de oliva, piche, nafta ou cera, e tinham mechas de algodão ou linho. (Uma tradição judaica diz que os sacerdotes faziam pavios para as lâmpadas do templo com suas velhas vestes de linho.) Os israelitas mais pobres faziam suas lâmpadas de barro, enquanto os ricos tinham lâmpadas de bronze e outros metais.

Os israelitas deixaram suas lâmpadas queimarem a noite toda, pois a luz os fazia se sentirem mais seguros. Dizem-nos que a família preferia ficar sem comida do que deixar suas lâmpadas se apagarem, pois isso indicava que eles haviam abandonado sua casa (Jó 18:5, 6). O escritor de Provérbios elogia a esposa prudente, dizendo: “Sua lâmpada não se apaga de noite” (Provérbios 31:18). Várias outras passagens da Bíblia mostram que a lâmpada simbolizava a vida e a dignidade de uma família (cf. Jó 21:17; Jer. 25:10).

11:34 Foi dito que “você é o que você come”. Mas ainda mais precisamente, você é o que você vê. É por isso que David disse: “Não porei nada mau diante dos meus olhos” (Sl. 101:3). Uma pessoa que se concentra no que é bom (o ensino de Deus) é saudável. Mas uma pessoa que se concentra no que é ruim (o falso ensino do mundo) está cheia de trevas.

11:36 todo o seu corpo está cheio de luz: Uma pessoa pode se tornar como luz, uma imagem viva do que a Palavra de Deus ensina, concentrando-se na luz da verdade.

11:38 Ele não se lavou antes do jantar: Tal lavagem cerimonial é descrita no AT (ver Gn 18:4; Juízes 19:21), mas não ordenada.

11:39 faça o lado de fora... limpo: Essas condenações de Jesus são semelhantes às de Mt. 23. Os fariseus lavavam o exterior dos copos, certificando-se de que os copos não se tornassem impuros pelo contato com um inseto morto (veja Lv. 11: 31-38). Jesus salientou que os fariseus se preocupavam com as aparências externas e limpeza ritual, enquanto o que estava dentro, o que realmente conta, estava cheio de egoísmo e maldade.

11:42 passa: Os fariseus se preocupavam com o dízimo de dez por cento, mesmo até as menores ervas, que eram dizimadas de acordo com os ditames da tradição, não a Lei de Moisés (veja Nm 18:21-32; Deut. 14: 22–29; veja também Levítico 27:30 para a prática do dízimo das ervas). A Lei falava em dízimo de todos os produtos, mas o que constituía comida era debatido. Alguns fariseus adotavam a interpretação mais estrita e contavam quase tudo, inclusive especiarias. No entanto, eles negligenciaram duas coisas básicas sobre as quais os profetas também haviam advertido: amor e justiça (ver Mq. 6:8; Zc. 7:8-10).

11:44 Os fariseus eram como sepulturas escondidas. Ter contato com uma sepultura ou com os mortos era tornar-se cerimonialmente impuro (ver Números 19:11-19). Qualquer um ou qualquer coisa na mesma sala que o morto era considerado impuro na tradição judaica. Esta é a condenação mais forte de Jesus. Os fariseus, os modelos de pureza, eram de fato o cúmulo da impureza.

11:46 Jesus aplicou Suas aflições aos advogados, bem como aos fariseus. No grego cotidiano, o termo traduzido cargas refere-se à carga de um navio. A ideia é que uma grande pressão estava sendo imposta ao povo e, no entanto, no final, esse fardo não o aproximou de Deus. Aqui Jesus repreendeu a tradição que cresceu em torno da Lei de Moisés. vocês mesmos não tocam os fardos: O significado desta frase é debatido. Jesus estava acusando os escribas de hipocrisia por não praticarem o que ensinavam e por fazerem distinções que os liberavam de obrigações, como faziam com juramentos (veja Mt 5:33-37)? Ou Jesus estava simplesmente acusando os escribas de não oferecerem ajuda e compaixão àqueles que tentavam seguir suas regras? A segunda interpretação é mais provável, pois os fariseus eram conhecidos por aderirem à Lei.

11:47, 48 você constrói os túmulos dos profetas: Jesus fez uma comparação irônica e mordaz entre a geração atual de Israel e as gerações do passado. Jesus estava dizendo que a geração atual terminou o trabalho de matar os profetas que a geração anterior havia começado. A construção e o cuidado dos túmulos deveriam ser um ato de honra aos profetas, mas Jesus apontou que algo mais estava realmente acontecendo.

11:49 A sabedoria de Deus se refere ao conhecimento que Deus tem do povo. Os profetas e apóstolos que seriam perseguidos e mortos eram os discípulos e os profetas da igreja primitiva. Esta é a base da repreensão anterior de Jesus (vv. 47, 48). Aqueles que viriam na geração atual com a mensagem de Deus sofreriam o mesmo destino que os profetas do passado.

11:50 Geração parece se referir ao povo ou nação de Israel. Eles receberam e receberiam julgamento pela maneira como trataram os profetas de Deus. O julgamento aqui se refere especificamente à queda de Jerusalém em 70 dC e, finalmente, ao julgamento final de Deus na Tribulação.

11:50, 51 Abel é retratado como o primeiro profeta a ser morto, remontando à fundação do mundo (veja Gn. 4:10). Zacarias é provavelmente o homem descrito em 2 Cr. 24:20–25. Ele seria o último profeta morto no AT se considerarmos a ordem hebraica dos livros do AT.

11:52 Jesus acusou os advogados de fazer o oposto do que eles alegaram ser seu chamado. Em vez de aproximar as pessoas de Deus, eles removeram a possibilidade de entrarem nesse conhecimento e impediram que outros também entendessem.

11:54 procurando agarrá-lo: Os escribas e fariseus começaram a desafiar Jesus na esperança de que Ele cometesse um erro que lhes permitisse destruir Seu ministério. Eles estavam esperando por Ele (6:11; 19:47, 48; 20:19, 20; 22:2).


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Lucas 11 — Estudo Teológico das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×