Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lucas 12 — Estudo Teológico das Escrituras

Lucas 12

12:1, 2 O fermento aqui representa a presença de corrupção. Pão ázimo é o que os judeus comeram na Páscoa (veja Ex. 12: 14-20). A corrupção em vista aqui é a hipocrisia. Praticar a hipocrisia não tem sentido porque, eventualmente, todas as ações – boas e más – serão expostas.

12:3 será proclamado nos telhados: Todos os segredos serão revelados por Deus (veja Rom. 2:15, 16; 1 Cor. 4:5 ). A sala interna era uma despensa que era cercada por outras salas; era a parte mais privada de uma casa.

12:4 não tenha medo daqueles que matam o corpo: Este versículo antecipa a presença de severa perseguição religiosa em resposta às observações de Jesus em 11:39-54.

12:5 Mesmo no contexto de perseguição física, o único que os crentes devem temer é Deus, que vê como vivemos e nos julga. Jesus não estava garantindo a preservação física nesta vida, mas estava abrindo a perspectiva de libertação na próxima vida.

12:6 Este versículo enfatiza que Deus conhece os mínimos detalhes do que acontece na terra. O cobre as moedas mencionadas eram a menor moeda em circulação, valendo cerca de um décimo sexto do salário de um dia básico.

12:8 A questão aqui é a fidelidade no testemunho de Jesus, especialmente no contexto da rejeição religiosa. Reconhecer Jesus diante dos homens significa ser reconhecido pelo Filho do Homem diante de Deus.

12:9 nega... será negado: Todo ato de negação de Cristo na terra encontrará uma negação proporcional de recompensa no tribunal (veja 1 João 2:28). Isto não está falando do dom da salvação, mas do prêmio ou recompensa (veja 1 Cor. 9: 24-27).

12:10 Uma palavra contra o Filho do Homem é perdoável porque Sua divindade estava velada, mas blasfêmia contra o Espírito Santo é flagrante rejeição das obras e palavras de Cristo.

Estudos de palavras

BLASFÊMIA
( grego blasphēmia) (12:10; Mat. 12:31; Marcos 3:28 ) Strong's #988

Blasfêmia é o ato de amaldiçoar, caluniar, injuriar ou mostrar desprezo ou falta de reverência a Deus. No AT, blasfemar contra Deus era um crime grave punível com a morte ( Lev. 24: 15, 16 ). Foi uma violação do terceiro Mandamento, que exigia que o nome e a reputação do Senhor fossem mantidos ( Ex. 20: 7 ). Os judeus incrédulos dos dias de Jesus acusaram-no de blasfêmia porque pensavam nele apenas como um homem enquanto Ele afirmava ser o Filho de Deus ( Mt 9:3 ). Na verdade, a ilegalidade dos próprios judeus estava fazendo com que o nome de Deus fosse blasfemado entre os gentios ( Rom. 2: 24 ). Por sua amarga oposição a Jesus e Seu evangelho, eles mesmos eram culpados de blasfêmia ( At 18:6 ). Jesus condenou como blasfêmia eles atribuirem a obra do Espírito Santo a Satanás ( Mat. 12:31, 32 ). Os cristãos são ordenados a evitar o comportamento que blasfema o nome e o ensino do Senhor ( 1 Tim. 6: 1 ).
12:11 quando te levam às sinagogas: Esta é outra indicação de que a perseguição religiosa está em vista nestes versículos. Magistrados e autoridades governavam os processos civis, enquanto as sinagogas conduziam os tribunais religiosos. Em tais situações, o discípulo não deve se preocupar com o que dizer.

O Ministério do Espírito Santo nos Escritos de Lucas

Em ambos os seus livros, Lucas destaca as atividades do Espírito com sua frase única “cheio do Espírito Santo”. O livro de Atos narra a ansiosa antecipação da vinda do Espírito, a dramática capacitação dos discípulos no Dia de Pentecostes e a expansão da igreja por meio do poder do Espírito. Mas Lucas também destaca o ministério do Espírito Santo em seu Evangelho, onde o ministério do Espírito Santo centra-se em Jesus. Aqueles ligados a Jesus — João Batista, Isabel, Maria e Simeão — estão cheios do Espírito Santo. O próprio Jesus está cheio do poder do Espírito. Os profetas do Antigo Testamento falaram de Alguém que seria capacitado pelo Espírito de Deus. Lucas ressalta em seu Evangelho que essas profecias foram cumpridas em Jesus ( 4:18-22 ).

Evento: O enchimento de João Batista

Referência: Lucas 1:15–17

Citação e Explicação: “Ele também será cheio do Espírito Santo, desde o ventre de sua mãe.” João, como precursor do Messias, foi capacitado desde a infância para “preparar um povo preparado para o Senhor”.

Evento: A concepção do Messias

Referência: Lucas 1:35

Citação e Explicação: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.” O Espírito de Deus foi o agente da concepção divina; Ele tornou possível o nascimento virginal de Cristo.

Evento: O enchimento de Elizabeth

Referência: Lucas 1:41

Citação e Explicação: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria... [ela] foi cheia do Espírito Santo”. O Espírito capacitou Isabel a encorajar Maria em sua fé.

Evento: O enchimento de Zacarias

Referência: Lucas 1:67

Citação e Explicação: “Agora seu pai Zacarias foi cheio do Espírito Santo.” O Espírito de Deus habitou nos pais de João para que testificassem sobre a vinda do Messias.

Evento: O enchimento de Simeão

Referência: Lucas 2:25–27

Citação e Explicação: “O Espírito Santo estava sobre ele.” O Espírito de Deus levou o piedoso Simeão a um encontro de fim de vida com o menino Messias e a uma proclamação da presença do Messias.

Evento: O batismo de Cristo

Referência: Lucas 3:22

Citação e Explicação: “O Espírito Santo desceu em forma corpórea como uma pomba sobre Ele.” A descida visível do Espírito indica a presença de Deus, bênção e aprovação de Jesus.

Evento: A tentação de Cristo

Referência: Lucas 4:1–13

Citação e Explicação: “Jesus, cheio do Espírito Santo... foi conduzido pelo Espírito ao deserto, sendo tentado pelo diabo durante quarenta dias”. O Espírito levou Cristo a uma arena na qual Ele poderia demonstrar Sua fiel obediência ao Pai.

Evento: A inauguração do ministério de Jesus

Referência: Lucas 4:14–21

Citação e Explicação: “Então Jesus voltou no poder do Espírito para a Galiléia.” O ministério de Cristo, do começo ao fim, foi marcado pela presença e poder de Deus.

Evento: Ensinamento de Jesus sobre a oração

Referência: Lucas 11:1–13

Citação e Explicação: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que Lhe pedirem!” Esta promessa de Cristo prenuncia a vinda do Espírito no Pentecostes.

Evento: promessa de Jesus do Espírito aos Seus discípulos

Referência: Lucas 12:11, 12

Citação e Explicação: “Pois o Espírito Santo lhe ensinará naquela mesma hora o que você deve dizer.” Jesus prometeu a presença confortadora e capacitadora de Deus aos Seus discípulos quando eles estivessem em perigo.

Evento: Profecia de Jesus de Pentecostes

Referência: Atos 1:4–8

Citação e Explicação: “Você será batizado com o Espírito Santo dentro de poucos dias.” Jesus consolou Seus confusos discípulos com a certeza de que o Espírito de Deus viria sobre eles de maneira poderosa e permanente.

Evento: Pentecostes

Referência: Atos 2:1–21

Citação e Explicação: “Todos foram cheios do Espírito Santo”. O advento do Espírito no Pentecostes deu origem à igreja e capacitou seus membros a proclamar as Boas Novas.

12:13 diga ao meu irmão: Jesus é convidado a intervir em uma disputa familiar, como faria um antigo rabino.

12:14 quem me fez juiz: Jesus se recusa a entrar em uma disputa por dinheiro, o que claramente está dividindo uma família. Tais disputas por dinheiro destroem relacionamentos, então Jesus conta uma parábola que explica o perigo de se concentrar na riqueza.

12:18, 19 Incluindo o v. 17, a palavra I aparece seis vezes, mostrando o foco egoísta que este homem tem como resultado de sua fortuna. Seu plano é armazenar seus abundantes recursos para si mesmo, como se os bens fossem apenas seus e devessem ser acumulados. Esse foco no eu é o que Jesus está condenando.

12:20 O julgamento de Deus sobre o egoísmo é claro. O que o rico tolo tinha para a próxima vida? Ele não podia levar seus grãos com ele. O que ele possuía não tinha mais valor após a morte. Em um único dia, o homem rico ficou pobre. Toda a riqueza terrena é temporária e, em última análise, sem valor (Mat. 6:19-21; 1 Tim. 6:6-10, 17-19; Tiago 5:1-6).

12:24 Jesus descreve o cuidado de Deus com os corvos, criaturas impuras de acordo com a lei judaica e entre as aves menos respeitadas (Lev. 11:15; Deut. 14:14). No entanto, Deus até se importa com eles. Quanto mais valor você tem, diz Jesus, apontando que Deus certamente cuidará do discípulo também.

12:25 É incerto se Jesus está dizendo através de sua pergunta retórica que a preocupação não pode aumentar a altura física de uma pessoa ou que a preocupação não pode aumentar o tempo de vida de uma pessoa. Na verdade, a preocupação às vezes pode encurtar a vida. O que está claro é que a preocupação é totalmente inútil e mostra falta de fé no plano de Deus para nossas vidas.

12:27–29 Nem mesmo o rico rei Salomão se vestiu como Deus vestiu os lírios. A ilustração da grama indica que Deus se importa o suficiente para dar beleza às partes de Sua criação que têm vida curta. Por que devemos nos preocupar se Deus cuida tanto da menor folha de grama? O Senhor conhece nossos problemas e nos dará o que precisamos. não procure... nem tenha uma mente ansiosa: já que Deus proverá, não há necessidade de nos concentrarmos em coisas mundanas, como comida. Esta não deve ser nossa principal preocupação, mas nossa primeira prioridade deve ser fazer a vontade de Deus (v. 31 ).

12:30 O mundo busca comida cara e roupas luxuosas como fins em si mesmos. Tem o coração nas coisas, sem pensar em Deus e agradecer-Lhe por tais prazeres. O mundo materialista é como um grupo de passageiros correndo freneticamente para conseguir a melhor espreguiçadeira em um navio afundando. Quando somos consumidos com posses, pouco resta em nosso coração para Deus. seu Pai sabe: podemos confiar em Deus para nos suprir porque Deus sabe exatamente o que precisamos.

12:33 Venda o que você tem: Em contraste com o acúmulo de bens do mundo, o discípulo deve ser generoso com o que Deus dá. bolsas de dinheiro que não envelhecem: Ao servir a Deus e aos outros, você pode investir em seu futuro eterno. Você não pode levar posses com você na próxima vida, mas pode acumular um tesouro eterno dando a outros (veja a declaração de Paulo em Fil. 4:17).

12:34 O que as pessoas consideram valioso é onde sua energia será gasta. Conhecer a Deus e investir em Seus propósitos deve ser o tesouro que buscamos.

12:35 cintura seja cingido... lâmpadas acesas: Estas são duas imagens de prontidão. Uma lâmpada era usada à noite, enquanto cingir a cintura envolvia puxar a bainha de um manto para que se pudesse correr. Jesus estava chamando os discípulos para estarem prontos para o serviço.

12:36 Jesus comparou os discípulos a servos que estão prontos para servir seu mestre imediatamente. Paulo também usou esta imagem para descrever sua relação com Deus (veja Rm 1:1).

12:37 Abençoado: Aqui a bênção está sobre aqueles que observam atentamente o retorno de seu mestre. Jesus estava falando de serviço fiel e obediente. Um dia Jesus voltará para prestar contas de como as pessoas O serviram (veja Rom. 14:10; 2 Cor. 5:10). Em uma inversão da imagem do servo, Jesus destacou que o servo fiel será servido por Jesus em Seu retorno. A fidelidade será recompensada.

12:38 Este versículo fala de um retorno em uma hora incomumente tardia. O tempo exato referido depende de qual sistema de tempo foi usado. No sistema romano, a segunda e a terceira vigília seriam das 21h às 3h. No método judaico, seria das 22h às 6h. Lucas geralmente usa o padrão romano (veja Atos 12:4); mas como Jesus está falando, o sistema judaico também é possível. O ponto é que a atenção constante é necessária.

12:39, 40 ele teria observado: Jesus mudou ligeiramente a ilustração, comparando o relógio com a proteção contra um roubo. O conhecimento do tempo levaria à vigilância. Mas como o tempo não é conhecido, a prontidão constante é essencial.

12:41 para nós, ou para todas as pessoas: Pedro perguntou se o ensino de Jesus era apenas para os discípulos ou para todas as pessoas. Jesus não respondeu à pergunta diretamente. Em vez disso, Ele descreveu uma variedade de categorias de servos. Os servos são aqueles que pertencem ao Mestre e têm sua mordomia avaliada (19:11-27). Várias respostas, da fidelidade à desobediência flagrante, são descritas nos vv. 42-48. A questão é quem vive a vida de uma forma que busca e leva a sério a volta de Jesus (veja 1 João 2:28).

12:44 ele o fará governante: Tal governo será uma parte da administração do reino de Jesus quando Ele retornar (veja 19:11-27; 1 Cor. 6:2, 3; Apoc. 20-22).

12:45 está atrasado... começa a bater: Este servo é descrito como fazendo conscientemente o oposto de cuidar dos outros e de tratar o retorno do Mestre como irrelevante.

12:46 A imagem de ser morto - cortado em dois - indica a severidade deste julgamento, especialmente em contraste com as chicotadas dos vv. 47, 48. Os incrédulos são aqueles que não levaram a sério as consequências do julgamento (veja 2 Cor. 5:10; Apoc. 3:11).

12:47 sabia... não se preparou ou fez: Esta é uma categoria de desobediência, não tão flagrante quanto fazer o oposto, mas infidelidade, no entanto. Este servo é disciplinado com muitos açoites, embora não seja rejeitado. Tal avaliação dos líderes da igreja é descrita em 1 Coríntios. 3:10-15 e é ampliado para se aplicar a todos os crentes em 2 Coríntios. 5:10.

12:48 A disciplina para o ignorante é menos severa – derrotada com poucos. A parábola sugere graus de punição de Deus: Os fiéis são recompensados, os ignorantes são disciplinados um pouco, os desobedientes são disciplinados moderadamente e os desobedientes são executados. Em cada caso, a mordomia do servo é avaliada.

12:49 Eu vim para enviar fogo: O fogo é uma imagem associada ao julgamento de Deus (veja Jer. 5:14; 23:29). A vinda de Jesus traz julgamento sobre aqueles que se recusam a aceitá-lo e separa os crentes dos infiéis. Embora Jesus estivesse pronto para o julgamento da humanidade, outras coisas tinham que acontecer primeiro (v. 50).

12:50 Como uma figura para a morte de Jesus (veja Marcos 10:38, 39), o batismo neste versículo se refere à vinda das águas transbordantes do julgamento divino (veja Salmos 18:4, 16; 42:7; 69: 1, 2; Is. 8:7, 8; 30:27, 28). Observe a resposta humana de Jesus ao que Ele reconheceu como Sua morte necessária.

12:51 Parte da missão de Jesus era criar uma divisão dentro da humanidade. Outros textos de Lucas falam de Jesus trazendo paz (ver 2:14; 7:50; 8:48; 10:5, 6; Atos 10:36; Ef. 2:13-17). Ele oferece paz para aqueles que respondem a Ele.

12:54, 55 uma nuvem subindo do oeste: Na Palestina uma brisa ocidental significava umidade vinda do Mar Mediterrâneo. Um vento sul significava ar quente vindo do deserto.

12:56 Hipócritas: Jesus repreendeu Sua audiência por ser capaz de discernir o tempo, mas não o que Deus estava fazendo através Dele.

12:58, 59 faça todos os esforços... para acertar com ele: A imagem aqui é de um magistrado que funciona como um oficial de justiça trazendo um devedor para a prisão. Como o contexto desta passagem é a missão de Jesus, o juiz provavelmente representa Deus. A mensagem desta parábola é reconciliar-se com Deus antes que venha o julgamento.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Lucas 12 — Estudo Teológico das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×