Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios 9 Comentado e Interpretado

Provérbios 9

A última e grande lição de Salomão para seu filho está quase completa. Talvez Salomão tenha parado aqui. Talvez ele tenha pensado se já havia ensinado o suficiente. Seu filho jovem precisava dos fatos completos. O filho precisava decidir entre o comportamento sábio e o mau comportamento. Sua decisão guiaria toda a sua vida. No futuro, o filho seria rei, como seu pai Salomão. Então, o filho se tornaria poderoso. Salomão queria que o filho escolhesse a Sabedoria.

Salomão decidiu acrescentar um grande poema final. Este poema explicaria a sabedoria a seu filho, mas também explicaria o oposto da sabedoria. Então, finalmente, o filho saberia o suficiente. Então, o filho poderia tomar sua própria decisão. O filho deve escolher se quer ser sábio. Caso contrário, o filho seria um tolo e toda a nação sofreria.

1 A mulher chamada Sabedoria construiu uma casa esplêndida. Ela fez 7 colunas para sua casa. 2 Ela preparou a comida. Ela derramou o vinho. Sua mesa está pronta para uma refeição. 3 Seus servos saíram para buscar os convidados. Ela declara sua mensagem do lugar mais alto da cidade.

9:1 A mulher, chamada Sabedoria, trabalhou duro. Ela decidiu convidar convidados. Ela até construiu uma casa especial para dar-lhes uma recepção especial. A casa tem 7 colunas, por isso é grande. Está completo e perfeito. O número 7 pode se referir às 7 instruções nos versículos 6-12.

9:2 Tudo está pronto. A mulher, Sabedoria, preparou uma grande refeição para seus convidados. Seus convidados não ficarão com fome. A sabedoria preparou tudo o que eles precisam.

Deus provê as coisas que precisamos. Paulo escreveu: ‘Meu Deus proverá tudo o que você precisa. Ele fará isso das riquezas que estão em Jesus.’ (Filipenses 4:19) Jesus disse: ‘Olhe para os pássaros! Eles não cultivam seu próprio alimento. No entanto, Deus os alimenta. Você é mais valioso do que os pássaros. (Mateus 6:26)

A Bíblia compara o céu com um convite para uma refeição. ‘O Espírito e a noiva dizem: ‘Vem! Que todos que ouvirem repitam: “Vem!” Se você precisa beber, então venha! Receba o presente gratuito da água da vida!’ (Apocalipse 22:17) ‘Venha, se precisar beber! Venha para a água! Se você não tem dinheiro, então ainda venha! Sem dinheiro, você pode comprar e você pode comer! Compre vinho e leite! Você não precisa de dinheiro, porque não há custo.’ (Isaías 55:1)

9:3 Os servos da Sabedoria (a mulher) vão buscar os convidados. A própria sabedoria convidou os convidados. Todos podem ouvir sua mensagem porque todos devem escolher se querem aprender a ser sábios.

Em Lucas 14:15-24, Jesus contou uma história sobre uma refeição. Um homem convidou todos os seus amigos para uma grande refeição, mas todos recusaram. O homem ficou muito bravo. Se seus amigos não viessem, outras pessoas deveriam desfrutar de sua grande refeição. Convidou os pobres e os doentes. Ele convidou os cegos. Ele convidou pessoas que não podiam andar. Todos foram bem-vindos.

A história de Jesus significa que devemos convidar todos a se tornarem cristãos. Se nossos amigos recusarem, devemos convidar outras pessoas. Podemos convidar pessoas pobres e doentes. Podemos convidar pessoas que não gostamos. Podemos até convidar nossos inimigos. Deus quer que façamos isso. No céu, Deus está preparando uma grande refeição. A casa de Deus deve estar cheia de pessoas. Se nossos amigos recusarem, eles não estarão na grande refeição de Deus. Outras pessoas tomarão seu lugar.

4 ‘Se você é simples, então venha aqui!’ Ela diz isso para as pessoas imprudentes. 5 ‘Venha e coma minha comida!  Beba o vinho que eu servi! 6 Deixe seus caminhos simples e viva com sabedoria!’ 7 Não pare alguém que está insultando outras pessoas! Ele só vai te insultar.  Não corrija um homem mau! Ele vai te atacar. 8 Não corrija alguém que está insultando outras pessoas! Ele vai te odiar por sua interrupção. Mostre a um homem sábio como ele está errado! Ele o amará por sua correção. 9 Ensine um homem sábio e ele se tornará ainda mais sábio. Ensine um bom homem e ele aprenderá mais. 10 Respeite a Deus! Esta é a primeira lição de sabedoria. Conheça Deus! Isso é inteligência. 11 Eu sou Sabedoria. Se você aprender comigo, terá uma vida longa. 12 Se você for sábio, então sua sabedoria o recompensará. Se você insultar outras pessoas, só você sofrerá.’

9:4 Sabedoria, a mulher, escolhe cuidadosamente seus convidados. Eles não são os convidados que poderíamos selecionar. Ela não escolhe apenas pessoas inteligentes, cuja conversa será boa. Ela não escolhe apenas pessoas famosas, para que outras pessoas a respeitem. Ela nem mesmo seleciona pessoas ricas.

Os convidados da Sabedoria são pessoas ‘simples’. São pessoas que não conhecem o comportamento bom e mau. São pessoas que fazem muitas coisas erradas. Essas pessoas ainda não aprenderam a ser sábias. A sabedoria, a mulher, quer ensiná-los. Ela quer mostrar o caminho certo para eles. Ela quer conduzi-los a Deus.

Jesus disse: ‘Quando você fizer uma refeição, não convide seus amigos! Não convide seus irmãos ou parentes! Não convide seus vizinhos ricos ! Se você fizer isso, eles podem convidá-lo de volta. Você queria dar um presente, mas eles vão retribuir. Quando você fizer uma ótima refeição, convide os pobres! Convide pessoas doentes! Convide os cegos! Convide pessoas que não podem andar. Então Deus será gentil com você. Essas pessoas não podem convidá-lo de volta. Em vez disso, Deus o recompensará no céu.’ (Lucas 14:12-14)

9:6 Uma pessoa deve fazer duas coisas para se tornar um cristão:

· Ele deve se afastar do mau comportamento. A mulher chamada Sabedoria diz: ‘Deixe seus caminhos simples e viva!’

· Ele deve confiar em Deus. A mulher chamada Sabedoria diz: ‘Viva com sabedoria!’

Pedro explicou isso em Atos 3:19. ‘Recusar-se a fazer coisas más! Volte-se para Deus! Se você fizer isso, Deus o perdoará. Ele lhe dará uma nova vida.

9:7 Algumas pessoas nunca vão te ouvir. Eles se recusam a seguir conselhos. Eles recusam toda correção.

9:8 Talvez, você pense que você é sábio. Aqui está um teste para você. Um homem sábio ama a pessoa que o corrige. Um homem sábio aprende com a pessoa que vê seus erros (do homem sábio). Se você ama tal pessoa, então você é realmente sábio.

9:9 Um cristão deve sempre querer aprender. O versículo fala sobre um ‘homem sábio’ e um ‘homem bom’. Um cristão deve querer ser tanto ‘sábio’ quanto ‘bom’. Na igreja, ele deve aprender com o pregador (ou seja, o orador). Em casa, ele deve aprender com sua família. No trabalho, ele deve aprender a ser justo e honesto. Quando ele está sozinho, ele deve orar. Ele deve ler a Bíblia e aprender com Deus. Se ele fizer isso, ele se tornará mais sábio. Ele vai aprender mais. Ele conhecerá a Deus cada vez mais.

9:10 Uma pessoa sábia nem sempre é inteligente ou esperta. Ele pode saber apenas algumas coisas. Talvez ele só tenha aprendido sua primeira lição.

Esta é a primeira lição: ‘Respeite a Deus!’ Deus deve ser o primeiro em nossas vidas. Deus é mais importante que nossos negócios. Deus é mais importante que nossos amigos. Deus é ainda mais importante do que nossas famílias. Quando tomamos uma decisão, devemos primeiro pensar em Deus. Devemos perguntar se nossos planos são bons ou maus. Devemos decidir se nossos planos honram a Deus.

Esta é apenas a primeira lição. Mas é uma grande lição. Esta lição nos ensinará a ser sábios. Se respeitarmos a Deus, então as más ideias não nos atrairão. Se respeitarmos a Deus, tentaremos ser justos e honestos com as outras pessoas. Se respeitarmos a Deus, então o dinheiro não controlará nossas vidas. Se respeitamos a Deus, então devemos querer aprender com Deus.

9:11 A sabedoria, como uma mulher, cuida de nós. Ela é como uma mãe. Se uma criança não ouve sua mãe, então ela está em perigo. Se uma criança aprende com sua mãe, suas instruções o manterão seguro.

9:12 A sabedoria oferece uma recompensa real. A sabedoria beneficiará toda a nossa vida. Se você se recusar a ser sábio, então você sofrerá.

A mulher chamada Sabedoria termina seu discurso. Este é seu discurso final no Livro de Provérbios. O poema também está chegando ao fim. Mas então vemos outra mulher. Esta segunda mulher também está gritando. Ela também tem um convite. Ela também oferece uma refeição. Se você é simples, pode confundir essa outra mulher com Sabedoria. Se você é simples, pode cometer um erro terrível.

13 Outra mulher grita em voz alta. Ela é chamada de ‘A Mulher Tola’. Ela não sabe nada. Ela não tem disciplina. 14 Ela está sentada à porta de sua casa. Ela fica no lugar mais alto da cidade. 15 Ela chama aqueles que passam por ela. Ela chama enquanto eles caminham em frente. 16 ‘Se você é simples, então venha aqui!’ Ela diz isso para as pessoas imprudentes. 17 ‘A água que roubamos tem um gosto bom. A comida que comemos em segredo é maravilhosa.’ 18 Pessoas mortas estão em sua casa. O homem que ela atrai não sabe disso. Ele não sabe que seus convidados anteriores estão no inferno.

9:13 A segunda mulher é chamada de ‘A Mulher Tola’. As pessoas que aceitam o convite dela são tolas. É por isso que ela tem esse nome. Sabedoria, a mulher, diz que o conhecimento é valioso (Provérbios 8:10). A Mulher Tola não pensa assim. Ela acha que o conhecimento não tem valor. Ela não sabe nada.

9:14 A mulher chamada Sabedoria preparou uma boa refeição para seus convidados. A sabedoria até construiu uma casa esplêndida para eles. Mas a Mulher Tola é preguiçosa. A Mulher Tola não fez nenhuma dessas coisas. Ela não suporta nem convidar seus convidados. Ela se senta.

As mensagens das duas mulheres vêm do lugar mais alto da cidade. Assim, todos ouvirão as duas mensagens. Ninguém sentirá falta deles. Todos receberão os dois convites. Não podemos aceitar ambos os convites. Devemos escolher. Ou seguimos a sabedoria, ou somos tolos.

9:15 As pessoas andam em frente. Salomão compara a vida a uma jornada. Devemos andar em frente. Veja Provérbios 4:25-26. Não devemos permitir que coisas más nos atraiam. A Mulher Tola chama as pessoas. Ela quer afastá-los do caminho reto. Ela quer levá-los no caminho para sua casa. Ela os afastará de Deus. No final, ela irá destruí-los.

9:16 Ouvimos este convite anteriormente, no versículo 4. A Mulher Tola dá as mesmas palavras de convite que a mulher chamada Sabedoria. A Mulher Tola também chama as pessoas ‘simples’. As pessoas más já decidiram ser tolas. As pessoas simples ainda não decidiram. A Mulher Tola tenta persuadi-los. Ela quer tentá-los.

9:17 A Mulher Tola também oferece uma refeição aos seus convidados. No entanto, sua refeição não pertence a ela. Ela roubou a água. Ela deve comer em segredo. ‘Água’ nos lembra de Provérbios 5:15-18. Nessa passagem, ‘água’ se refere ao amor e ao sexo. Então, a Mulher Tola oferece sexo. Ela ‘roubou’ sexo, então isso não é sexo entre marido e mulher. Este é o mesmo convite de Provérbios 7:18-20. É por isso que a refeição é secreta. Assim, a refeição também dá a ideia de sexo.

A mulher tenta o homem simples com más ideias. Salomão está pensando em todas as coisas más, não apenas em sexo. Se formos tolos, então escolheremos fazer coisas más. Se nos recusamos a ser sábios, também nos recusamos a seguir a Deus.

Ações más podem parecer ‘boas’. Ações más podem parecer ‘maravilhosas’. Estes são apenas sentimentos; não são realidade. A realidade é que o mau comportamento é sempre errado. A realidade é que o mau comportamento nos destruirá. A realidade é que Deus odeia todas as coisas más.

9:18 ‘A morte é como um salário para a pessoa que faz coisas más. Mas Deus nos dá a vida que durará para sempre, através de Jesus.’ (Romanos 6:23)

A morte e o inferno são os castigos por nossas más ações. Portanto, não devemos fazer coisas más. Em vez disso, devemos servir a Deus. E devemos pedir a Deus que nos perdoe. Deus quer que confiemos nele. O amor de Deus é como um dom gratuito. Deus oferece vida real. Não morreremos. Viveremos sempre com ele, no céu. Este é o melhor convite.

Devemos fazer nossa escolha. Podemos ser sábios, ou podemos ser tolos. Tome a decisão certa! Deus quer que todos nós aprendamos a ser sábios.

O Livro de Provérbios esconde uma história triste. Salomão foi um rei sábio durante a maior parte de sua vida. Quando ficou velho, Salomão esqueceu sua sabedoria. Ele teve muitas esposas. Suas esposas o tentaram a servir a falsos deuses. Ele não se lembrou de Deus, que lhe deu sabedoria. Ele serviu a falsos deuses. O verdadeiro Deus estava zangado com Salomão (1 Reis 11:1-10).

Salomão escreveu Provérbios 1:1 a Provérbios 9:18 para seu filho. Ele queria que seu filho aprendesse a sabedoria. Salomão tentou ensinar seu filho. O filho de Salomão foi chamado Roboão. Roboão tornou-se rei quando Salomão morreu. Roboão nunca seguiu a sabedoria. Quando se tornou rei, sua primeira decisão foi recusar a sabedoria. Ele se recusou a obedecer aos conselhos dos sábios conselheiros de Salomão. Em vez disso, ele escolheu conselheiros que nada sabiam (1 Reis 12:1-19). A primeira decisão de Roboão foi terrível.

A maioria das pessoas se recusou a servir a Roboão. Houve uma revolução e uma guerra. A nação se dividiu em duas. Salomão liderou uma grande nação. Sua nação estava sempre em paz. Seu filho, Roboão, liderou uma pequena nação. Roboão foi sempre no guerra (1 Reis 14:30).


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios 9 Comentado e Interpretado

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×