Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ezequiel 22:1-31 Comentado e Interpretado

Tags: eles deus

Ezequiel 22

Deus disse a Ezequiel para declarar julgamento contra Jerusalém. As palavras desta profecia são como as palavras do juiz em um tribunal. Ezequiel teve que acusar Jerusalém e Judá por causa dos pecados dos habitantes. Então, ele fala a Jerusalém como se a própria cidade fosse culpada por esses pecados.

22:1-5 Duas vezes, o Senhor diz a Ezequiel para declarar o julgamento contra Jerusalém. O assunto agora é urgente. Ezequiel deve dizer ao povo quais são seus crimes. Isso não é uma questão de história. As pessoas na cidade estão agora fazendo essas coisas más. Eles mataram tantas pessoas na cidade de Jerusalém. Eles se afastaram do verdadeiro Deus para servir a falsos deuses. Eles são culpados de todas as más ações. Eles são perversos e cruéis. É por isso que eles estão sofrendo agora. Em breve o castigo final de Deus virá sobre eles. Deus destruirá Jerusalém.

As nações ao redor podiam ver o pecado de Jerusalém. Eles podiam ver que era culpado de tantas coisas más. E eles riram da cidade.

22:6 A causa principal do mau comportamento em Jerusalém foram seus líderes. Eles deveriam ter levado o povo a fazer as coisas certas. Eles deveriam ter ensinado a eles a lei de Deus. Mas, os líderes eram ainda mais culpados do que o resto do povo.

Manassés tinha sido um rei ruim. Ele governou por 55 anos (2 Reis capítulo 21). Então havia um bom rei. Josias governou por 31 anos (2 Reis capítulos 22 a 23). Mas seus esforços para trazer o povo de volta a Deus não duraram. Depois dele, houve mais reis maus. E a nação estava tão ruim quanto antes.

Todos os líderes estavam usando seu poder para seus próprios desejos. Eles até causaram a morte de muitas pessoas em Jerusalém.

22:7 Ezequiel faz uma lista das coisas erradas que o povo fez em Jerusalém. Cada uma dessas ações era contra as leis que Deus deu a Moisés.

A lei diz que devemos respeitar nossos pais (Êxodo 20:12). As pessoas odiavam seus pais e mães. Devemos dar as boas-vindas aos estranhos e ajudá-los (Levítico 19:34). As pessoas roubaram e atacaram os estranhos. Temos o dever de cuidar das crianças que não têm pais. Devemos ajudar as viúvas (Êxodo 22:22). Mas as pessoas em Jerusalém não se importavam. Eles se recusaram a ajudar as pessoas que precisavam de ajuda. Eles fizeram todo tipo de maldade com aquelas pessoas que eram mais fracas. Eles não respeitavam as outras pessoas.

22:8 Os líderes não respeitavam a Deus. Eles fizeram coisas más no templo. Eles até colocaram falsos deuses lá. O Senhor havia dito a eles que tornassem os sábados especiais (Êxodo 20:8-11). Ele lhes deu regras para esses dias especiais. Mas os líderes e o povo não obedeceram às regras de Deus. Eles não respeitavam o Senhor seu Deus.

22:9-12 A lei diz que não devemos ser falsas testemunhas (Êxodo 20:16). Devemos falar a verdade. Mas em Jerusalém, os habitantes contaram mentiras terríveis. O que eles disseram era falso. Como resultado, eles mataram pessoas inocentes.

Devemos adorar apenas o único Deus real (Êxodo 20:3-4). Mas o povo servia a falsos deuses em todos os lugares altos. A lista continua com todos os tipos de pecados sexuais. Todos esses pecados são contra as leis de Deus. A razão de muitos de seus crimes era o desejo do povo por dinheiro. Eles assassinaram e enganaram.

A principal causa de todos os seus pecados foi que eles se esqueceram do Senhor Deus. Eles não se lembravam de que eram responsáveis por ele.

22:13-16 Deus bateu suas mãos, por causa de sua ira. Em outras palavras, poderíamos dizer que ele sacudiu o punho para eles. Isso significa que Deus os puniria. Jerusalém não suportaria os dias de punição. Deus havia dito ao povo que destruiria Jerusalém. Eles não podiam ficar contra Deus. Eles não tiveram coragem suficiente. E, claro, eles não eram fortes o suficiente.

Algumas pessoas escapariam da morte em Jerusalém. Mas Deus os espalharia pelas nações. A partir desse momento, eles parariam de servir a falsos deuses. Eles teriam vergonha do que tinham feito. Eles então saberão que o Senhor é Deus.

22:17-22 O fogo derrete os metais. As coisas que não são metal puro sobem ao topo. O trabalhador vai jogar esse lixo fora. As pessoas em Judá são como esse lixo. O Senhor os jogará fora.

Quando o operário torna a prata pura, o calor do fogo derrete os metais. No calor certo, outros metais permanecerão no fogo à medida que se remove a prata. Para o homem que faz coisas de prata, tais resíduos de metais são inúteis. Para o Senhor, o povo de Judá é como esses resíduos de metais.

O Senhor usa esse processo para mostrar como matará as pessoas em Jerusalém. O fogo (que significa sua ira) queimará contra eles. Ele enviará o exército da Babilônia para cumprir o castigo. Eles destruirão Jerusalém e matarão seus habitantes. Eles vão queimar a cidade com um fogo real.

O fogo que destrói é uma imagem em palavras. Mostra o que realmente aconteceu nos anos 588 a 586 aC. Ezequiel escreveu isso cerca de três anos antes de acontecer. E então as pessoas saberão que isso é um castigo do Senhor.

22:23-24 Deus havia prometido chuva aos israelitas se eles o obedecessem. Ele prometeu parar a chuva se eles não o obedecessem (Deuteronômio 11:14-17). Eles não lhe obedeceram e ele ficou zangado com eles. Portanto, não havia chuva na terra.

22:25-29 Os líderes trabalharam juntos para seu próprio benefício. Eles não se importavam com as pessoas. Os líderes simplesmente queriam ficar ricos. Eles não serviram a Deus ou o obedeceram. O resultado de seus atos malignos foi que muitas pessoas morreram.

Os sacerdotes deveriam ter ensinado o povo a conhecer a Deus. Eles deveriam ter sido os agentes de Deus para o povo. Eles deveriam ter obedecido a lei de Deus e deveriam ter ensinado o povo também. Mas os sacerdotes não obedeceram à lei e não ensinaram o povo. Eles não respeitavam o templo ou a obra de Deus. Eles não guardavam os sábados como dias especiais. Eles não respeitavam o Senhor Deus.

Os líderes de Jerusalém eram homens maus. Eles mataram pessoas e roubaram suas riquezas. Os profetas deveriam ter falado contra essas más ações. Mas eles não o fizeram. Em vez disso, eles deram falsas profecias. Eles falavam como se essas ações fossem boas. Eles mentiram. Eles disseram que falavam as mensagens do Senhor. Mas o Senhor não havia falado com eles. (Veja Ezequiel 13:1-23)

O povo fez o que seus líderes fizeram. Eles trapacearam e roubaram os pobres, os fracos e os estrangeiros.

22:30-31 Houve profetas verdadeiros, por exemplo Ezequiel e Jeremias. Mas os líderes e o povo não deram ouvidos aos verdadeiros profetas. Deus procurou alguém que levasse o povo a fazer as coisas certas. Tal pessoa faria com que se arrependessem e se voltassem para Deus. Essa pessoa seria como um operário que conserta uma parede. Ou seria como um soldado que defende a brecha na muralha de uma cidade. Suas ações seriam o oposto das ações dos falsos profetas. Eles estavam agindo como maus trabalhadores que apenas cobrem uma parede fraca com tinta.

Então, Deus procurou um homem em quem pudesse confiar. Ele procurou um homem que pudesse vir até ele em nome do país. Deus não queria destruir o país. Mas não havia outro jeito. Tal homem não existia. Então, Deus destruiu Judá. Sua raiva era como um fogo que ninguém podia apagar.

Ezequiel escreveu isso como se já tivesse acontecido. Mas o desastre final ainda estava alguns anos à frente. O fim aconteceria em 586 aC.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Ezequiel 22:1-31 Comentado e Interpretado

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×