Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

VT – TALMUD (תַּלְמוּד)

 


É o “corpus juris”, o código básico da lei civil e canônica (religiosa) do judaísmo pós-bíblico, também conhecido como período interbíblico. A palavraTalmud deriva da raiz hebraica Lamod (estudo), assim Talmud é uma abreviatura para (estudo da Torá)). Consiste, de grosso modo, de duas obraspertencentes a duas épocas distintas:

Mishná – o texto fundamental escrito em hebraico;

Guemara, que é o seu comentário e interpretação, escrito em aramaico;

Há dois Talmud, o palestino, datando do sec. 400 a.C, e o babilônico, datando do sec. 500 a.C. O Talmud babilônico contém a primeira lista definitiva de livros da Bíblia hebraica. Ambos os Talmud contêm material que é comum seguindo uma forma semelhante de organização, embora também haja diferenças consideráveis em seus conteúdos. O Talmud é organizado debaixo de seis títulos longos, subdivididos em vários sub-títulos: origens, pessoas designadas, mulheres, danos, coisas santas, e pureza.[1]

O Talmud contém os trabalhos intelectuais, opiniões e ensinamentos dos antigos sábios judeus, expondo e desenvolvendo as leis religiosas e civis da Bíblia, durante um período de cerca de 8 séculos (desde o ano 300 a.C. até  ano 500 d.C.).[2]

O Talmud inclui dois diferentes elementos:

Halahá (lei) – reúne os estatutos da lei oral, contendo as discussões Das Escolas da Palestina e da Babilônia, para alcançar as fórmulas definitivas da Lei.

Hagadá – que mesmo partindo do texto bíblico, ensina por meio de lendas, alegorias, reflexões de moral e reminiscências históricas.

A palavra Talmud referia-se no principio somente à Guemara; posteriormente o nome veio a ser aplicado a ambos: Mishná e Guemara e tem a seguinte relação entre si: a primeira é o texto e a segunda o comentário.

O Talmud é um conjunto de sessenta e três livros legaiséticos e históricos, escritos pelos antigos rabinos. Foi publicado no ano de 499 d.C. nas academias religiosas na Babilônia, onde vivia a maior parte dos judeus daquela época. É uma compilação de leis e de erudição e, durante séculos, foi o mais importante compêndio das escolas judaicas. O judaísmo ortodoxo baseia suas leis geralmente nas decisões encontradas no Talmud. Parte considerável dessa obra enciclopédica só oferece interesse a estudiosos profundos da lei. Mas o Talmud é muito mais do que uma série de tratados legais. Intercalados nas discussões dos eruditos há milhares de parábolasesboços biográficosanedotas humorísticas e epigramas que fornecem uma visão íntima da vida judaica nos dias que antecederam e seguiram de perto à destruição do Estado judeu. É um reservatório de sabedoria tão valioso hoje quanto o foi há quase dois mil anos. Os mesmos mestres judaicos que produziram o Talmud compilaram também o Midrash, coleção de comentários rabínicos sobre os ensinamentos morais da Bíblia, frequentemente citados em sermões e na literatura judaica. Em torno de cada verso das Escrituras, os eruditos teceram considerações morais, muitas vezes em forma de parábolas.

 

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados

SEPTUAGINTA OU VERSÃO DOS SETENTA (LXX)

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/septuaginta-ou-versao-dos-setenta-lxx.html

VT CÂNON: Rejeição dos Livros Apócrifos

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/06/vt-canon-rejeicao-dos-livros-apocrifos.html

VT CÂNON - Introdução Geral

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/06/vt-canon-introducao-geral.html

Quadro Comparativo dos Cânones do Antigo Testamento

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/quadro-comparativo-dos-canones-do.html

VT – Introdução Geral

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/search/label/VT%20-%20Introdu%C3%A7%C3%A3o%20Geral

VT - Os Livros Pseudepígrafos

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/09/vt-os-livros-pseudepigrafos.html

 


[1] ELLISEN, Stanley A. Conheça Melhor o Antigo Testamento, Ed. Vida, 1991, p.14

[2] O cristianismo seguiu a mesma tradição e desenvolveu os seus próprios conjuntos de comentários dos textos bíblicos, tanto do Primeiro Testamento ou AT como do Segundo Testamento ou NT, bem como seus aspectos jurídicos por meio de suas Confissões de Fé e Códigos de Leis Eclesiásticas. 



This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

VT – TALMUD (תַּלְמוּד)

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×