Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios: Diretrizes Para a Vida (1.1)

 

O celebre cena do Julgamento de Salomão, por Peter Paul Rubens (1617)


A sabedoria não é algo para fazer, mas sim uma maneira de se fazer algo.

מִשְׁלֵי, שְׁלֹמֹה בֶן-דָּוִד--    מֶלֶךְ, יִשְׂרָאֵל. (Hebraico)

ΠΑΡΟΙΜΙΑΙ Σαλωμῶντος υἱοῦ Δαυεὶδ ὃς ἐβασίλευσεν ἐν Ἰσραήλ, (Septuaginta)

Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel: (Revisada)

Estes são os provérbios e ditados de Salomão, rei de Israel, filho de Davi. (Viva)

Referências Relacionadas: Provérbios [Pv 10.1; 25.1; 1Rs 4.31,32; Ec 12.9; João 16.25; de Salomão [2Sm 12,24.25;1Re 2,12; 1 Cr 22,9; 28,5; 29,28].

Os versos 1-6 formam uma frase extensa no hebraico elaborada de forma impressionante e com precisão na linguagem. Não são apenas palavras sinônimas, mas cada uma delas tem sua própria nuance e em seu conjunto indica a proposta didática e pedagógica que será desenvolvido no transcorrer do livro. Verificaremos cada um destes termos e suas implicações nos artigos posteriores.  

✍️Neste primeiro verso identifica-se a autoria principal desta coleção proverbial – Salomão que foi filho e sucessor do trono de Davi.  Seu nome de aparece três vezes no transcorrer do livro, aparentemente introduzindo uma seção do livro que foi de sua autoria:

em 1.1, provavelmente anunciando a autoria de Provérbios 1.1-9.18;

em 10.1, provavelmente anunciando sua autoria de 10.1 a 22.16;

e em 25.1 para os capítulos 25 a 29.

Provérbios - o termo no hebraico é mashal (מִשְׁלֵי),[1] que pode significar comparação ou símile, ou então um dito breve e conciso, de maneira que se refere a vários tipos diferentes de declarações e observações perspicazes. Na Septuaginta o termo hebraico foi traduzido como παραβολή (de παραβάλλω, parábola) e poucos utilizou tão perfeitamente esta metodologia pedagógica como Jesus Cristo. Ele comunicou a maioria de seus ensinos ao povo por meio de parábolas. Esse método de instrução serve bem para ensinar sabedoria, verdade e justiça, e para advertir os homens contra o erro, o vício e a dissipação. E cada uma delas, registradas nas páginas das narrativas evangélicas, permanecem tão vivida e eficaz como saíram da boca do Mestre.

de Salomão - cujo nome “Shelomoh vem do hebraico “Shalom” (שָׁלוֹם - paz), era filho de Bate-Seba ou Batseba e Davi. Ele reinou durante quarenta anos as doze tribos que formavam o povo hebreu e que se reuniram na região da Palestina. Os fatos de sua vida estão narrados nos livros bíblicos de 1Reis 1-11, e 2Crônicas 1-9. O próprio livro deixa claro que ele não escreveu a totalidade dos provérbios que compõe o livro. Alguns outros autores são mencionados. Mas sem dúvida ele é qualificado para produzir essas perolas de profunda sabedoria. Ele é identificado como sábio (I Reis 3.4-15,16-18) e escreveu três mil provérbios e mil e cinco cânticos (I Reis 4.32). Mesmo a editoração desta coleção não sendo dele diretamente, não lhe tira o mérito da proeminência. E se Salomão falou dos pontos mais importantes da verdade, Jesus Cristo, o antítipo de Salomão, que é maior do que ele (Mateus 12.42), continua falando pela sua palavra e pelo seu Espírito. Cristo é a Palavra e a Sabedoria de Deus, e Ele é feito para nós sabedoria (1Coríntios 1.30). Mas Salomão torna-se um alerta para todos aqueles que alcançam um grau de conhecimento elevado e se esquecem de aplicá-lo à sua própria vida. Quando isso ocorre o conhecimento adquirido leva a hipocrisia e à eventual queda.  

filho de Davi – o rei Davi teve vários filhos (2Samuel 3.1-5) e a proximidade de sua morte trouxe tensão e conflitos pela sucessão do trono. Dos pretendentes direto sobressaiu Salomão, apesar de ser o mais jovem, que orientado por sua mãe Batseba e o profeta Natã consegue a aprovação do velho rei Davi e por ordem direta dele o jovem Salomão é ungido o novo rei de Israel (1Rs 1.11-40).

rei de Israel - O título rei, neste livro, deve estar ligado a Salomão, e não a Davi. Foi o rei sábio quem editou o material a seguir. Salomão herdou de seu pai um extenso reino que ia do Rio Eufrates, até a fronteira egípcia. Jerusalém, situada na montanha central do país, que havia sido conquistada por Davi, era a capital de seu reino.

Oração

“Inclinarei os meus ouvidos a um provérbio; com a harpa exporei o meu enigma:” (Salmo 49.4). Senhor que possamos nos aproximar dos Provérbios com reverência e admiração e que o Senhor que é a nossa Sabedoria nos ensine pelo Espírito e nos dê o desejo de inclinar nossos ouvidos para não apenas para ouvi-los, mas igualmente para obedecê-los em nosso viver cotidiano. Oramos assim, para que possamos viver de modo agradável a Ti, nosso Pai que está nos céus. Amém! Amém!


Sugestões para Estudo

Perceba que estas são instruções de Deus, não apenas palavras seculares.

Aprenda a reconhecer os vários recursos literários usados em Provérbios. Por exemplo, a sabedoria ao construir uma casa é a personificação de uma verdade e deve ser interpretada como tal.

Lembre-se de que os Provérbios estão dispostos em ordem: Deixe que os versículos adjacentes o ajudem a compreender e interpretar o que você está estudando.

Se um provérbio não estiver claro em uma determinada versão, use outras versões para ajudá-lo a entendê-lo.

Os provérbios podem ser estudados por tópicos. Por exemplo: Estudar todos os Provérbios que se relacionam com a sabedoria, o pecado, a língua, a riqueza, o orgulho, a ociosidade, o amor, o prazer, o sucesso, a temperança, a moral etc.


Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

 


Artigos Relacionados
Provérbios: Introdução Geral
https://reflexaoipg.blogspot.com/2021/02/proverbios-introducao-geral.html?spref=tw
Provérbios: Termos Relevantes, Contrastes e Temas
https://reflexaoipg.blogspot.com/2021/03/proverbios-termos-relevantes-contrastes.html?spref=tw  
Livros Poéticos e Sabedoria - Conclusão da Introdução        
http://reflexaoipg.blogspot.com/2016/06/livros-poeticos-e-sabedoria-conclusao.html?spref=tw
Livros Poéticos e Sabedoria - Tempo da Autoria        
http://reflexaoipg.blogspot.com/2016/06/livros-poeticos-e-sabedoria-tempo-da.html?spref=twA  
Septuaginta ou Versão dos Setenta (LXX)
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/septuaginta-ou-versao-dos-setenta-lxx.html
 

Referências Bibliográficas 

SCHOKEL, A. Alonso e VILCHEZ, J. Proverbios. Ediciciones Cristiandad, Madrid, 1984.EVERETT, Gary H. Study Notes on the Holy Scriptures - using a theme based approach to identify literary structures - The Book of Proverbs, 2017. [versão pdf].

HARRISON, Roland Kenneth. Introduction to the Old Testament. Grand Rapids: Eerdmans, 1969.
HORNE, Milton P. Proverbs-Ecclesiastes. Macon, Georgia: Smyth & Helwys Publishing, 2003. [Bible Commentary, v.12].
KIDNER, R. Derek. Provérbios - Introdução e Comentário. Tradução de Gordon Chown. São Paulo: Edições vida Nova e Mundo Cristão,1980. [Série Cultura Bíblica].
LONGMAN, Tremper. How to read Proverbs. Illinois: InterVarsity Press, 2002.
POWELL, Mark Allan (Ed.). HarperCollins Bible Dictionary Revised Updated.  With the Society of Biblical Literature, 2009.
MONLOUBOU, L. (Org.). Os salmos e os outros escritos. Tradução Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 1996. [Biblioteca de ciências bíblicas].
RADMACHER, Earl; ALLEN, Ronald B.; HOUSE, H. Wayne (Editores). O novo comentário bíblico AT, com recursos adicionais — A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.

TENNEY, Merril C. Enciclopédia da Bíblia - cultura cristã, v.4. Tradução da Equipe de colaboradores da Cultura Cristã - São Paulo: Cultura Cristã, 2008. [em cinco volumes].
WALTKE, Bruce. Comentários do Antigo Testamento – Provérbios, vol. 01. Tradução de Susana Klassen. São Paulo, Editora Cultura Cristã, 2011.


[1] Fox escreve (Provérbios 1-9, p. 54): "A palavra mashal é aplicada a uma grande variedade de enunciados, de adágios de uma linha a poemas estendidos. ' Do mal sai o mal' (1 Sm 24.13) é [chamado] mashal, mas também a alegoria que descreve a grande águia (Ez 17.1-10). Não designa um único gênero ou categoria... A palavra tem dois significados distintos: (a) Um tropo. Um tropo é uma palavra, afirmação ou imagem deslocada de seu significado primário e superficial para representar outra coisa, em virtude de uma semelhança imputada. (b) Um ditado que tem sentido entre o povo. Este é o seu significado em Provérbios (1.1, 6; 10.1; 25.1; 26.7, 9)."




This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios: Diretrizes Para a Vida (1.1)

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×