Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS – Síntese por Capítulos

Tags: jesus

 

               Todos os esboços se constituem em uma forma de leitura rápida de um livro bíblico (ou não). Aqui temos os pontos centrais da narrativa capítulo a capítulo nos permitindo ter uma visão panorâmica de cada um. Evidente que está leitura não substitui a leitura integral do texto, mas ajuda a localizar os diversos temas dentro da narrativa e assim facilitar a identificação dos temas centrais e seus subtemas. Boa leitura!

Capítulo

1

A Missão de João Batista. Sua pregação no deserto. Seu Batismo no rio Jordão. O Batismo de Jesus e a Manifestação do Pai e do Espírito. A tentação. Início ministério de Cristo na Galileia começou. O Chamado dos primeiros discípulos. A expulsão de um espírito impuro. A fama de Jesus aumenta em toda Galileia. Cura da sogra de Pedro. Jesus retira-se para orar. Pregação por toda a Galileia. A cura de um leproso.

2

A cura de um homem paralítico. Jesus é acusado de blasfêmia. O Chamado de Mateus. A refeição na casa de Mateus. Os são não precisam de um médico, mas sim os doentes. Jesus fala sobre o jejum. Parábola: Vinho Novo em barris velhos. Colher milho no dia de sábado. O Filho do Homem, Senhor do sábado.

3

Cura de um homem da mão ressequida. Os fariseus e herodianos se unem. Jesus nomeia o grupo dos Doze. A blasfêmia de atribuir seu poder divino a Belzebu. O pecado que não tem perdão. A mãe e irmãos de Jesus.

4

Parábola do Semeador a boa semente, os tipos de solo - duro, pedregoso, espinhoso e o bom solo. A explicação da parábola. A vela debaixo de um alqueire. Parábolas: da semente crescendo secretamente, grão de semente de mostarda. A tempestade no mar.

5

Jesus na região dos Gadarenos. O rapaz possesso. Os Demônios entram nos suínos. Os Gadarenos expulsam Jesus. O jovem liberto prega na região de Decápolis. Jesus retorna para cidade de Cafarnaum. A ressurreição da filha de Jairo, chefe da sinagoga. A cura da mulher com a fluxo de sangue.

6

Cristo em Nazaré, ensina na Sinagoga e é rejeitado pelos nazarenos. Os Doze são enviados para pregar e trazem o relatório de sua pregação e trabalho. A opinião do rei Herodes sobre Jesus. Relato da morte de João Batista. Alimentando Cinco Mil pessoas em lugar ermo. Jesus vai orar no monte sozinho. Os discípulos enfrentam uma grande tempestade e Jesus vem ao encontro deles e acalma a tempestade. Jesus realiza diversas curas.

7

Os escribas e fariseus de Jerusalém observam todos os movimentos de Jesus. É acusado de não efetuar a lavagem cerimonial de lavar as mãos antes de comer. Jesus os acusa de tornarem nula a lei de Deus pela tradição. Ensina que o que contamina uma pessoa é o que sai do coração. Jesus sentindo ameaças de morte vai para as fronteiras de Tiro e Sidon. A Mulher Siro-Fenícia. Cura em Decápolis.

8

Uma vez mais Jesus se compadece e alimenta uma grande multidão. Líderes religiosos judaicos pedem um Sinal do Céu. Um cego é curado em Betsaida. Confissão de Pedro em Cesareia de Filipe. Jesus fala de sua morte e sepultamento como cumprimento da profecia relacionada ao Filho do Homem. É preciso tomar a Cruz para poder seguir a Cristo.

9

A transfiguração. Os ensinamentos sobre Elias. A cura do menino lunático. Jesus lhes fala novamente sobre o que vai lhe acontecer em Jerusalém. Os discípulos discutem sobre quem era o maior. Uma pessoa desconhecida expulsa demônios em nome de Jesus. Uma coleção de máximas independentes proferidas por nosso Senhor conclui o capítulo.

10

Jesus passa pela região da Jordânia e inicia sua última subida à Jerusalém. A polêmica dos fariseus com Jesus sobre o divórcio. A Lei de Moisés e a de Cristo. Jesus abençoa as criancinhas. O Jovem Rico se afasta triste e o alerta do perigo das riquezas. Recompensa daqueles que tudo abandonam pelo evangelho. O pedido ambicioso da mãe de Tiago e João. Novamente Jesus alerta os discípulos sobre o que vai lhe acontecer em Jerusalém. Ao passar por Jericó o cego Bartimeu é curado.

11

A Entrada triunfal em Jerusalém. A figueira estéril amaldiçoada. A segunda purificação do Templo. A indignação dos governantes judeus. O Poder da Fé. A exigência dos governantes para saber de onde vem a autoridade de Jesus. Seus opositores se calam quando Jesus lhes pergunta de onde vinha a autoridade de João Batista.

12

A Parábola da Vinha e os Lavradores Perversos. Profecia da inclusão dos Gentios. Os herodianos e fariseus tramam contra Jesus. A questão do tributo [imposto] a César. Polêmica dos Saduceus sobre a Ressurreição dos mortos. Qual é o maior mandamento? Cuidado com fermento dos escribas. A oferta da viúva.

13

A Destruição do Templo e sua reconstrução em três dias [referindo-se à sua própria morte e ressurreição]. A Perseguição aos discípulos. O Evangelho pregado a todas as nações. As terríveis calamidades da nação judaica. A retorno de Cristo para julgar. O seu retorno em poder e glória está definido somente pelo Pai. Vigiai, orai e estai prontos.

14

O Sinédrio (autoridade máxima do judaísmo] determina matar Jesus. A Unção em Betânia (dois dias antes de sua morte). Judas vende seu Mestre. O Dia do Pão Ázimo. A Páscoa do Senhor. O Senhor estabelece a Ceia. A negação de Pedro revelada. A agonia no Jardim. Cristo traído e preso pelos Soldados da Guarda do Templo. Cristo diante do Sinédrio. A Confissão e a Condenação. Pedro negando-o três vezes, e arrepende-se amargamente.

15

Jesus enviado pelo Sinédrio a Pilatos. A multidão, instigada pelos sacerdotes, clama por sua morte. Eles rejeitam Jesus e exigem a liberdade de Barrabás. Jesus entregue para Ser Crucificado. A coroa de espinhos, cuspido e zombado. Crucificado no Gólgota entre ladrões. Ridicularizado pelos sacerdotes. Jesus morre. O Véu do Templo rasga-se de alto a baixo. A Confissão do Centurião romano. O corpo de Jesus é sepultado no túmulo de José de Arimatéia.

16

As Mulheres vão ao Túmulo. O SEPULCRO ESTÁ VAZIO. A Mensagem do Anjo. Maria Madalena vê o Senhor ressuscitado. A Mensagem aos Discípulos. Visto por dois discípulos de Emaús. Aparece ao onze. Repreende sua incredulidade. Ordena que preguem o Evangelho em todo o mundo. Ascensão de Jesus diante dos olhos atônitos dos discípulos.

 

Utilização livre desde que citando a fonte

Guedes, Ivan Pereira

Mestre em Ciências da Religião.

Universidade Presbiteriana Mackenzie

[email protected]

Outro Blog

Historiologia Protestante

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

 

Artigos Relacionados
Viajando no Evangelho de Marcos: Estabelecendo o Roteiro
https://reflexaoipg.blogspot.com/2021/06/viajando-no-evangelho-de-marcos.html?spref=tw
Evangelho Segundo Marcos: Autoria e Título
http://reflexaoipg.blogspot.com/2017/01/evangelho-segundo-marcos-autoria-e.html?spref=tw
Evangelho Segundo Marcos: Data, Tema, Propósito e Público Leitor.
https://reflexaoipg.blogspot.com/2017/01/evangelho-segundo-marcos-data-tema.html?spref=tw
Cafarnaum a Cidade de Jesus
https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/02/evangelho-cafarnaum-cidade-de-jesus.html?spref=tw
Evangelho: Gênero Literário
http.//reflexaoipg.blogspot.com/2018/01/evangelho-genero-literario.html?spref=tw
Contexto Político-social da Judéia
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/03/contexto-politico-social-da-judeia.html 

 

 




This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS – Síntese por Capítulos

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×