Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ansiedade - Reação natural ou uma doença?

Vivemos dias complicados e repleto de incertezas. Ricos e pobres, homens e mulheres, velhos e jovens todos e cada um enfrenta sua porção de incertezas na vida. Quando lemos os Salmos contidos na Bíblia veremos que os salmistas eram muitas vezes tomados pelas aflições da vida e vivenciavam graus de incertezas e que muitas vezes se transformavam em em angústias profundas.

          Mas o Senhor Jesus já alertava sobre isso: não vivam ansiosos, basta cada dia seus problemas e lutas. Se ele tivesse dito somente “não vivam ansiosos”, ficaríamos em uma situação muito difícil, pois somos ansiosos por natureza (é uma das consequências universais do afastamento (queda) do ser humano de Deus).

          Mas Jesus completa – “basta a cada dia os seus malefícios -, ou seja, vamos viver um dia de cada vez, em linguagem bem popular – “vamos matar um leão a cada dia”. Os problemas de hoje, devemos enfrentar hoje, mas os problemas de amanhã (mesmo que sejam os mesmos) vamos enfrentá-los amanhã.

          Quando o povo de Israel teve que viver por 40 anos no deserto, Deus lhes dava o alimento (Maná) para cada dia (com exceção da sexta, por causa do sábado); na oração modelo que Jesus deu aos discípulos (a pedido deles) oramos: “o pão nosso nos de cada dia nos dá hoje”. Deus nos dá um exemplo pessoal de se viver um dia de cada vez – ao final de cada dia Ele contemplava o que fora criado – “e viu Deus que o que fizera naquele dia era bom”.

          Portanto, o que realmente importa é o que fazemos com essa Ansiedade e como administrá-la de forma que ela não se torne patológico e roube nossa paz e sobriedade espiritual.

Emoções 1 Samuel 18.6-9; 1 Samuel 1.10; 1 Reis 19.2-4; Mateus 6.25-34

Ao nos criar Deus nos deu a capacidade de sentirmos emoções (imagine a vida sem elas). Em um mesmo dia podemos sentir diversas emoções: alegria, felicidade, paz, gentileza e bondade. Outras vezes, expressamos nossas emoções com crueldade, sarcasmo, severidade e de forma ofensiva. À medida que embarcamos na montanha russa cotidiana as emoções vão se manifestando de forma positiva ou negativa. Essas emoções nos foram dadas como presentes, mas o pecado realmente trouxe danos terríveis, e quando deixamos que determinados sentimentos dominem a nossa mente (coração) elas podem tornar-se danosas e até mortal, para nós e para os outros (principalmente para quem convive continuamente conosco). Um filme “Dia de Fúria” mostra um homem que é tomado por uma fúria tão grande que ele começa a agir violentamente as pessoas que ele vai encontrando pelo seu caminho, por motivos banais. Portanto, quando falamos de emoções não estamos tratando de algo simplório, mas de forças que podem tomar proporções incontroláveis e danosas. O ódio é uma das emoções mais destrutivas e mortais. Jesus nunca odiou nem mesmo seus inimigos, pois se tivesse odiado por apenas alguns segundos (tendo Ele todo o poder no céu e na Terra), seus adversários seriam simplesmente aniquilados. Mas, ao contrário, Jesus os amou e disponibilizou a cada um deles, de Herodes ao mais simplório da multidão, o seu perdão.

Ansiedade Provérbios 12.25

          Certamente a ansiedade é uma pandemia permanente que diariamente contamina milhões ou bilhões de pessoas e afetam as múltiplas áreas da existência humana: emprego, saúde, finanças, família, estudo, relacionamentos pessoais e interpessoais. E um dos agentes virais da ansiedade é sem dúvida, como vimos acima, as incertezas da vida. Não temos certeza do que está acontecendo hoje, do que possa acontecer amanhã e nem mesmo qual será o impacto que o que fizemos ou deixamos de fazer no passado pode nos afetar no presente.

          Nos dicionários podemos encontrar diversas definições sobre ansiedade, como sendo um estado de agitação, inquietação ou ansiedade mental, angustia (sempre presente em enfermidades prologadas ou confinamentos pandêmicos). Mas um fator básico do estado de ansiedade é a sensação de que não estamos no controle da nossa própria vida. Hoje estamos vendo a multiplicação do que tem sido chamado de “mal súbito). No grego usado nos textos do nosso Novo Testamento ansiedade vem a ser: distração, agitação ou inquietação, que é o contrário da paz e que produz um estresse desestabilizador em nós.

          Espero ter ao menos chamado sua atenção para essa questão da ansiedade e do quanto ela pode vir a se tornar perigosa e até destrutiva, pois ela afeta a mente e o corpo, e no caso do crente afeta certamente sua espiritualidade.

          Portanto precisamos urgentemente, como fez o apostolo Paulo, aprendermos a lidarmos com todos os aspectos relacionados à ansiedade, já que ela é um fator preponderante na qualidade de nossa vida em suas diversas esferas.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

Artigos Relacionados

Grandes Perguntas: Como Lidar com as Tragédias?

https://reflexaoipg.blogspot.com/2019/08/grandes-perguntas-como-lidar-com-as.html?spref=tw

SALMO 2 - A Reação dos Ímpios à Soberania de Deus 

https://reflexaoipg.blogspot.com/2022/07/salmo-2-reacao-dos-impios-soberania-de.html?spref=tw

Apocalipse: A Soberania de Deus 

https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/04/apocalipse-soberania-de-deus.html?spref=tw

O Cuidado Pastoral de Deus

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/09/salmo-231-o-cuidado-pastoral-de-deus.html?spref=tw

Como Conhecer a Deus?

https://reflexaoipg.blogspot.com/2019/03/pequenas-reflexoes-como-conhecer-deus.html?spref=tw

TEMPUS FUGIT

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/01/tempus-fugit.html?spref=tw




This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

Ansiedade - Reação natural ou uma doença?

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×