Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

VERBETE VT: Torah (תּוֹרָה)

Tags: rolo livros torah

 

Tornou-se popular usar o termo “Lei” para traduzir a palavra hebraica “Torah” (תּוֹרָה), seguindo a tradução Septuaginta (LXX) grega, o que na verdade tornou-se uma forma reducionista do seu significado mais amplo e rico.

O termo hebraico deriva-se da raiz hebraica homônima “y-r-h”. Esta raiz significa “ensinar” ou “atirar (uma flecha)”, uma referência àquilo que “atinge o alvo”. Os israelitas-judeus desde muito cedo passou a utilizar o termo “Torá” para referir-se ao conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia Hebraica: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, em período posteriormente acabaram por englobarem todas as literaturas veterotestamentária. Esses livros também são chamados de “Os Cinco Livros de Moisés” ou “Pentateuco” [penta (cinco) teuchoi (livros)]. No início do primeiro milênio da era comum, à medida que novas formas de se confeccionar folhas mais finas de pergaminhos foram desenvolvidas esses cincos livros passaram a ser reunidos em um único Rolo (que facilitava a leitura e a preservação destas literaturas).

As tradições judaica e cristã veem os livros de Gênesis a Deuteronômio nesta ordem como uma única unidade literária. A unanimidade da tradição e a colocação inicial desses cinco livros refletem seu lugar significativo na vida religiosa. No judaísmo, a Torá tornou-se o coração da fé e da vida cotidiana dos judeus aonde quer que eles fossem viver. Esta relevância pode ser visto na forma com que esses livros são reverenciados: o Rolo da Torah é guardado em uma arca ou armário estrategicamente à frente da Sinagoga (lembrando a posição dos púlpitos evangélicos), e quando a arca é aberta, a congregação fica de pé; além disso, apenas o texto da Torá é lido em sua totalidade no transcorrer do ano judaico; isso não ocorre com as demais partes do cânon hebraico.

Um autêntico Rolo de Torá é uma obra prima de arte. Compreende 62 a 84 folhas de pergaminho curado, curtido, raspado e preparado para cumprir exatamente as especificações estabelecidas, contendo precisamente 79.847 palavras e 304.805 letras. Um Rolo leva de seis a doze meses para ser completado. Cada letra é rigorosamente escrita à tinta com uma pena sob as estritas orientações caligráficas. A maioria dos Rolos de Torá tem cerca de 60 cm de altura e pesa pelo menos 10 quilos, mas há também alguns Rolos menores e mais leves, pois utilizam letras mais compactas.

Escrever um Rolo de Torá é um dever de todo judeu adulto do sexo masculino. Entretanto, a maioria não tem tempo nem paciência e devoção nem o conhecimento das inúmeras regras (uma centena) de leis judaicas, envolvidas na escrita de um Rolo da Torah. Diante destas limitações os judeus mais abastados contratam um Escriba para escrever um Rolo completo, mas como o custo é alto formam-se grupos que dividem o valor para a elaboração de um novo Rolo.

Para que esta leitura pública da Torah seja realizada, precisam estar presentes no mínimo dez homens (o mesmo critério exigido para a formação de uma Sinagoga); sua leitura anual é feita em cinquenta e quatro porções. Há cada Sábado lê-se uma porção diferente, relembrando anualmente a história bíblica do povo judeu desde a criação do mundo até a morte de Moisés e a entrada na “Terra Prometida”. Desta forma todos os judeus leem o mesmo texto, no mesmo dia.

As cinco partes que constituem a Torah são nomeadas de acordo com a primeira palavra de seu texto, e são assim chamadas:

            בראשית, Bereshit – No princípio ou Gênesis.

            שמות, Shemot – Os nomes ou Êxodo.

            ויקרא, Vaicrá – E chamou ou Levítico.

            במדבר, Bamidbar– No deserto ou Números.

            דברים, Devarim – Palavras ou Deuteronômio.

A Torah tem uma influência ampla e profunda nas literaturas neotestamentária conforme pode ser visto nas estatísticas da vigésima oitava edição do Nestle-Aland Novum Testamentum Graecae (NA28) como base de comparação: Gênesis cerca de 236citações ou alusões, tendo o livro de Atos  como o maior usuário); Êxodo cerca de 239 citações, alusões; Levíticocerca de 87 citações, alusões; Números cerca de 89citações, alusões; e Deuteronômio com 205 citações, alusões, perfazendo em torno de 856 referências das literaturas da Torah no cânon neotestamentário. O total geral, então, é de 856 usos do Pentateuco no NT. Compare isso com os mais de 600 usos de Isaías somente no NT, ou os 300 ou mais usos dos Salmos. Claramente, Gênesis, Êxodo e Deuteronômio foram especialmente importantes para os escritores do NT, mas um dos versos mais citado direta e frequentemente vem de Levítico 19.18 o mandamento do amor, citado por Jesus quando questionado sobre o maior dos mandamentos.

Utilização livre desde que citando a fonte

Guedes, Ivan Pereira

Mestre em Ciências da Religião.

[email protected]

Outro Blog

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

 

Artigos Relacionados     

Sinagoga Judaica – Verbete

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/sinagoga-judaica.html

Septuaginta ou Versão dos Setenta (LXX)

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/septuaginta-ou-versao-dos-setenta-lxx.html

Hermenêutica: Glossário

https://reflexaoipg.blogspot.com/2017/10/hermeneutica-glossario.html



This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

VERBETE VT: Torah (תּוֹרָה)

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×