Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Levítico Capítulo 1 – A Genuína Adoração e Comunhão com Deus

Especificações Concernentes às Ofertas e Sacrifícios

Síntese do Livro

O Livro de Levítico pode ser dividido em duas seções principais contendo um capítulo que faz uma transição entre os dois.

Primeiro, os capítulos 1-16 tratam de regulamentos rituais sobre ofertas quais e como deveriam ser oferecidas; o sacerdócio especificando as diversas funções deles e o Dia da Expiação que se constitui no coração do sistema sacrificial e por conseguinte do próprio livro de Levítico. O capítulo 17 faz a transição entre as duas divisões principais e trata sobre a importância do sangue na adoração de Israel [somente na festa da Páscoa  eram mortos milhares de cordeiros]. Na segunda divisão, os capítulos 18-27 é tratada a temática do cotidiano vivencial dos israelitas, pois como povo de um Deus santo era necessário que está santidade permeasse todas as esferas da vida pessoal, familiar e social deles.  Há uma ordem bem clara para que eles respeitassem o calendário das Festas estabelecidas por Deus e por fim há os pronunciamentos de bênçãos e maldições.

O Livro de Levítico ensina os israelitas em termos práticos o que significa para eles serem um reino de sacerdotes e uma nação santa, razão pela qual foram resgatados (Êxodo 19.6; cf.   1 Pedro 1.15-16; Romanos  12.1).

Este capítulo inicial abre tratando das ofertas e sacrifícios a serem oferecidas a Deus como expressão de adoração e louvor.  Mais especificamente, trata das "ofertas queimadas". As normativas de Levítico regiam os regulamentos para adoração no Tabernáculo e posteriormente no Templo e que envolvem não apenas os sacerdotes e levitas, mas todos israelitas, pois todos são chamados a adorar e louvar a Deus.

A tribo de Levi foi separada de todas as demais tribos para não apenas prepararem os animais e ofertas para o sacrifício e zelarem para que as ofertas fossem oferecidas dentro das especificações estabelecidas pelo próprio Deus (hoje seria a teologia bíblica correta), mas para ensinarem e conduzirem todo o povo a uma conscientização da santidade e glória de Yavhew (o Deus da Aliança). Infelizmente hoje o culto tornou-se entretenimento e perdeu a sua função fundamental de produzir uma conscientização crescente da santidade e glória de Deus, perdeu-se aquela sensação de temor e tremor que se constitui na verdadeira sabedoria.

O ofertante tinha que trazer uma das suas próprias ovelhas, gado ou cabras de seu rebanho. Ele deveria oferecê-lo voluntariamenteperante a congregação no Tabernáculo e diante do Senhor. Os ofertantes tinham que ter plena consciência de sua pecaminosidade e não comparecerem diante de Deus com base em sua justiça própria. Esta é outra faceta cúltica atual que está completamente fora do contexto das Escrituras, pois grande parte dos que adentram os templos acham que Deus precisa deles e se sentem no direito de exigirem e ate mesmo emitirem ordem de comando para que Deus faça o que eles estão ordenando – como dizia o profeta e foi endossado por Jesus Cristo - erram por não conhecerem [obedecerem] as Escrituras.

 A Integridade Física dos Animais Para o Sacrifício

Contexto do  Capítulo

O livro de Levítico é parte integrante do conjunto de leis que Deus deu a Moisés. Deus não apenas deve ser adorado,  como estabeleceu a forma correta de como isso deve ser feito.  

O livro primeiramente trata das leis de consagração relativas aos sacrifícios, que estão relacionadas com a disposição divina para aproximar o povo de Yahweh no culto. Cinco sacrifícios são nomeados.

O primeiro, destes sacrifícios especificados, é o holocausto, que fala da necessidade de consagração pessoal a Deus. Pois aqueles que devem adorar são aqueles que falham continuamente em viver de acordo com os termos da Aliança estabelecida entre Deus e eles. Por conseguinte, o sacrifício que oferecem deve ser morto e queimado. Neste esquema, a verdade sobre a substituição como única forma do ser humano pecador se aproximar do culto é exposta. O sentido espiritual o leitor verá, ao longo do livro, de como esses sacrifícios estabelecidos no Antigo Testamento encontraram a sua plena  realização em Cristo.

 

Fica muito claro nas especificações relacionadas às ofertas de animais que Deus exige que eles sejam sem qualquer tipo de defeitos inclusive estéticos – sem manchas. Animais como ovelhas e bovinos devem ser machos que não estavam doentes, machucados ou aleijados da mesma forma os pássaros também devem ser apresentados em perfeitas condições.

 O animal deveria ser levado à porta do Tabernáculo e depois que o animal fosse examinado e declarado dentro das especificações o ofertante colocava a mão sobre a cabeça do animal enquanto este era imolado. A parte do adorador é colocar a mão na vítima, imola-la, esfola-la, cortá-la e lavá-la, ao lado do altar; o sacerdote faz o resto no próprio altar, derramando o sangue, trazendo o fogo, organizando as partes do animal anteriormente cortadas (para detalhes mais específicos 15.1-16). Deus estabeleceu instruções ainda mais específicas para o fogo e a colocação da madeira, bem como o que deveria ser feito com a cabeça e a gordura do animal, uma vez que esse sacrifício é feito para o Senhor.

Outra característica muito relevante é que quaisquer destes sacrifícios tinham que ser feitos voluntariamente a partir do desejo do ofertante de expressar o seu amor e adoração ao Senhor. Os sacrifícios queimados eram símbolos de uma fé e obediência pessoal (familiar) aos termos da Aliança e da relação (comunhão) deste ofertante e Deus. Jó que fora contemporâneo dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó já tinham esta prática, provavelmente recebida pela tradição oral desde Adão e a linhagem de Sete, que substituiu Abel que fora assassinado, de maneira que logo pela manhã Jó oferecia sacrifícios a Deus em favor dele e de sua família.

Evidentemente que eles não ofereceram nada menos do que o melhor. Deus não merece o resto, as sobras, o que não nos faz falta, como tão bem expressou Abraão – não oferecerei ao meu Deus o que não me custa nada - pois o Senhor não precisa de coisa alguma, mas Ele quer saber se de fato entendemos quem Ele é e o quanto Ele fez, faz e fará em nosso favor. No caso especifico dos israelitas haviam sido tirados da escravidão do Egito e estavam sendo supridos e guardados em pleno deserto [por quarenta longos anos].

No nosso caso é ainda mais extraordinário, pois Deus se deu a si mesmo por nós na cruz, na pessoa do Filho Jesus Cristo [ninguém toma a minha vida, eu a dou voluntariamente], para que nossos pecados fossem perdoados e a nossa divida no tribunal divino, fosse integralmente quitada, de maneira que pudéssemos ser tornados justos.

Levítico e Nós

O que este livro de Levítico tem haver conosco crentes do século XXI – tudo! Como procurei deixar claro nas pequenas inserções do texto acima, quando fazemos os links percebemos que os princípios que regem nossa relação pessoal com Deus permanecem a mesma, pois temos que nos oferecer como ensina Paulo, como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto de adoração e louvor.

Em Levítico a Lei expressa a maravilhosa Graça de Deus que aceita provisoriamente o sacrifício dos animais no lugar do pecador, que tipifica a morte do Cordeiro Santo de Deus que haveria de vir e assumir a plenitude de nossa humanidade, e no Evangelho temos a Graça que na Cruz cumpre todos os requisitos da Lei em Cristo e resgata todo aquele que crê do juízo condenatório do tribunal de Deus. A Lei perfeita de Deus e a Sua Graça maravilhosa caminharam, caminham ecaminharão juntas em perfeita sintonia até o juízo final.

Finalmente, há uma ilusão incutida na mente das pessoas de que podem se relacionar com Deus de qualquer jeito. Infelizmente para tais pessoas isso não corresponde com o ensino estabelecido nas Escrituras. Depois da Queda a raça humana, corrompida pelo pecado, torna-se incapaz de se relacionar corretamente com Deus. Como uma criança os israelitas, arrancados de um meio completamente idolatra, precisa aprender a adorar a um Deus que é totalmente santo. Portanto, Levítico é um manual para aqueles que desejam aprender como oferecer a Deus um culto que possa ser aceito por Ele.

Muitos restringem este manual para uso exclusivo dos sacerdotes e levitas que eram os responsáveis por todas as atividades cúltica no Tabernáculo e posteriormente no Templo, o que não corresponde ao conteúdo geral do livro onde o orfante tinha uma participação ativa em relação aos sacrifícios e principalmente a última parte do livro trata das relações intersociais cotidianas de todos os israelitas. Mas principalmente à luz do sacrifício de Jesus Cristo e do ensino neotestamentário todos aqueles que creem em Cristo tornam-se parte integrantes do sacerdócio real e nação santa e podem adentrar ao Santo dos Santos, pois não há mais separação, e podem oferecer seu culto em espírito e em verdade, como ensinou o próprio Jesus à mulher samaritana. Desta forma o livro de Levítico tem muito a nos ensinar de como podemos de fato e de verdade nos relacionar com Deus e oferecer-lhe uma adoração que Lhe seja aceitável.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira.
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br

Artigo Relacionado

Síntese Bíblica – Levítico

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/02/sintese-biblica-levitico.html?spref=tw

Gênesis Capítulo 1 – Verdades Fundamentais

https://reflexaoipg.blogspot.com/2022/02/genesis-capitulo-1-verdades-fundamentais_26.html?spref=tw

Êxodo Capítulo 1 – Os Movimentos da Providência de Deus

https://reflexaoipg.blogspot.com/2022/02/exodo-capitulo-1-os-movimentos-da.html?spref=tw   

Pentateuco: Introdução Geral

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/02/pentateuco-introducao-geral.html

Visão geral dos livros do Primeiro Testamento

https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/10/visao-geral-dos-livros-do-primeiro.html

A Bíblia Hebraica e o Antigo Testamento Cristão

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/11/a-biblia-hebraica-e-o-antigo-testamento.html

Lendo o Livro da Criação (Salmo 19.1-6)

https://reflexaoipg.blogspot.com/2021/12/lendo-o-livro-da-criacao-salmo-191-6.html?spref=tw

Referências Bibliográficas

ALLEN, C. J. (Ed.). Comentário Bíblico Broadman: Levítico-Rute. v. 2. 2. ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1994.
CLINES, D. J. A. The Theme of the Pentateuch. Sheffield: JSOT Press, 1984.
HARRISON, R. K. Introduction to the Old Testament. Grand Rapids: Eerdmans, 1969.
__________. Levítico: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1983.
HOFF, P. O Pentateuco. 1. ed. São Paulo: Editora Vida, 2007.
LASOR, W. S.; HUBBARD, D. A.; BUSH, F. W. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1999.
MESQUITA, A. N. Estudo no Livro de Levítico. 2. ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1971.
SCHULTZ, S. J. The Gospel of Moses. Chicago: Moody, 1979.


This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

Levítico Capítulo 1 – A Genuína Adoração e Comunhão com Deus

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×