Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Gênesis Capítulo 1 – Verdades Fundamentais

 

בְּרֵאשִׁית, בָּרָא אֱלֹהִים, אֵת הַשָּׁמַיִם, וְאֵת הָאָרֶץ.

No principio, Deus Criou os céus e a terra!

Síntese do Livro

O livro de Gênesis estabelece verdades fundamentais sobre Deus. Entre eles estão Seu papel como Criador, Sua santidade, Seu repúdio ao pecado, Seu amor pela humanidade e Sua disposição de prover nossa redenção. Aprendemos não apenas de onde a humanidade veio, mas por que o mundo está em convulsões permanentemente.

 O livro também apresenta a origem da nação de Israel, e como veio a se constituir no povo escolhido de Deus.

Muitos dos princípios desenvolvidos em outras partes das Escrituras estão fundamentados embrionariamente aqui no livro de Gênesis. Dentro da estrutura da Bíblia, Gênesis explica a história básica do universo e as razões que levaram os israelitas para o Egito, se constituindo no cenário para o livro do Êxodo.

O primeiro capítulo de Gênesis descreve o evento mais extraordinário da história do universo: sua criação. Dado o que este momento representa e o que sabemos da ciência e da natureza, isso é muitas vezes referido como o maior de todos os milagres possíveis, pois sem este ato criativo de Deus nada existiria. Os versos iniciais do livro de Gênesis são nada menos do que um relato de como Deus, com pleno propósito e intenção, fez tudo o que existe.

O que esse relato da criação nos diz sobre Deus e Seu papel em nossas origens é certamente interessante. Mas o que é mais fascinante neste capítulo de abertura de toda a Bíblia são os aspectos que ele não aborda. O que tem levado os estudiosos para o campo fértil das especulações de toda sorte. As narrativas relacionadas à Criação são extremamente sucintas, pois o que realmente interessa na narrativa bíblica é revelar o grande plano da redenção que Deus traça desde Gênesis 3 e se conclui no Apocalipse 22.

A linguagem usada no relato da Criação não é nem a da especulação abstrata nem da ciência exata, mas de narrativa simples, concreta e não científica, portanto, procurar respostas cientifica na Bíblia é no mínimo ignorância, quando não desonestidade hermenêutica e intelectual. Ela é um livro religioso e trata do relacionamento de Deus com o ser humano criado à sua imagem e semelhança, mas que rompeu seu relacionamento com Deus e como esse Deus possibilitou a sua reconciliação com eles. A iniciativa de rompimento foi unilateralmente da parte do ser humano e a iniciativa da reconciliação é unilateralmente de Deus. Esta é a mensagem central que percorre todas as páginas da Bíblia, desde esse primeiro capítulo até o último capítulo do Apocalipse. Portanto, qualquer outro tema é periférico e secundário.

Contexto do Capítulo

Gênesis 1 é o primeiro capítulo da primeira divisão da Bíblia conhecido como Pentateuco: os primeiros cinco livros da Bíblia.

O escritor foi Moisés, Gênesis 1 narra a história de Deus e Seu relacionamento com o povo israelita, que foi separado para receber a revelação especial de Deus.. A declaração inicial de que Deus é o Criador se constitui no fundamento de tudo o que será narrado, incluindo o Novo Testamento. Demarca a autoridade suprema de Deus e se constitui na real autoridade das Escrituras. Portanto, negar ou minimizar as verdades aqui contidas é destruir todo o edifício das Escrituras. Deus pretende primeiro ser conhecido por todos os povos como o Criador de todas as coisas – incluindo a vida humana. E como o Criador, Ele deve ser o único a ser adorado na terra e nos céus, quer seja pelos seres humanos ou seres celestiais.

No que concerne a este primeiro capítulo há inumeráveis questões de ordem especulativa que tem servido apenas aos interesses daqueles que desejam avidamente descredenciar sua narrativa e, por conseguinte descredenciar todo o restante das Escrituras. Se os dias da Criação foram de 24 horas ou eras, se entre o capítulo 1 e o capítulo 2 há um hiato de tempo, se foi neste hiato que ocorreram a queda de Lúcifer e os demais anjos que o seguiram, não tem qualquer relevância para a mensagem que a narrativa se propões a transmitir – Deus criou todas as coisas, e ponto.  Se o leitor fica plenamente satisfeito com esta mensagem ótimo, se não fica satisfeito em nada muda a verdade desta mensagem.

Deste modo, nenhuma pessoa que afirma acreditar que a Bíblia é a verdade pode rejeitar a crença em Deus como o Criador de todas as coisas. Se as Escrituras são a Palavra de Deus — e elas são — então Deus pretende ser conhecido como o Criador de todas as coisas.

O escritor do livro de Gênesis foi Moisés, tendo e sendo conduzido pela inspiração do próprio Espírito Santo. Sua formação acadêmica no Egito o habilitava para tal tarefa (Êxodo 2.1-10). Ele estava familiarizado com as formulações da Criação pela ótica do panteão dos deuses egípcios. O grande equívoco era que seus deuses eram parte da própria criação, enquanto Gênesis deixa claro que Deus sempre existiu antes da Criação, de maneira que Ele é totalmente independente da própria Criação.  Gênesis 1 rejeita o naturalismo de nossos dias modernos, declarando que nenhuma dessas coisas criadas a partir da ação e propósito de Deus são deuses – há um só Deus e tudo mais é parte da Criação. De maneira que somente Ele é digno de adoração porque só Ele é o Criador. Ao prosseguir a leitura dos capítulos subsequentes o leitor vai conhecendo cada vez mais sobre esse Deus Criador. Esta passagem foi originalmente composta na língua hebraica, sob uma estrutura muitas vezes rígida. Esses versos descrevem os decretos da criação de Deus através do contexto de dias individuais.

Há um padrão que delineia o texto deste capítulo de abertura. Há uma ordem inteligível nos atos criativos de Deus. Ele não cria vida antes que haja criado as condições para sustentação desta vida. Assim, no primeiro dia, Deus cria a luz; no quarto dia, Ele cria o sol, a lua e as estrelas para distribuir essa luz. No segundo dia, Deus separa as águas, criando os oceanos; no quinto dia, Ele povoa os oceanos com criaturas marinhas de todos os tipos. No terceiro dia, Ele cria a terra seca e a enche de vegetação; no sexto dia, Ele cria vida animal e humana pronta para consumir as frutas e plantas que existiam.

Quando acabamos a leitura deste primeiro capítulo de Gênesis só nos resta nos apropriarmos das palavras do salmista: “são coisas maravilhosas de mais para mim”. E só nos resta uma única atitude: prostrarmo-nos e adorarmos ao único que é Digno de receber todo o louvor, e honra e louvor, hoje e por todos os séculos. Amém e amém!

Gênesis 1 é o primeiro e fascinante capítulo pra todos os leitores que desejam conhecer mais a respeito de Deus e sua vontade. Os leitores são fortemente encorajados há tomar seu tempo lendo e apreendendo essas palavras. Aproveito para incentivá-lo caros leitores a fazerem a leitura do Livro da Criação pelo menos três vezes ao dia (19.1-6). Assista o nascer e poente do sol, levante seus olhos e contemple as miríades de estrelas ou a lua em seu esplendor noturno; contemple as grandes matas ou mesmo os pequenos jardins em sua casa; ou ainda, contemple a multiplicidade maravilhosa das raças humanas ou o simples sorriso de uma criança. Esse maravilhoso livro da Criação está aberto e com livre e gratuito acesso, de dia ou de noite, aqui ou onde você estiver e o mais importante...não precisa de internet.


Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

 

Artigo Relacionado

Síntese Bíblica – Gênesis

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/sintese-biblica-genesis.html

Abraão em Três Tempos: Judaísmo

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/09/abraao-em-tres-tempos-judaismo.html

Lendo o Livro da Criação (Salmo 19.1-6)

https://reflexaoipg.blogspot.com/2021/12/lendo-o-livro-da-criacao-salmo-191-6.html?spref=tw

Visão geral dos livros do Primeiro Testamento

https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/10/visao-geral-dos-livros-do-primeiro.html

Pentateuco: Introdução Geral

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/02/pentateuco-introducao-geral.html

A Bíblia Hebraica e o Antigo Testamento Cristão

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/11/a-biblia-hebraica-e-o-antigo-testamento.html 


This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

Gênesis Capítulo 1 – Verdades Fundamentais

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×