Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Personagens Bíblicos: Quem Foram Bezalel e Aoliabe?


Bezalel foi um dos arquitetos na construção do primeiro Tabernáculo, naquele período de quarenta anos no deserto dos israelitas enquanto liderados por Moisés, após terem sido resgatados da escravidão no Egito. Ele foi capacitado pelo Espírito de Deus para poder fazer tudo quanto deveria ser feito de acordo com a ordem do Senhor. Seu companheiro neste precioso projeto divino foi Aoliabe que igualmente foi chamado e capacitado pelo Espírito Santo para realizar tão grandiosa tarefa.

Ramban (Nachmanides), um dos principais comentaristas da Torá, observa que as habilidades de Bezalel eram em si um milagre, uma vez que durante os séculos de permanência dos judeus no Egito eles não tinham acesso aos metais preciosos, como ouro, prata e cobre. Assim, o fato de que Bezalel sabia trabalhar estes metais e utensílios artesanais a partir deles era totalmente inesperadas.

Mais um detalhe importante, pois enquanto Bezalel vinha da prestigiada tribo de Judá, seu companheiro Aoliabe era descendente da tribo de Dã, a tribo de menos prestígio, uma vez que eles são filhos da serva de Jacó, Bila. Todavia, o texto bíblico deixa claro que Deus mesmo escolheu a ambos, como que para demonstrar que para Ele não descriminação – Deus usa a quem Ele quer, onde e para o que Ele quer.

Há pouca informação biográfica sobre estes dois personagens. Os textos bíblicos apenas enfatizam o papel relevante que ambos desempenharam, pois também eles foram professores (profissionalizantes) de muitos outros que estiveram envolvidos na realização deste projeto do Tabernáculo.

Quem foi Bezalel?

O seu nome “Betsal’el”, composto pelas palavras “Betsel+EL – “aquele que estava na sombra do Altíssimo” ou “sob a proteção de Deus” e/ou literalmente “na sombra de El [Deus]”. Ele é descendente da tribo de Judá, seu pai foi Uri e possivelmente foi neto de Hur, aquele que juntamente com Arão sustentaram os braços cansados do velho legislador no transcorrer da longa batalha contra os amalequitas liderados por Amaleque, até que os israelitas vencessem a batalha (Êxodo 17.10-12). Tudo indica que Bezalel já exercia a função de artífice e o Espírito Santo lhe dá uma capacitação especial para que pudesse fazer cada peça que seria utilizada na construção do Tabernáculo.

Quem foi Aoliabe?

De acordo com o livro de Êxodo, Aoliabe era filho de Aisamaque e pertencia à tribo de Dã (Êxodo 31.6). O seu nome significa “a tenda de meu pai”. Ele foi igualmente chamado e habilitado pelo Espírito de Deus para trabalhar na elaboração do projeto e dos utensílios que comporiam o Tabernáculo. Tanto um quanto o outro tinham experiência no trabalho manual, como ourivesaria, marcenaria e confecção de tecidos. realizar sua tarefa na obra do Tabernáculo. Eles também ensinaram outros (primeiro curso profissionalizante da história), para poderem cooperarem na obra do Tabernáculo.

Todos os nossos talentos e/ou aptidões naturais, também se constituem “dons” que o Espírito Santo haverá de potencializar para serem utilizados na adoração e obra de Deus. Na linda novela cristã “Em Seus Passos o Que Faria Jesus” (SHELDON, 2007) uma jovem tem um talento maravilhoso de cantar e sua voz encanta todos que a ouvem e o seu desafio será usar isso para sua própria glória ou para glorificar a Deus e salvar vidas. Ela acompanha um casal de evangelistas em um bairro promiscuo e abandonado e durante o culto em uma tenda provisória a jovem começa a cantar um hino, e dezenas, quase uma centena de homens semiembriagados e mulheres mal vestidas, jovens e crianças descalços vão se aproximando e ficam ali ouvindo o hino e depois a pregação e são convertidas. Como temos usado nossos talentos?

Deus chama Bezalel e Aoliabe

A capacitação e participação de Bezalel e Aoliabe na construção do Tabernáculo é decorrente do chamado divino. Isso significa que foi Deus quem escolheu Bezalel e Aoliabe para executar aquela missão tão honrada. O texto bíblico diz que Deus falou com Moisés e lhe revelou que Ele havia chamado esses dois homens de forma especial.

Como já foi dito, Bezalel Aoliabe lideraram a construção do Tabernáculo no deserto. Sobre ele, e seu auxiliar Aoliabe, a Bíblia diz: “Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Ur, da tribo de Judá; e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, par elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores. Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã” (Êxodo 31.1-5).

E a narrativa bíblica complementa que eles foram capacitados especialmente para fazerem “toda obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do bordador em tecido azul, roxo e vermelho e em linho fino, e a do tecelão; sim, toda sorte de obra e a elaborar desenhos” (Êxodo 35.35).

O trabalho de Bezalel e Aoliabe

O projeto do Tabernáculo foi idealizado e projetado por Deus, conforme seus mínimos detalhes, e que foram dadas a Moisés. O principal assunto nos capítulos 25 a 31 do livro de Êxodo é a transmissão das especificações do tabernáculo e seus móveis. Deus falou as medidas exatas e determinou os materiais a serem usados. Portanto, coube a Bezalel e Aoliabe e os demais envolvidos o privilégio de participarem desta obra sendo fiéis e cuidadosos em seguir as orientações divinas prescrevidas: “Fez Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o SENHOR ordenara a Moisés” (Êxodo 38.22).

Além disso, como citado acima, eles foram capacitados para ensinar a outros as habilidades necessárias para a fabricação dos utensílios do Tabernáculo (Êxodo 35.30-35). Os nossos talentos é para serem multiplicados e não para morrerem conosco.

Coube a Bezalel, como artífice chefe, ser o responsável direto pela fabricação de todas as várias partes do Tabernáculo. A Bíblia diz que ele fez a Arca da Aliança, o propiciatório que cobria a Arca, a mesa dos pães, o candelabro de ouro, o altar de incenso, o altar do holocausto, a bacia de bronze e até o primeiro óleo da unção (Êxodo 37.1-38.1-8). Então parece que os demais artesãos estiveram mais ocupados no trabalho dos itens estruturais do Tabernáculo, como a confecção das cortinas, das portas, a fabricação das colunas, a modelagem das molduras etc. Na obra de Deus há trabalho e funções para todos, de maneira que ninguém fica ocioso.

Quando o tabernáculo foi concluído, uma nuvem “começou a cobrir a tenda de reunião e a glória do Senhor, encheu o tabernáculo”. (Êxodo 40.34) Essa foi uma evidência clara da aprovação divina. Como você acha que Bezalel e Aoliabe se sentiram nessa ocasião? Ainda que o nome deles não aparecesse em nenhum dos objetos que produziram, eles devem ter sentido satisfação em saber que Deusestava aprovando e abençoando todo o seu trabalho e dedicação.

No fim de sua vida, Bezalel e Aoliabe não tinham nenhum troféu, medalha ou placa em homenagem aos seus trabalhos impressionantes e de alta qualidade. Mas eles obtiveram algo muito mais valioso: a aprovação de Deus.

Não devemos estranhar e nem nos entristecer quando nosso trabalho na igreja não é lembrado e nem prestigiado, pois fomos chamados para glorificar a Jesus, não a nós mesmos! “A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3.18).

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Leitura & Reflexão Bíblica: Êxodo Capítulo 1
https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/11/leitura-reflexao-biblica-exodo-capitulo.html?spref=tw
Síntese Bíblica – Êxodo
https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/02/sintese-biblica-exodo.html?spref=tw
Visão geral dos livros do Primeiro Testamento
https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/10/visao-geral-dos-livros-do-primeiro.html
Pentateuco: Introdução Geral
https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/02/pentateuco-introducao-geral.html
A Bíblia Hebraica e o Antigo Testamento Cristão
https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/11/a-biblia-hebraica-e-o-antigo-testamento.html
História do Antigo Israel: Uma Revisão desde a Divisão do Reino – Judá
https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/12/historia-do-antigo-israel-uma-revisao.html
Abraão em Três Tempos: Judaísmo
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/09/abraao-em-tres-tempos-judaismo.html
Referências Bibliográficas
ALTER, Robert e KERMODE, Alter (Orgs.). Guia Literário da Bíblia. Tradução Raul Fiker tradução; Revisão de tradução Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997. - (Prismas).
COX, Leo G. O livro de Êxodo. Tradução Luís Aron de Macedo. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. [Comentário Bíblico Beacon, v. 1].
GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. Tradução Josué Ribeiro. São Paulo. Editora Vida,1999.
DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo. Vida Nova, 1995.
HOFF, Paul. O Pentateuco. São Paulo: Editora Vida, 1995.
JAMIESON, Robert, FAUSSET, A. R. e BROWN, David. Comentário exegético e explicativo da bíblia. Tradução e digitação Carlos Biagini.
SHELDON, Charles M. Em seus passos o que faria Jesus? Tradução Robinson Malkomes. São Paulo: Mundo Cristão, 2007.
TENNEY, Merrill C. (Org.). Enciclopédia da Bíblia. São Paulo. Cultura Cristã, 2008.
WIERSBE, Warren W. Comentário bíblico expositivo – Pentateuco. Traduzido por Susana E. Klassen. Santo André (SP): Geo-Gráfica, 2006.
UNGER, Merril F. Arqueologia do Velho Testamento. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1980.
ZADOFF, Efraim. Enciclopedia de la historia y la cultura del pueblo judío. E.D.Z. Nativ Ediciones, 2009.



This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

Personagens Bíblicos: Quem Foram Bezalel e Aoliabe?

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×