Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Memento mori: a preciosidade da vida



Quanto vale uma vida? Muitas vezes não damos valor algum à vida, pois na maior parte do nosso tempo a desperdiçamos prodigamente. Da mesma forma que o personagem mais novo da parábola contada por Jesus, nós gastamos a nossa preciosa vida por momentos fúteis e por Coisas que não tem valor algum, ou seja, nas palavras da parábola – gastamos a nossa vida dissolutamente, descontroladamente, desregradamente, sem critérios. Mesmo diante do quadro pandêmico que acabamos de sair, milhões de pessoas se preparam para quatro dias de carnaval, aonde pretende dar vasão à todas concupiscências de suas mentes e corações – desejos, ambições e devassidão – tempo de total irracionalidade.

Todavia, a vida é preciosa demais para gasta-la frivolamente. O tempo urge e a areia da ampulheta jamais para de cair até o último grão de vida se esvair. Deveríamos valorizar cada minuto da vida, fazer com que cada tempo fosse utilizado de forma adequada, visando o bem estar pessoal, mas que se transforma em bem estar social: família, amigos e a própria sociedade humana como um todo. Mas acima de tudo deveríamos gastar nosso precioso tempo de vida naquilo que não trarão medo quando você (eu) tiver que enfrentar a morte.

É justamente disso que se trata o Memento Mori. Não tem nada haver com a morbidez (prazer) na morte, mas sim, pensando no fim da vida, valorizar cada tempo e torna-lo útil e prazeroso. Quando paramos e pensamos na nossa finitude e brevidade, começamos a valorizar e revalorizar o nosso tempo de vida. Começamos a estabelecer melhores prioridades e buscar valores mais elevados.

O nosso tempo é curto, as oportunidades são limitadas. Nesse tempo de loucura e caos, viver com inteligência e sabedoria torna-se desafiante e exige muita atenção e discernimento. Com muita facilidade somos arrastados para uma super agenda; nos vemos envolvidos em centenas de coisas ao mesmo tempo; e como Marta nos afadigamos com tantas coisas – quando na verdade uma coisa somente importa. O Memento mori é justamente para pararmos, pensarmos e respondermos: O QUE REALMENTE MIPORTA? Se tivesse que escolher apenas uma única coisa na minha vida, o que eu escolheria? – essa é a pergunta fundamental.

            Viver com inteligência e sabedoria, significa entender as consequências de seus atos, pois com raríssimas oportunidades de nos recuperarmos das más escolhas ou decisões erradas que tomamos sem qualquer reflexão. Assim como ocorreu com o jovem pródigo da parábola que para piorar sua situação, teve que enfrentar uma seca terrível e uma consequente onda de desemprego que lhe deixou completamente sem eira e sem beira. Quando rompeu todos os laços familiares e partiu para uma terra distante, ele jamais poderia imaginar que acabaria morando em um chiqueiro e que desejaria comer a comida dos porcos.

A nossa vida está sujeita a mudanças dramáticas e até mesmo irreversíveis, que podem ocorrer a qualquer momento: um derrame, um ataque cardíaco, um acidente. Mas mesmo que venhamos ou estejamos vivendo nossas vidas da idade madura, ainda podemos não experimentar a realização.

Memento mori é o tempo de reflexão; de pensar e valorizar as coisas simples, a alegria de um sorriso, o trabalho (que não necessariamente tem que ser uma maldição); sobre amar e ser amado; sobre caminhar, viajar, estudar, uma noite com amigos, a celebração familiar do natal, a leitura de um bom livro, um bom filme, enviar uma correspondência para alguém.

            Mas cada uma destas pequenas coisas podem ser um fardo pesado; podem ser frustrantes, chatos, irritantes e sem vida. Mas quando considerados à luz da eternidade, podem se revestir de uma beleza incomparável: sentir o prazer de respirar, desfrutar da companhia de outras pessoas, apreciar a beleza ao redor, oferecer e/ou receber um gesto de bondade, enfim, descobrir a preciosidade e encanto da vida. O resultado é que você vai desenvolver uma Memento mori vida saudável e com qualidade.

Muitas pessoas, porém, podem achar que seja uma atitude mórbida, desequilíbrio psíquico; alguma anormalidade, pensar na morte. É evidente que há sempre esse risco, quando se torna algo obsessivo. Mas para que isso não venha a ocorrer devemos tomar as Escrituras bíblicas como parâmetros, de maneira que ela não permitirá que extrapolemos os limites saudáveis desses momentos.  Outro auxilio indispensável é a oração: Senhor, nos dê a cada dia o necessário e que possamos nos contentar com isso. Que as nossas atividades cotidianas sejam para o teu louvor e glória. Quando fazemos desta forma a nossa vida torna-se cada vez mais preciosa e encantadora.


Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

 

Artigos Relacionados

Tempus Fugit

 http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/tempus-fugit.html

A Síndrome da Cegueira (Reflexão)

https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/08/a-sindrome-da-cegueira-reflexao.html

Quatro Mulheres e a Vontade de Deus (Reflexão)

https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/08/quatro-mulheres-e-vontade-de-deus.html

O Homem Que Queria Ver Jesus

https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/05/o-homem-que-queria-ver-jesus.html

(Re)aprendendo a Olhar o Outro

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/09/joao-41-42-reaprendendo-olhar-o-outro.html

Um Luto Que Termina em Festa

 http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/um-luto-que-termina-em-festa.html

A Mulher à Beira do Poço

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/a-mulher-beira-do-poco.html

O Grande Amor de Deus

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/12/o-grande-amor-de-deus.html

Betânia: Um Lugar de Refrigério e Vida

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/betania-um-lugar-de-refrigerio-e-vida.html

 

  



This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

Memento mori: a preciosidade da vida

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×