Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Apocalipse: O Último Convite



O Espírito e a noiva dizem: "Vem!"
E todo aquele que ouvir diga: "Vem!"
Quem tiver sede, venha;
e quem quiser, beba de graça da água da vida.
(Apocalipse 22.17)
            Quando chegamos no dia 31 de dezembro encerramos um ano e nos preparamos para o inicio de um Novo Ano. E essa transição é demarcada por uma grande festa, com muitos fogos que tingem o céu com seu colorido e sua beleza e com uma mesa farta.
            O livro do Apocalipse é a última folha do calendário de Deus! Quando o lemos tomamos conhecimento de que esta se aproximando rapidamente o fim desta Velha era e está prestes a se iniciar uma Nova era. O tempo que se encerrará é um tempo de lutas, dissabores, apreensões, lágrimas e morte. O Novo tempo que se iniciará será de paz, alegria e vida!
            Quando chegamos às últimas linhas do último capítulo (22) encontramos um extraordinário convite: VENHA!Essa palavra aparece mais de 2.300 vezes nas Escrituras; é uma palavra comum, à qual não prestamos muita atenção, mas que engloba todas as demais palavras que compõem o conteúdo da mensagem evangélica - fé, esperança, amor, graça e salvação - “venha”. O Convite é feito repetidamente no transcorrer de todo o livro do Apocalipse (2.5; 16, 21, 22, 3.3, 19; 9.20-21; 11.13; 14.7; 15.4; 16.9, 11). O convite está no presente (λέγουσιν [legousin]) e tem a força da urgência – Venha agora! Pois o tempo (kairós) de Deus está terminando. O Convite é individual e/ou nominal, ou seja, cada pessoa deve responder pessoalmente ao recebê-lo. A recusa, seja qual for o motivo, implica em rejeitar Àquele que envia o Convite.
            O Convite é comunicado pelo Espírito (Santo) e pela Noiva (Igreja). Nele há o ressoar do testemunho permanente e continuo da graça salvadora que perpassa toda literatura bíblica do Primeiro (ex. Isaías 55.1) e Segundo Testamento (ex. João 6.35). Uma terceira voz replica o Convite “todo aquele que ouvir diga: Vem!" Todos que aceitam o convite tornam-se corresponsáveis em estendê-lo a outros, mantê-lo apenas para si mesmo implica em que tal pessoa não compreendeu corretamente o seu significado. O Convite deve ser oferecido a todas as pessoas, em todos os lugares e com toda a urgência que está implícita no Convite – Venha Imediatamente!
            Todavia, somente aqueles que têm sede darão o real valor a esse incomparável convite e o receberão de bom grado. A grande maioria das pessoas prefere cavar suas próprias cisternas secas; prefere beber em suas fontes contaminadas e envenenadas; optam conscientemente conviverem com a sede insaciável – do que aceitarem o Convite e beberem da água cristalina, pura e vital da mensagem evangélica.
            Sempre existiram e atualmente no Brasil tem se multiplicado, os zombadores que menosprezam a mensagem de salvação contida no Convite ridicularizando a doutrina da vinda de Cristo: “... desejo lembrar-lhes que nos últimos dias haverá escarnecedores que farão todo o mal que eles mesmos puderem imaginar, e se rirão da verdade. Esta será a sua maneira de argumentar: ‘Jesus prometeu voltar, não foi? Então, onde está Ele? Ele não virá nunca! Ora, até onde qualquer um pode lembrar-se, tudo tem permanecido exatamente como era desde o primeiro dia da criação’. Eles esquecem deliberadamente este fato: Deus destruiu o mundo com um poderoso dilúvio, muito tempo depois que Ele tinha feito os céus pela palavra da sua ordem, e tinha utilizado as águas para formar a terra e cercá-la. E Deus ordenou que a terra e os céus sejam reservados para o fogo no dia do juízo, quando todos os homens ímpios perecerão. Mas não se esqueçam disto, queridos irmãos: que um dia, ou de hoje a mil anos, é para o Senhor como o dia de amanhã. Ele não está sendo vagaroso com a sua volta prometida, embora por vezes pareça assim. Mas Ele está esperando, pela boa razão de que Ele não quer que ninguém pereça, e está dando mais tempo para os pecadores se arrependerem. O dia do Senhor virá com toda a certeza, tão inesperadamente como um ladrão, e então os céus desaparecerão com um terrível estrondo, e os corpos celestes serão consumidos pelo fogo e a terra e tudo quanto está nela será queimado” (2 Pedro 3.3-10).         O orgulho e arrogância humana são as causas de sua própria condenação. Recusam o Convite da graça e semelhantemente aos construtores da Torre de Babel gastam suas vidas construindo uma torre para alcançar os céus, mas o resultado será sempre o mesmo – fracasso e morte.
Venha! Este é o dia da graça; o dia da longanimidade de Deus. O dia da misericórdia de Deus. O chamado hoje é para todo aquele cuja alma está sedenta, para toda alma cansada e decepcionada. O convite hoje é: “Aquele que tem sede, venha. E todo aquele que quiser, beba da água da vida livremente”. Quando Jesus encontrou a mulher no poço, ele lhe disse da água viva que ele poderia fornecer (João 4.10-15) Esta imagem é usada novamente aqui, pois o Convite é para qualquer pessoa que deseja vir e beber da água da vida. O Convite é ilimitado em escopo - todo tipo de pessoa em todos os lugares pode vir. A salvação não pode ser conquistada, mas Deus a dá livremente. Este é o último convite da Bíblia.
Que todo pecador perdido venha! “Quem tem sede venha. E quem quiser, tome a água da vida livremente”. A água da própria vida é oferecida aqui, clara como cristal, fluindo do trono de Deus. Este mundo é realmente um deserto, um deserto tão estéril e nu para a alma quanto às trilhas arenosas que levavam às minas do rei Salomão. Homens e mulheres estão morrendo de sede espiritual. No entanto, aqui esta a água da vida, e aqui o Convite! 
Quão estranha é a loucura que impede os homens de se lançarem de rosto diante de Deus e beberem profundamente da água da vida? O homem rico no inferno queria apenas uma gota para aliviar o tormento de sua sede. Quando ele estava vivo, ele poderia ter vindo e recebido acesso eterno ao rio da vida. Mas ele nunca veio. Agora, por toda a eternidade, ele deve ser atormentado, com seus desejos e anseios eternos. 
Venha Hoje! Aproveite a virada do calendário e comece uma Nova história. A graça e a paz Daquele que é e foi e está vindo. . .(Apocalipse 22.21).

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br//

Artigos Relacionados
Apocalipse: Referências Cruzadas (capto 1)
https://reflexaoipg.blogspot.com/2019/04/apocalipse-referencias-cruzadas-capto-1.html?spref=tw
Apocalipse - Comentário: Prefácio (1.1-3)
https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/07/apocalipse-comentario-11-3.html
Apocalipse: Babilônia x Nova Jerusalém.
https://reflexaoipg.blogspot.com/2019/03/apocalipse-duas-cidades-em-contraste.html
Apocalipse: Jesus Cristo Glorificado
http://reflexaoipg.blogspot.com/2018/01/apocalipse-jesus-cristo-glorificado.html?spref=tw
Apocalipse: Por que estudar o livro do Apocalipse?
 http://reflexaoipg.blogspot.com/2016/07/apocalipse-por-que-estudar-o-livro-do.html?spref=tw
Apocalipse: Dificuldades Para a Leitura e Compreensão.
http://reflexaoipg.blogspot.com/2016/07/apocalipse-dificuldades-para-leitura-e.html?spref=tw
Apocalipse – Bem Aventurados os Mortos que Morrem no Senhor (14.13)
https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/09/apocalipse-bem-aventurados-os-mortos.html
Apocalipse: A Soberania de Deus
https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/04/apocalipse-soberania-de-deus.html
Apocalipse: Glossário - A e B
https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/01/apocalipse-glossario-a.html  

Referências Bibliográficas
ALEXANDER H. E. Apocalipse. São Paulo: Ed. Ação Bíblica do Brasil, 1987.
ALVARENGA, Willie. Comentario del libro de Apocalipsis. Bedford: 2007.
ASHCRAFT, Morris. Comentário Bíblico Broadman, v.12, ed. JUERP, 3ª ed., 1983.
BARCLAY, William. Comentário do Novo Testamento – Apocalipse. Tradução Carlos Biagini.
CARRILLO, Miguel Rosell. Apocalipsis: La Revelación para estos días finales. www.centrorey.org, 2009.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado, v. 6, ed Milenium, São Paulo, 1988.
CLARKE, Adam, The New Testamento of Our Lord and Saviour Jesus Christ. Nova York: Abingdon-Cokesbury Press, vol. II, s. d.
CORSINI, Eugênio. O Apocalipse de São João. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.
EARLE, Ralph. O livro de Apocalipse. Tradução Valdemar Kroker e Haroldo Janzen. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. [Comentário Bíblico Beacon, v. 10].
GARLAND, Tony. A Testemony of Jesus Christ - A Commentary on the book Revelation. V.2. Camano Island: Spirit And Truth, 2004.
HENDRIKSEN, William. Mais Que Vendedores - Interpretação do livro do Apocalipse. São Paulo:  ed. CEP, 1987.
LADD, George. Apocalipse – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2008.
McDOWELL, Edward A. O Apocalipse – Sua Mensagem e Significação. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1960.
TRUMAN, Cliff. Comentario a Apocalipsis. Editorial: N/S
SUMMERS Ray. A Mensagem do Apocalipse. Rio de Janeiro: Ed. JUERP, 1980.




This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

Apocalipse: O Último Convite

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×