Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

DEUSES DO OLIMPO GREGO

A riqueza da cultura grega clássica é inegável.  Ao lado de sua Filosofia riquíssima, seu sistema de crenças era bastante peculiar.

Em linhas gerais, quero listar abaixo os 12 principais Deuses que habitavam o Olimpo.

Mas, antes, uma citação sobre o próprio Olimpo (copiado do Wikipedia – inclusive com a imagem recolhida lá):


monte Olimpo (em grego: Όλυμπος) é a mais alta montanha da Grécia, com 2 917 metros de altitude máxima e 2 355 m de proeminência topográfica. É uma das mais altas montanhas da Grécia, em altitude absoluta da base até o topo. Está situado a cerca de 100 km de distância de Salonica, a segunda maior cidade da Grécia, próximo do mar Egeu, na região da Tessália.

Na mitologia grega, o monte Olimpo é a morada dos Doze deuses do Olimpo, os principais deuses do panteão grego. Os gregos pensavam nisto como uma mansão de cristais que estes deuses (como Zeus) habitavam. Sabe-se também que, quando Gaia deu origem aos Titãs, eles fizeram das montanhas gregas, inclusive as do monte Olimpo, seus tronos, pois eram tão grandes que mal cabiam na crosta terrestre. A etimologia de "Olimpo" é desconhecida, mas possui grandes traços de semelhança com a cultura dos dóricos.

1. ZEUSΖεύς.  Os romanos chamavam de Júpiter.

Zeus era casado com Hera, mas com um comportamento infiel.  Como principal divindade do Olimpo, era considerado o “pai dos deuses” (πατὴρ ἀνδρῶν τε θεῶν τε) e deus dos céus.  Como divindade, seu poder mantinha a ordem entre os outros deuses.

Vários templos eram dedicados ao seu Culto por toda a Grécia antiga sendo a principal no Olimpo.

No Novo Testamento, quando Barnabé – acompanhando o apóstolo Paulo – esteve na cidade de Listra, onde foi chamado de Zeus pelos locais (At 14:11).

2. HERAἭρα.  Os romanos a chamavam de Juno.

Era irmã e casada com Zeus, com quem dividia vários santuários.  Considerada a rainha dos deuses e patrona da fidelidade conjugal, Hera foi a primeira deusa a ser cultuada pelos gregos.

3. ATENAἈθηνά.  Os romanos a chamavam de Minerva.

Também chamada de Pallas Atena.  Deusa da civilização, da sabedoria e das estratégias de guerra.  Segundo a mitologia, já nasceu adulta e permaneceu virgem.  Era padroeira da cidade de Atenas – capital da Grécia – onde o Partenon ali construído foi dedicado a ela.

4. APOLOἈπόλλων.  Os romanos o chamavam de Febo.

Depois de Zeus, certamente o mais influente entre os deuses olímpicos.  Seu culto floresceu principalmente na região de Delfos com o seu oráculo.

Na sua mitologia, ele era pai de Asclépio (romano: Esculápio), que seria o deus da medicina.  O culto dele rivalizou com o culto cristão no apelo popular nas regiões gregas dos séculos I e II.

5. ÁRTEMISἌρτεμις.  Os romanos a chamavam de Diana.

Deusa ligada à vida selvagem, à caça, à lua e a magia.  Era irmã gêmea de Apolo.  Seu templo em Éfeso foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Com as conquistas de Alexandre, o culto a Ártemis acabou sendo fundido ao culto da egípcia Ísis – e depois também com outras deusas de mitologias afins.

Na sua terceira viagem missionária, o apóstolo Paulo esteve na cidade de Éfeso e ali teve um embate com os líderes locais causado pela oposição ao culto de Ártemis (At 19:23-41).

6. POSEIDONΠοσειδῶν.  Os romanos o citavam como Netuno.

Um dos deuses originais, filho de Cronos e irmão de Zeus.  O deus supremo das águas e dos mares.  Ele sempre é reconhecido por seu caráter violento e instável.

Seu principal templo ficava na península de Sunião, uma ponta de terra no sul da região da antiga Ática, diante do Mar Egeu.  Na cidade de Roma houve uma construção imponente dedicada a adoração a Netuno.

7. ARESἌρης.  Os romanos o nomeavam como Marte.

Filho de Zeus e Hera e herdeiro do trono do pai.  Seria o deus da guerra e sempre disputava esse atributo com sua meia-irmã Atena.

Embora fosse um dos deuses menos cultuado, havia um santuário dedicado a ele na Ágora de Atenas, e em Esparta havia uma estátua do deus acorrentado, para mostrar que o espírito de guerra e vitória nunca deveria deixar a cidade.

Uma curiosidade.  Na iconografia moderna, o símbolo que representa a masculinidade – – indica o escudo e a lança de Ares.

8. AFRODITEἈφροδίτη.  Os romanos a nomeavam como Vênus.

Filha de Zeus, era a deusa do amor, da beleza e da sexualidade; também proporcionava aos humanos o prazer, a alegria e a perpetuação da vida.  Era sempre representada com seus atributos e ideias de beleza feminina; apesar disso, era reconhecida como sendo vingativa com seus adversários.

No mundo grego antigo, seu principal tempo ficava na ilha de Creta e seu culto esteve ligado a deusa Astarte dos fenícios e a deusa Ishtar dos acádios.

Uma curiosidade.  O símbolo que representa a feminilidade, na iconografia moderna – – descreve o espelho de Afrodite.

9. DEMETERΔημήτηρ.  Conhecida pelos romanos como Ceres.

Filha dos titãs Cronos e Reia, era a deusa colheita.  Segundo o mito, foi Demeter quem deu o trigo aos humanos e os ensinou as técnicas de agricultura.  No sincretismo egípcio, por vezes ela ficou associada a deusa Ísis.

O episódio mitológico do rapto de Perséfone, filha de Demeter, era usado pelos gregos para explicar as sequências das estações do ano.  Também serviu de base para os cultos eleusinos atenienses – os Mistérios de Elêusis – com seus rituais secretos de iniciação que falavam de vida eterna.  Tais culto rivalizaram com o cristianismo nos primeiros séculos.

10. DIONISOΔιόνυσος.  Para os romanos: Baco.

Filho de Zeus e deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, do teatro, dos ritos religiosos.

Os cultos dionisíacos geralmente estavam envolvidos com agentes entorpecentes e inebriantes com muita dança e experiências de êxtase.  Seu principal centro de adoração era o Epidauro, um templo em forma de anfiteatro na cidade de Atenas.

11. HERMESἙρμής.  Para os romanos: Mercúrio.

Um dos filhos de Zeus.  Nas primeiras citações mitológicas ele é referido como deus da fertilidade e os romanos atribuíam a ele o patronato do comércio, capaz de fazer negociações e levar recados. 

Provavelmente foi o deus mais esculpido em estátuas na antiga Grécia e as suas representações artísticas sempre o fazem com asas nos pés para indicar que ele seria o mensageiro dos deuses.

Em geral seu culto esteve associado aos cultos a Afrodite e às competições e jogos olímpicos.

12. HEFESTOἭφαιστος.  Conhecido pelos romanos como Vulcano.

Filho de Zeus e Hera.  Representado em geral como um deus feio e manco, porém bastante habilidoso.  Os gregos o reverenciavam como o deus do fogo e da metalurgia.  Foi ele quem forjou o escudo de Zeus que o fez derrotar os Titãs.

Seu culto se centrava na ilha de Limnos, no Mar Egeu (embora a cidade de Atenas realizasse bastante festivais em sua homenagem) e aos pés do Monte Etna, na Sicília (hoje Itália).

(HadesἍιδης, romano Plutão– está fora da lista por não ser considerado um deus olímpico pelos gregos).



This post first appeared on Escrevinhando, please read the originial post: here

Share the post

DEUSES DO OLIMPO GREGO

×

Subscribe to Escrevinhando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×