Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A CRIAÇÃO – COMO TUDO COMEÇOU?

  


Há o mundo, a Terra, o universo.  Eles estão aí.  São reais.  Existem.  Meus sentidos podem perceber.  E assim como os espaços e coisas, também o tempo com sua flecha, do passado para o futuro.

 

— Mas, como tudo isso começo?  Qual sua origem? 

 

A Bíblia, com convicção reverente, afirma categoricamente que em princípio, foi Deus quem criou tanto os céus quanto a terra (Gn 1:1).  E partindo daí tudo é desdobramento dessa verdade inicial.

Do ponto de vista teológico e filosófico, entendo que quem melhor apresentou uma interpretação para a realidade existente – coisas e tempo – foi Agostinho de Hipona(recomendo a leitura).

 

Mas os seres humanos, ao longo de suas trajetórias, tentaram oferecer respostas para esse começo.  Veja algumas de forma resumida:

 

Os gregosantigos diziam que no início só havia o Caosvivendo nas trevas, no nada, então ele resolveu criar Gaia, Eros, Nyx e Tártaro.  Gaia, por sua vez, criou Urano e eles geraram os primeiros deuses.  E daí vieram os humanos.

Na Mesopotâmiaeles criam que tudo começou com Apsue Tiamat que deram origem aos outros deuses.  Um dia, num ataque de fúria, Apsu quis matar seus filhos, mas em um contra-ataque Enki – um dos filhos – matou Apsu e do seu corpo morto criou a terra e o céu.

A crença entre os egípcios era de que tudo começou quando Atum, o primeiro deus, surgiu do Num, o caos aquático primordial, e expeliu Shu e Tefnut que, por sua vez, procriaram gerando Osíris, Isis, Seth e Néftis.  Outra variante do mito afirmava que das águas do Num emergiu uma ilha e ali as divindades masculinas colocaram suas sementes sobre a flor de lótus e a fecundaram. A flor então se fechou durante a noite e quando se abriu de manhã dela saiu o deus na forma de um menino que criou o mundo.

De acordo com a antiga mitologia chinesa Panku, também conhecido como Hoen-Tsin, que representa o caos primordial, cresceu 30 quilômetros por dia durante 11.500 anos e das pequenas criaturas em seu corpo, carregadas pelo vento, nasceram os seres humanos e animais espalhados pelo mundo.

Na cosmogonia guaranitudo que existe nasceu e foi nomeado a partir de um som produzido no mundo superior, o Espírito-Música, o Grande Som Primeiro, esse som desdobrou-se em formas que seriam pais e mães de seus filhos, as palavras-almas.

A mitologia nórdicaacreditava que a terra fazia parte de um disco cósmico junto a outros reinos. Asgard, terra dos deuses, Jotunheim, terra dos gigantes, e Niflheim, a terra dos mortos governadas por Hela.  Porém, de modo geral, não se indica com detalhes como tudo surgiu.

 

E hoje, as ciências em suas fronteiras, como a física quântica e a cosmologia, também buscam respostas.  Elas falam sobre coisas como o big bang, probabilidades e singularidades.  E procuram respostas sobre o como aconteceu e acontece (esse é o ofício deles).

Mas algumas perguntas ainda assustam: por que existe algo e não apenas o nada?  Qual o sentido final do cosmo?

E como sei que há complexidades entrelaçadas nessas questões, vou apenas buscar resposta na beleza poética do salmista:

 

Enquanto me encanto com o firmamento, arte dos teus dedos,
a lua e a estrelas que desenhaste,

eu me questiono: que há na humanidade
para que possas lhe dar atenção?
E em um indivíduo para que te importes?

 

Porém a verdade é que os fizeste apenas pouco aquém da divindade,
e de glória e honra os adornaste.

(Salmo 8)

 



This post first appeared on Escrevinhando, please read the originial post: here

Share the post

A CRIAÇÃO – COMO TUDO COMEÇOU?

×

Subscribe to Escrevinhando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×