Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

PHP - Encapsulamento e modificadores de acesso

Neste post, vamos mostrar como usar encapsulamento e modificadores de Acesso em PHP, incluindo exemplos práticos (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui).


Encapsulamento em PHP

Encapsulamento é a prática de esconder o estado e comportamento interno de um objeto do mundo externo e fornecer uma interface pública para interagir com o objeto. Isso pode ser alcançado usando modificadores de acesso, como "public", "private" e "protected". Por exemplo, a seguinte classe "ContaBancaria" encapsula a propriedade "saldo":

    
class ContaBancaria {

private $saldo;

public function __construct($saldoInicial) {

$this->saldo = $saldoInicial;
}

public function depositar($valor) {

$this->saldo += $valor;
}

public function sacar($valor) {

if ($this->saldo >= $valor) {

$this->saldo -= $valor;
return true;
}
return false;
}

public function verSaldo() {

return $this->saldo;
}
}


Modificadores de acesso em PHP

Os modificadores de acesso "public", "private" e "protected" são usados para controlar o acesso às propriedades e métodos de uma classe como visto anteriormten, sendo "public" para permitir que as propriedades e métodos sejam acessados de qualquer lugar, "private" para permitir que as propriedades e métodos sejam Acessados Apenas Dentro da própria classe e "protected" para permitir que as propriedades e métodos sejam acessados apenas dentro da própria classe e suas classes derivadas.

A classe "ContaBancaria" vista anteriormente usa o modificador de acesso "private" para controlar o acesso à propriedade "saldo", o que significa que ela só pode ser acessada dentro da própria classe, enquanto os métodos "depositar", "sacar" e "verSaldo" são públicos e podem ser acessados de qualquer lugar, garantindo que o saldo só será alterado a partir dos métodos com essa finalidade (depositar/sacar) e caso seja necessário ver seu conteúdo devemos usar "verSaldo".


Conclusão

Com esses recursos, é possível controlar a segurança e acessibilidade dos atributos e métodos de uma classe, garantindo a integridade dos dados e evitando possíveis erros de programação.

  • Site oficial do PHP
  • No Wikipédia
  • Visibilidade


This post first appeared on PROGRAMERO, please read the originial post: here

Share the post

PHP - Encapsulamento e modificadores de acesso

×

Subscribe to Programero

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×