Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

PHP - Criando scripts e os executando pela linha de comando

O PHP é uma linguagem de programação popular usada para desenvolvimento web, mas também pode ser usada para Criar scripts que podem ser executados diretamente na linha de comando. Neste post, vamos mostrar como criar scripts PHP e como executá-los na linha de comando (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui).


Criando scripts PHP

Para criar um script PHP, você precisa criar um arquivo com a extensão ".php". Isso pode ser feito com qualquer editor de texto, como o Bloco de Notas ou o Sublime Text. Dentro do arquivo, você pode escrever o código PHP desejado. Por exemplo, o seguinte script imprime "Hello World!" na tela:

    
    echo "Hello World!";
?>

Executando scripts PHP na linha de comando

Para executar um script PHP na linha de comando, você precisa usar o interpretador PHP. No Linux e macOS, o interpretador PHP geralmente vem instalado por padrão e pode ser executado usando o comando "php". No Windows, você precisa especificar o caminho completo para o interpretador PHP. Por exemplo:

    
php script.php

Isso irá executar o script "script.php" e imprimir "Hello World!" na tela.


Além disso, você pode passar argumentos para o seu script PHP na linha de comando. Por exemplo, o seguinte script imprime o primeiro argumento passado:

    
    echo $argv[1];
?>


Executando o script com o comando:

    
php script.php "Hello World"

teremos como resultado "Hello World" na tela.


É importante notar que scripts PHP executados na linha de comando não têm acesso às variáveis de ambiente do servidor web, como $_GET, $_POST, etc. Eles também não podem acessar recursos do navegador, como cookies e sessões. No entanto, eles ainda podem se comunicar com bancos de dados, arquivos e outros recursos do sistema.


Conclusão

Em resumo, é possível criar scripts PHP e executá-los na linha de comando usando o interpretador PHP. Isso pode ser útil para automatizar tarefas, processamento de dados e outros tipos de scripts que não precisam de interação com o usuário ou recursos do navegador. Passando argumentos na linha de comando é possível enviar dados para o script, o que torna ainda mais poderoso a automação de tarefas.


Site oficial do PHP

No Wikipédia

Executando arquivos PHP



This post first appeared on PROGRAMERO, please read the originial post: here

Share the post

PHP - Criando scripts e os executando pela linha de comando

×

Subscribe to Programero

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×