Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O estranho amor dos partidos de esquerda pela mídia neoliberal

Sem ver o Roda Viva há anos, já concordo de antemão com críticas ao de ontem (e aos outros programas com presidenciáveis). Justamente por ser essa porcaria – não de agora, mas há anos – é que eu não o assisto. Sua destruição faz parte de um projeto coerente, amplo e antigo do PSDB para destruir a TV Cultura.
Minha questão é: tendo em vista que o programa é isso há anos, por que os candidatos e as pessoas permanecem com a expectativa de que seja um espaço para “apresentar propostas”?
Por que, em 16/4/2016, quando tinha algo a dizer ao Povo Brasileiro, Dilma Rousseff escolheu a Folha de S. Paulo para Publicar Seu artigo?
Por que, em 8/4/2018, ao denunciar a prisão/perseguição a Lula, Guilherme Boulos e Manuela D’Ávila escolheram a mesma Folha de S. Paulo para publicar seu texto?
Por que, quando Lula resolveu dar uma entrevista em 1/8/2018, escolheu a Folha de S. Paulo?
Seria tudo isso para premiar a ditabranda Folha de S. Paulo pelos desserviços prestados ao país, ao povo brasileiro e ao interesse nacional nas últimas décadas? Ou seria por inexistirem veículos de comunicação melhores ou mais confiáveis para se veicular tais falas? Qual o sentido de a “esquerda” escolher a ditabranda para expressar seus valores? Por que ignorar uma grande quantidade de veículos de comunicação progressistas que perseveram no país?
Francamente: mesmo Síndrome de Estocolmo pode ter limite, né? Ou não?
Pode ser que eu esteja enganado, mas me parece que… estamos em 2018 e os partidos de esquerda ainda não entenderam a centralidade da comunicação social. Continuam enxergando apenas o aspecto instrumental da coisa. Nada aprenderam com o que aconteceu dos anos 1980 para cá. Pior: dada a permanência de tal visão meramente instrumental, nada me sugere que, uma vez no poder, venham a fazer algo diferente. (Mas, uma vez que voltem ao poder, a manutenção das práticas de sempre será justificada com frases como “mas o governo ainda vai dar uma guinada à esquerda”, “mas é um governo em disputa”, “mas é um governo de coalizão”.)

Os links para os textos estão abaixo. Mas o acesso é restrito – como queremos demonstrar.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/04/1761562-democracia-o-lado-certo-da-historia.shtml

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/03/nao-vou-me-matar-nem-fugir-do-brasil-vou-brigar-ate-o-fim-diz-lula.shtml

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/04/guilherme-boulos-e-manuela-davila-um-atentado-a-democracia.shtml?loggedpaywall


This post first appeared on A Lenda, please read the originial post: here

Share the post

O estranho amor dos partidos de esquerda pela mídia neoliberal

×

Subscribe to A Lenda

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×