Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ENCERRAMENTO DA FLIC - LANÇAMENTO DA VII ANTOLOGIA FLORES LITERÁRIAS "FORÇA FEMININA"

Ontem (21), aconteceu o encerramento da VIII Festa Literária Cabo-friense - VIII Flic, no Palácio das Águias, em Cabo Frio (RJ). A FLIC é organizada pelo coletivo cultural composto pelas escritoras Andréa Rezende e Jaqueline Brum.
Todas as edições da FLIC são lindas, bem organizadas e plenas de alegria, porém esta edição, especialmente, foi para mim maravilhosa! Destaco aqui as performances poéticas que ocorreram na abertura, com diversas manifestações artísticas que muito nos encantaram.
No fechamento da FLIC foi lançada VII Antologia Poética Flores Literárias com o tema "Força Feminina", contendo poemas de escritoras e escritores de diversas cidades. Eu participo com meu poema "Energia Dual", que trata da força Feminina sob o foco da energia feminina como sendo uma das polaridades energéticas que fazem parte de todo e qualquer ser vivente no Planeta Terra. A milenar filosofia oriental do Taoísmo já dizia que há a energia yin e a energia yang, respectivamente, feminina e masculina. Cada uma é responsável por características e ambas estão presentes em toda a natureza e em todos nós. O que varia é a intensidade de cada uma em cada ser vivo. Como bem disse o músico Pepeu Gomes, "Se Deus é menina e menino, sou Masculino e Feminino". Como, atualmente, vivemos em uma sociedade cada vez mais dividida e fragmentada, penso que precisamos retornar ao Todo e recuperar nosso equilíbrio, ou seja, recordar a sabedoria das antigas filosofias e lembrar que todos nós somos compostos pelo feminino e pelo masculino. 
Abaixo seguem alguns registros do evento, inclusive vídeo contendo a abertura (com apresentação do Coral Despertar, palestra da escritora Rosana Silva sobre a escritora Carolina Maria de Jesus e apresentações artísticas) e vídeo contendo toda a festa de encerramento:








Abertura da FLIC - 19/10/2023

Encerramento da FLIC - 21/10/2023

Energia dual

Feminino ser,
energia dual,
força yin universal,
de toda vida natural.

Da planta é a seiva,
da água, o dique resistente.
Do ar, a brisa que amaina,
do fogo, a brasa persistente.

Vive em todo ser vivente
que se prova renitente.

Ser feminino
é desperta intuição,
ativa percepção
e lúdica emoção.

Luciana G. Rugani


This post first appeared on CANTINHO DAS IDEIAS (Carpe Diem Luciana), please read the originial post: here

Share the post

ENCERRAMENTO DA FLIC - LANÇAMENTO DA VII ANTOLOGIA FLORES LITERÁRIAS "FORÇA FEMININA"

×

Subscribe to Cantinho Das Ideias (carpe Diem Luciana)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×