Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

REVISTA DIGITAL ALDEIA MAGAZINE - COLUNA "CANTINHO DAS IDEIAS" - TEMA: AUTOESTIMA

Saiu hoje a edição 33, mês de julho, da Revista Digital Aldeia Magazine, com minha coluna "Cantinho das Ideias", na página 126 (clique no nome da revista para ler a edição completa).
Nesta edição, falo sobre "AUTOESTIMA", tema da 2a. edição do meu projeto "Sarau 15 Minutos":

A mais recente edição que organizei do Projeto Sarau 15 Minutos teve como tema a "autoestima". Foi uma oportunidade para refletir sobre esse assunto que considero muito importante, principalmente se considerarmos o quanto, em uma sociedade repleta de padrões como a nossa, somos provocados em relação à nossa autoestima.
A autoestima é a capacidade de se amar. E, para amar, seja a quem ou a que for, é preciso primeiramente conhecer. A autoestima passa, portanto, pela busca incessante do autoconhecimento, pela percepção de seu próprio valor e pela humildade de perceber-se um ser em eterno aprendizado e transformação. Um olhar com maturidade para dentro de si mesmo, compreendendo de fato quem se é, suas possibilidades e suas limitações, seus pontos positivos e também os que necessitam ser trabalhados, aceitando-se e amando-se por ser quem se é. O ser com autoestima busca blindar-se contra atitudes desrespeitosas e situações de desvalor e evita se submeter a relações manipuladoras.
Ter autoestima é conhecer a si mesmo como um ser único, sem fazer uso de comparações que nada agregam, tendo plena consciência de sua individualidade, sabendo-se ser um ser único, porém não o único ser, ou seja, compreender que autoestima não significa egoísmo. Autoestima envolve maturidade de um ser que tem plena consciência de si mesmo e, justamente por isso, sabe perceber e respeitar o outro como ser individual que também é, possibilitando relacionamentos com mais empatia e, consequentemente, mais senso de coletividade e cidadania.
A autoestima nasce no indivíduo e reflete na sociedade como um todo. Um povo com boa autoestima terá clara percepção do seu potencial, conhecerá e saberá valorizar sua cultura e possuirá uma consciência cidadã muito mais desenvolvida.
E, para fechar nosso papo de hoje, segue o poema que fiz sobre o assunto:

Autoestima

Para amar,
Conhecimento é basilar.
Para autoamar
Em si cabe mergulhar.

Limites, possibilidades
Com humildade, reconhecer.
Ser único,
Porém não o único ser

Conhecer-se para amar-se
Reconhecer-se para encontrar-se
Aceitar-se
Perdoar-se.

"Conhece-te a ti mesmo"
Consciência plena de si
"Ame o próximo como a ti mesmo"
O outro, reflexo de si

Comparar-se não é o caminho
Cada ser tem seu encanto
Repudie o que lhe for daninho
E quem queira lhe causar o pranto.

Luciana G. Rugani


This post first appeared on CANTINHO DAS IDEIAS (Carpe Diem Luciana), please read the originial post: here

Share the post

REVISTA DIGITAL ALDEIA MAGAZINE - COLUNA "CANTINHO DAS IDEIAS" - TEMA: AUTOESTIMA

×

Subscribe to Cantinho Das Ideias (carpe Diem Luciana)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×