Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Parabéns Senna, Honda e Lego

Honda faz homenagem a Ayrton Senna – GP Suzuka 1989. Notícias Automotivas – 2013 26 jul

64 anos – 21 mar 2024. Facebook

Luzes, sons, arrepios. Ayrton Senna novamente deu uma volta rápida no circuito de Suzuka (Japão), palco onde conquistou seus três títulos mundiais da Fórmula 1. Trata-se de um interessante comercial da Honda, que faz uma homenagem ao piloto brasileiro. GLOBOESPORTE.COM – 25 jul 2013

A partir dos dados de telemetria recolhidos da volta anotada por Ayrton Senna no treino classificatório do GP do Japão de 1989, no qual o piloto anotou o recorde da pista na ocasião (1m38s041), a Honda reproduziu a façanha do brasileiro. Para isso, distribuiu alto-falantes e holofotes por todo o circuito. O ronco do motor da McLaren MP4/5, carro com o qual o brasileiro foi vice-campeão de 1989, percorre a pista, acompanhado por feixes de luz, que representam a passagem do carro.

A peça chamada “Sounds of Honda” (Sons da Honda) relembra que o sistema de telemetria – tecnologia que coleta e analisa dados, como aceleração, frenagem e motor – revolucionou o automobilismo e foi introduzido na F-1 pela montadora japonesa na década de 1980, mudando os paradigmas da categoria. O vídeo termina com o seguinte slogan: “A tecnologia que um dia apoiou Senna, agora para sua perfeita experiência de dirigir”.

Polêmica entre Alain Prost e Ayrton Senna – Getty Images

Curiosamente, a corrida deste GP do Japão de 1989 foi marcada por uma das maiores polêmicas da história da Fórmula 1, em um episódio envolvendo o tetracampeão Alain Prost. O brasileiro tentava se manter na briga pelo título daquele ano, enquanto o francês poderia se tornar campeão antecipado. Disputando a ponta, Prost fechou a porta e forçou um choque com Senna, tentando tirar os dois da prova e garantir a taça. Ajudado por fiscais, Ayrton conseguiu voltar à pista, foi para os boxes trocar o bico, ultrapassou todos os competidores e venceu. Entretanto, foi excluído pela direção de prova, que alegou ilegalidade no corte da chicane no momento do incidente.

A Lego criou um mundo paralelo em forma de cubinhos que se encaixam, recriando a nossa realidade, sendo que algumas delas são históricas, como a McLaren MP4/4 de número 12 da F1. Ricardo de Oliveira – Notícias Automotivas. 02 fev 2024

O carro do nosso eterno tricampeão Ayrton Senna, que nos deixou em 1 de maio de 1994, um dia extremamente triste e surreal para milhões de brasileiros.

A Lego também prestou a devida homenagem ao piloto brasileiro que inspirou de várias formas inúmeras pessoas e até mesmo alguns campeões de Fórmula 1, como Lewis Hamilton, que em 2025, realizará o sonho que Senna não pôde, que é o de pilotar pela Ferrari.

Embora não seja da série Technik e sim da Icons, a McLaren MP4/4 com propaganda da Marlboro, da Honda e da Shell, conta ainda com a estatueta de Senna em seu traje icônico, segurando seu lindo capacete.

Intitulado “McLaren MP4/4 & Ayrton Senna”, a escala do carro de Senna tem 693 peças e está classificado para maiores de 18 anos, porém, não é difícil para quem tem experiência, montá-lo em um dia.

Assim como na realidade, a miniatura da McLaren MP4/4 resgata o último ano do estilo clássico dos carros de Fórmula 1 da era turbo, que foi a temporada de 1988, quando Senna levou seu primeiro título mundial na categoria após sair da Lotus Honda, sua segunda equipe no circo da F1.

Com frente tendo bico chato e asa larga, a MP4/4 é uma McLaren que ainda tinha as laterais quadradonas, assim como a alça de proteção contra capotamento sobre um dorso quase reto. Esse carro tinha ainda asa traseira estreita e pneus bem largos.

Quase lendário, o MP4/4 ainda não seria o carro das proezas de Senna, modelo de 1993, com motor V8, quando fez a célebre prova sob chuva de Donington Park ou icônica comemoração nos “braços do povo” em Interlagos.

Ainda assim, o MP4/4 era o carro que, ao contrário do Ford V8, dava à Senna a condição de exibir sua capacidade quase lendária de andar cada vez mais rápido e vencer. Com seu V6 1.5 Turbo da Honda, que entregava 1.200 cavalos, o bólido manual de Ayrton era realmente fantástico.

Palavras Perdidas: QUANDO AYRTON SENNA TESTOU 12 CARROS BRASILEIROS, Fusca Senna, Ayrton Senna da Silva, Patrono do esporte brasileiro, Centro de Esportes Radicais, Ópera IL Guarany – O Guarani, de Carlos Gomes

Apoie e adquira o artesanato confeccionado pelas mãos das mulheres indígenas:

Art and culture of the native peoples of our planet. ART AMBA MIRIM



This post first appeared on Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar., please read the originial post: here

Share the post

Parabéns Senna, Honda e Lego

×

Subscribe to Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×