Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Noni

O Noni, cujo nome científico é Morinda citrifolia  L., é uma fruta originária do Sudeste da Ásia, Indonésia e Polinésia, sendo muito usada nesses países devido às suas supostas propriedades medicinais e terapêuticas. Manuel Reis – Tua Saúde. fev 2024

O gênero Morinda compreende 50-80 espécies de plantas localizados na faixa tropical da África, Austrália e Ásia. O noni é nativo da Ásia (faixa costeira de Índia, Sri Lanka e sudeste do continente), Ilhas do Oceano Pacífico (Polinésia, Hawaii) e Austrália. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS – UFSC. 17 fev 2020

Foto da fruta noni

Sinonímias: Morinda asperula Standl., Morinda bracteata Roxb.,Morinda nodosa Buch.-Ham., Morinda tinctoria Noronha.

Nomes populares: Noni, cheesefruit, indian mulberry, yema de huevo.

A fruta noni tem características físicas parecidas com a graviola e a fruta-do-conde, no entanto, estas frutas possuem propriedades muito diferentes.

A fruta noni possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas e hipoglicemiantes, e, por isso, poderia ajudar na prevenção de doenças crônicas, no combate ao envelhecimento precoce e no aumento da imunidade.

Dentre as amplas propriedades apregoadas ao fruto, destacam-se: propriedade analgésica, antioxidante, anti-inflamatória, hipo-tensora arterial e anticancerígena. O bioquímico Ralph Heinicke dedicou muitos anos de sua vida na investigação da fruta noni, e em 1985, descobriu a proxeronina, a qual contribuiu para explicar as propriedades do fruto, que é tido como um regulador do metabolismo e das funções biológicas.

O Noni pode ser encontrado tanto na forma natural quanto na forma de suco. No entanto, as versões industrializadas dessa fruta não estão aprovadas pela ANVISA no Brasil. Isso acontece, porque ainda é necessário a realização de mais estudos científicos em humanos para comprovar os benefícios, a dosagem recomendada e a segurança da fruta noni.

Os possíveis benefícios do noni fruta são:

  1. Ajudaria a prevenir o envelhecimento e o aparecimento de doenças crônicas, pois contém vitamina C e outros antioxidantes naturais;
  2. Pode combater microrganismos e inflamações no organismo, pois possui polifenóis que lhe conferem potencial antibiótico e anti-inflamatório;
  3. Fonte de energia, pois fornece carboidratos e proteínas para o organismo;
  4. Pode promover manter a saúde da pele, cabelos e unhas, fortalecer o sistema imunológico e proteger a visão, pois é rico em betacaroteno, vitamina A e vitamina C;
  5. Ajudaria a diminuir o estresse oxidativo e os danos causados pelos radicais livres às células, pois é rico em vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, E e ácido fólico.
  6. Promove a saúde cardíaca, o consumo da fruta noni, seja in natura ou em suco, está associado à promoção da saúde cardíaca, diminuindo os níveis de colesterol e ajudando a reduzir inflamações.
  7. Pode reduzir dores associadas à artrite, a fruta noni tem sido utilizada desde a antiguidade devido aos seus efeitos capazes de aliviar dores. Se antes isso era endossado pelo conhecimento popular, hoje em dia existem pesquisas técnico científicas que sustentam esse benefício.
  8. Aumenta a resistência durante a prática de exercícios físicos, a ingestão do noni também é capaz de melhorar a resistência física. De acordo com um artigo publicado em 2008 no Journal of Medicinal Plants Research, um estudo de três semanas submeteu os corredores de longa distância ao consumo de 100 ml de suco de noni ou placebo duas vezes ao dia. O grupo que bebeu o suco reportou um aumento de 21% no tempo médio para atingir a fadiga, sugerindo uma melhora significativa na resistência corporal.
  9. Reduz espasmos musculares, o consumo de noni pode ajudar a produzir um efeito relaxante nos músculos. Pesquisas apontam que as propriedades antiespasmódicas do suco de noni, possivelmente atribuídas ao alto teor de potássio desta fruta, induzem as contrações musculares, estimulando o bloqueio do canal de cálcio e resultando na supressão dos espasmos musculares. Isso quer dizer que a ingestão da fruta e de seu suco pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto muscular.

As folhas, na forma de chá por infusão, é recomendado em casos de náuseas, febre, tosse, diarreia, disenteria, cefaleia, verminose, dismenorreia, arteriosclerose e fadiga em geral.

Na Thailandia, além destas recomendações, é utilizada para tratar hipertensão arterial, alergias e afecções da boca.

Na Malásia é indicada a decocção das folhas para tratar diabetes. Esta mesma decocção é indicada para uso externo em casos de feridas, sarnas, psoríase e úlceras cutâneas.

A decocção da raiz é empregada como anti-hipertensivo, anti-febril e como laxante. Em aplicações externas para dores reumáticas e gota.

O fruto é considerado estomacal, laxante, emenagogo, efetivo em metrorragias (sangramento uterino), leucorreia, diabetes e asma. Quando cozido é indicado para disenteria.

No Hawaii e Tahiti o suco do fruto é recomendado como anticancerígeno. (Alonso, 2004).

Popularmente, a fruta noni é conhecida por ajudar a combater o câncer. Esse possível benefício é associado à presença de damnacanthal, um composto extraído das raízes de noni com propriedades anticancerígenas e que vem sendo estudada em diversas pesquisas contra o câncer, mas que não possui resultados significativos até o momento.

Além disso, evidências demonstraram a eficácia do suco noni em retardar o crescimento de tumores nas glândulas mamárias, diminuindo significativamente o tamanho deles nos pacientes. A casa do agricultor

Uma porção de 100 ml de suco de noni contêm, em média, 8 gramas de açúcar. Há estudos que sugerem que bebidas feitas a partir de frutas com alto teor de açúcar podem aumentar o risco de doenças metabólicas, como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e diabetes tipo 2.

O noni possui mais de160 compostos quimicos identificados, dentre eles estão os compostos fenólicos, ácidos orgânicos e alcalóides, iridoides, flavonóides, lignanas, cumarinas e antraquinonas. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – ago 2019

Composição química: Alcalóide Proxeronina, (no organismo é convertida em xeronina), lignanos, b-sitosterol, ácido ursólico, iridóides (citrifolinosídeo A, asperulosídeo, ácido asperulosídico, flavonóides (rutina), vitamina C, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), beta-carotenos, escopoletina, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio), antraquinonas (damnacanthal, L-asperuloside, alizarina), corante morindina, selênio,(raiz).

Foram reportados alguns casos em 2005 e 2007 de lesões graves no fígado após a ingestão do suco do noni, efeito colateral observado em pessoas que consumiram de 1 a 2 litros do suco de noni durante um período aproximado de 4 semanas.

Verificou-se que concentrações de noni acima de 1000 mg/kg pode ter efeito tóxico para o organismo, além de causar irritação gastrointestinal, sensação de mal estar e danos aos rins e ao fígado.

Foram realizados estudos somente em animais e todos eles indicaram baixa toxicidade dos extratos de noni. (Alonso, 2004), há relatos de hepatotoxicidade(Simões, 2017.

Não administrar suco ou extrato de noni durante a gestação, principalmente no último mês, devido aos efeitos relaxantes do tono muscular uterino, nem em pacientes com insuficiência renal crônica devido ao alto conteúdo de potássio.

Por questões de segurança, não é recomendado consumir o noni em qualquer quantidade.

Existe uma planta chamada Morinda officinalis F.C. How, conhecida na China como “ba ji tian” e segundo a MTC, possui as propriedades picante, doce e amornante, usada para tonificar o rim e reforçar o yang, além de reforçar ossos e articulações, aquecer o útero e promover a fertilidade. A parte utilizada é a raiz. É contra-indicada em pacientes com dificuldade para urinar. É uma erva adstringente, e pode reter a urina; também é ressecante, e pode ressecar as fezes, agravando os casos de constipação. Muitas vezes é usada em associação com outras plantas.(BOTSARIS, 1995).

Palavras Perdidas: Eu te benzo … Posso ? Desapega, Ervas, chás e sucos para limpeza natural dos rins, 19 ervas medicinais, Ervas medicinais, 7 ervas legais, Frutas diuréticas: 7 opções para desinchar o organismo

Apoie e adquira o artesanato das mulheres indígenas:

Art and culture of the native peoples of our planet. ART AMBA MIRIM



This post first appeared on Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar., please read the originial post: here

Subscribe to Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×