Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Invenções brasileiras: mentes revolucionárias que mudaram o mundo

O Brasil é cheio de história, possui povos diversos com as mais variadas crenças, uma imensidão de flora e fauna, culturas, costumes e comidas típicas cheias de sabores. Mas, além dessas qualidades imensuráveis, ele já contribuiu muito para a sociedade. CHICO REI – chicorei

Vídeo: Coisas inventadas no Brasil. Facebook

As invenções brasileiras, hoje, são reconhecidas na quase totalidade do mundo. Conheça algumas:

Balão

O padre Bartolomeu de Gusmão foi um homem que contribuiu muito com a comunidade científica. O brasileiro nascido em Santos carrega, até hoje, um posto de pioneiro no transporte aéreo. Nos século XVIII, mais precisamente em 1709, o padre mostrou cinco experimentos diferentes, todos envolvendo balões que flutuavam por intermédio do calor que as chamas abaixo deles proporcionava.

Os planos de evoluir suas experiências, criando um dirigível, foram deixados de lado quando Gusmão foi perseguido pela Inquisição Espanhola, até adoecer e morrer.

Você sabia que essa história inspirou Saramago? O escritor utilizou o padre e seu plano do dirigível Passarola e escreveu “Memorial do Convento”.

Avião

É impossível falar sobre invenções Brasileiras e mentes brilhantes sem citar Santos Dumont, certo? O nosso querido e excelentíssimo brasileiro mudou a história da aviação, direcionando a evolução para o que temos de aviões e dirigíveis.

No. 5 e o 14-bis de Dumont foram invenções cruciais para a modernidade, sendo outra oportunidade de transportes do que os carros. É claro que há opiniões contraditórias, principalmente dos estadunidenses, sobre o avião ter sido inventado pelos irmãos Wright. Mas ser arremessado e planar é diferente, cá entre nós.

Ele também ajudou na criação de outra invenção tecnológica, o relógio de pulso, que permitia ver as horas enquanto pilotava as máquinas que criou.

Rádio

Uma das maiores e mais apreciadas invenções é o famoso rádio, seu surgimento foi um estrondoso sucesso, pois facilitou a circulação de notícias pelas comunidades e se tornou uma alternativa de passatempo.

Em 1900, Roberto Landell de Moura, na época um padre, conquistou o reconhecimento por ter transmitido a voz humana entre a Avenida Paulista e o Alto de Santana, uma distância de 8 quilômetros. O invento foi patenteado e reconhecido quatro anos depois por transmitir ondas para o telefone e o telégrafo sem fio, afirmado pelo Escritório de Patentes dos Estados Unidos da América.

Orelhão

Seguindo a linha dos aparelhos de comunicação, foi produto de uma chinesa naturalizada brasileira, Chu Ming Silveira, uma designer da década de 70. O orelhão nasceu da necessidade de “proteger” os telefones públicos. Na época, trabalhava como chefe da seção de projetos do Departamento de Engenharia da Companhia Telefônica Brasileira.

Identificador de chamadas

No ano de 1977, a Bina, nosso conhecido identificador de chamadas, foi criado por um funcionário da Telebrasília, Nélio José Nicolai, com o intuito de diminuir a aplicabilidade de golpes e trotes, evitando que as pessoas tivessem problemas.

Mesmo tendo patenteado a sua criação, ele passou muitos anos de sua vida batalhando judicialmente para que a Vivo e a Claro o reconhecessem e o recompensassem sobre isso, mas faleceu antes do término dos processos.

Stereobelt

Andreas Pavel, um alemão que também foi naturalizado brasileiro, criou o stereobelt, um aparelho que era capaz de reproduzir sons e que era portátil. Apesar disso, muitas empresas de tecnologia famosas apresentaram outras versões, incluindo a Sony.

Pavel também batalhou na justiça e, depois de muito tempo, foi realizado um acordo com a empresa para que ele ficasse conhecido como o inventor.

Transmissão automática

José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos, dois engenheiros, foram responsáveis por criá-la. No ano de 1932, eles fizeram um protótipo que foi vendido para a empresa General Motors. A empresa lançou uma nova transmissão em um dos seus carros novos, chamada de “Hydra-Matic” que é uma “ancestral” do que há dentro dos carros automáticos.

Coração artificial brasileiro

Entrando em áreas medicinais, no ano de 2000 um século de muitas mudanças para todas as pessoas, Aron de Andrade, um engenheiro mecânico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, localizado em São Paulo, salvou muitas vidas com a criação de um motor elétrico que podia ser ligado ao coração natural, auxiliando em suas batidas até um posterior transplante.

Radiografia

Seguindo a linha da medicina, brasileiro Manuel de Abreu, médico, foi responsável por criar a radiografia para que os órgãos pudessem ser vistos por meio de algo parecido com uma fotografia e, assim, diagnosticar doenças graves para realizar tratamentos, como a tuberculose.

Urna eletrônica

Considerada uma invenção e tanto, principalmente para os meios políticos, a urna eletrônica surgiu no Sul do país, no estado de Santa Catarina, pensada por Carlos Prudêncio e, depois, sua evolução foi um investimento do TSE.

Painel eletrônico de substituição

O painel eletrônico foi desenvolvido pelo brasileiro Carlos Eduardo Lamboglia, que teve a brilhante ideia de tornar a substituição dos jogadores mais dinâmica, visto que ele percebeu que era difícil ver quem seria trocado ou não.

Soro antiofídico

Vital Brasil, o famoso imunologista brasileiro, foi o criador do soro antiofídico, responsável por combater efeitos de diferentes tipos de venenos, possibilitando um grande avanço medicinal. Além disso, ele criou soros antivenenos para a picada de escorpião e para venenos de aranha.

Escova progressiva

O Brasil também contribuiu muito para os meios estéticos e de beleza, criando a escova progressiva, um método de alisamento que contém formol em sua composição. Ela surgiu no Rio de Janeiro, inventada por cabeleireiros da região, e se espalhou rapidamente pelo mundo.

Biquíni de lacinho

E se engana quem pensa que o Brasil não contribuiu para o mundo da moda. David Azulay, estilista paraense, criou o que conhecemos hoje de biquíni de lacinho, revolucionando a moda praia de um jeito único que foi e ainda é muito usado por brasileiras em diferentes estados do país.

São muitas coisas e ainda existem outras mais por nossa história. É muito satisfatório saber que os brasileiros foram excepcionais para o surgimento de novas tecnologias, métodos de fazer tarefas, entre outras coisas.

O que achou?

Palavras Perdidas: Os brasileiros inventaram tudo isso?!?, Macunaíma, Dia Nacional do Samba, CORTA-JACA, QUANDO AYRTON SENNA TESTOU 12 CARROS BRASILEIROS, inspirAR, o respirador e outros brasileiros!!!

Apoie e compre o artesanato das mulheres indígenas:

Art and culture of the native peoples of our planet. ART AMBA MIRIM



This post first appeared on Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar., please read the originial post: here

Share the post

Invenções brasileiras: mentes revolucionárias que mudaram o mundo

×

Subscribe to Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×