Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

INCRÍVEL COLEÇÃO VW DE HERMANN WALTER e SEU DESMANCHE

Localizada no vilarejo de Kaunitz (4.230 habitantes em 2019), pertencente à comarca de Verl, na Alemanha, distribuída em cinco galpões encontra-se a coleção e a oficina/loja de peças que pertencia a Hermann Walter, ou o que ainda sobrou de uma coleção realmente única. Alexander Gromow– Autoentusiastas. 23/05/2022

A meta desta coleção era colecionar ao menos um VW Käfer de cada ano de produção, mas aí foram se somando outros veículos Volkswagen arrefecidos a ar, também vieram os arrefecidos a água. Nem todos couberam em salas de exposição organizadas, o caos se estabeleceu nos demais ambientes, onde Carros e peças de carros desmanchados disputavam cada centímetro disponível.

Em uma parede Hermann fez um display de peças muito raras, e, portanto, caras hoje em dia, como várias gerações de volantes e calotas de VW Käfer. Outras peças valiosas decoravam demais paredes.

Foto recente de Hermann Walter, falecido no dia 7 de setembro de 2021. Detalhe para a sua indefectível fivela VW de bronze polido que sempre brilhava como ouro. Jessica Bochinski

O mais importante, porém, é que esta coleção foi o trabalho da vida de um entusiasta de VW que durante mais de 50 anos recebeu VW Käfers e seus derivados como presente, ou os procurou, comprou e salvou, falecido no dia 7 de setembro de 2021. AcimaFoto recente de Hermann Walter , falecido no dia 7 de setembro de 2021.

Tudo começou de forma bastante inofensiva: a sua primeira esposa trouxe um VW Käfer, ano 1956, com teto solar, para o casamento. E este, bem, simplesmente andou, andou e andou. Percorreu mais de 300.000 quilómetros como automóvel de uso diário circulando entre a cidade de moradia e a cidade do trabalho, e posteriormente comprou tudo o que os proprietários de VW Käfer já não queriam mais.

Esta coleção teve exemplares muito antigos como um VW Käfer 1948 que tem uma história incrível, o VW Käfer Tipo 11, que tinha apenas algumas semanas na época, foi roubado do reitor da catedral de Paderborn por soldados da ocupação britânica e foi emparedado em um grande prédio com muitos outros veículos igualmente roubados para depois ser levado para a Inglaterra e acabou sendo esquecido lá. Quando o tal prédio foi demolido, décadas depois, a maioria dos tesouros que estavam guardados lá foi destruída pela escavadeira de demolição. Quando Hermann Walter apareceu no local, a grande pá da escavadeira estava batendo na traseira do “carro do reitor da catedral de Paderborn” e estava amassando-o gravemente. Apenas o mergulho corajoso de Hermann no veículo conseguiu salvá-lo para que fosse integrado à coleção.

O VW Käfer preto é carro que foi roubado e depois emparedado pelos ingleses da força de ocupação. Jonathan Schule

Em vários locais de sua coleção o Hermann montava dioramas em escala 1:1 com os carros, manequins vestidos a caráter e inúmeros objetos de época. Desta maneira ele representou para os visitantes aspectos de como eram as coisas nos diferentes anos retratados pelos dioramas.

Hermann tinha raridades incríveis como este KdF Tipo 82E, com chassi de Kübelwagen. Detalhe para a cuidadosa decoração que incluía fotos e explicações sobre a história do VW Käfer. Jonathan Schule

Ainda falando de VW Käfer veteranos, a coleção tinha um carro muito especial: um dos primeiros VW Käfer de depois do término da II Guerra Mundial, um de 1945, com motor de 24,5 cv em seu estado como foi encontrado e não restaurado. O detalhe neste carro é o teto composto por três partes. Na época a chapa no tamanho para poder estampar o teto estava em falta e o Major Ivan Hirst, que comandava a fábrica sob o comando das forças de ocupação britânicas, mandou soldar três chapas até atingir o tamanho necessário para ver se esta chapa soldada iria aguentar o processo de prensagem. E “deu certo” e este carro é um exemplo deste procedimento, e realmente a sua raridade consiste também neste fato, daí que ele não foi restaurado como muitos outros o foram.

O Fusca 1945 com o teto composto por três chapas soldadas em estado como foi encontrado, como a estante de vidro com raros folhetos originais da época do KdF e ao fundo um Fórmula V vermelho, também colecionava motos, bicicletas e aparelhos diversos de época, era seu lado de acumulador. Jonathan Schule

Estes eram carros de uso antes de chegarem à coleção e os modelos mais antigos eles só tinham as setas direcionais (“bananinhas”) que eram aceitas na época, mas depois a exigência foi de se ter os pisca-piscas nos cantos do carro, para não alterar a estética dos carros, nos dois carros da foto foram instaladas lâmpadas de cor laranja no interior dos faróis em sua parte de baixo — pronto, problema resolvido na parte da frente destes carros. Uma combinação de relês permitia usar os pisca-piscas, ou as bananinhas, conforme a ocasião. A foto abaixo ainda revela mais coisas, como as placas de metal na parede de concessionárias Volkswagen antigas; Á direita na foto, em verde ferramentas de concessionários, como a de trabalhar com pneus, colocada perto da parede. Ele tinha uma quantidade grande destas ferramentas. À esquerda na foto, atrás da manequim um reboque para VW Käfer na cor verde.

Lado a lado um VW Käfer 53 e outro 51, ambos com teto solar, que já era uma versão especial: “Cabrio Limousine”. Jonathan Schule

Além dos carros que foram colocados nas áreas de exposição para o público havia muitos ainda aguardando uma restauração que ficavam em outros galpões dividindo o espaço com peças novas ou resgatadas de carros desmanchados.

Em uma parede Hermann fez um display de peças muito raras, e caras hoje em dia, como várias gerações de volantes e calotas de VW Käfer.

Além dos carros que foram colocados nas áreas de exposição para o público havia muitos ainda aguardando uma restauração que ficavam em outros galpões dividindo o espaço com peças novas ou resgatadas de carros desmanchados.

Um dos “galpões de miscelânea” no qual se destaca a VW Kombi “Barndoor” ao fundo, que está em boas condições para ser restaurada

Outra raridade, das muitas, um VW Käfer 1951 tornado conversível para uso da polícia com “quatro portas”. Naquela época a moda de carro de polícia era conversível, e havia versões com portinholas de lona e esta é com portinholas de aço, conversão feita pela Firma Papler & Sohn GmbH, de Colônia e possivelmente foi usado pela polícia de Hamburgo como carro de patrulhamento. Adaptações semelhantes eram feitas pela Karmann e Hebmüller.

C carro de patrulhamento para a polícia da Papler com quatro portas pensadas para agilizar a entrada e saída dos policiais. Jonathan Schule

O prédio principal da coleção tem dois andares, e ao entrar no térreo está uma das raridades da coleção, pois, conforme Hermann afirmava, o VW Käfer 1302, turquesa metálico, que pertenceu ao grupo musical ABBA estava na coleção e uma grande quantidade de carros alinhados lado a lado.

VW Käfer 1302 que pertenceu ao ABBA. Andreas Kernke

No andar de cima estão muitas outras raridades, entre elas um Herbie original do filme “The Love Bug” (Se meu Fusca Falasse), um dos aproximadamente 30 VW Käfer que foram usados no filme e que foi adquirido em um leilão. Era um dos orgulhos do Hermann:

Um Herbie original não podia faltar nesta coleção e este era do primeiro filme da série o “Se meu Fusca Falasse”. Jonathan Schule

Outra raridade, em especial pelo excelente estado de conservação deste exemplar, é um VW Käfer 1303 S GSR¹ com sua característica pintura amarela com faixas pretas.

Dois dos 3.000 Vochos “Última Edición”, que marcaram o fim definitivo da produção mundial do Fusca em Puebla no México em 2003, pois bem, Hermann tinha as duas cores do “Última Edición” em seu acervo.

Em primeiro plano, os dois Vochos “Última Edición” da coleção de Hermann Walter. Jonathan Schule

Com o tempo a coleção crescer ainda mais, modelos com motores arrefecidos a ar, como a Kombi T1 ambulância que pertenceu à fábrica de dinamite Dynamit Nobel que ainda possui, como ocorre com vários outros exemplares da coleção, todo o seu equipamento completo.

Uma linda ambulância VW Kombi em ótimas condições de conservação 
Em seu interior o equipamento original desta ambulância com a maca e as acomodações para o pessoal de socorro

Vários Karmann Ghia fizeram parte do acervo, desde os primeiros modelos até os Tipo 34 como este exemplar m estado de novo com câmbio automático epicíclico.

Em primeiro plano belos exemplares de VW Tipo 4 no acervo da coleção. Jonathan Schule

Carros Volkswagen arrefecidos a água também foram se juntando aos arrefecidos a ar aumentando o acervo mais ainda.

Uma parte dos arrefecidos a água do acervo. Jonathan Schule

Mais um exemplo de diorama 1:1 mostrando uma cena de praia com um scooter Gogo-Roller, um trailer da marca Eriba-Puck e alguns manequins a caráter que levavam os visitantes a uma viagem no tempo.

Há muitos detalhes como o rádio de pilhas da época sobre a cadeira de praia, sem falar da parafernália no lado direito da foto com muitas bicicletas. Jonathan Schule

Em um galpão específico localizado a alguns passos da casa de Hermann ficava a “loja de peças” dele, com milhares de itens: alguns novos, e a maioria usados retirados dos carros que ele desmanchava, com dor no coração, exatamente para resgatar as peças (ele desmanchava entre 3 a 4 carros por mês).

Se fosse para descrever os itens desta coleção certamente seriam necessários vários volumes com as respectivas listagens com as correspondentes descrições. Alexander Gromow buscou nesta matéria dar uma ideia da grandeza, da diversidade e da importância desta que foi a obra da vida de Hermann Walter.

Muitos grupos e pessoas independentes visitaram esta coleção pelos anos de sua existência e certamente elas manterão tudo isto em suas lembranças, mas para manter tudo isto como estava só tendo um outro Hermann Walter para gerir esta “desordem organizada”.

Nesta foto um dos carros restaurados por Bojidar, com placa búlgara. À esquerda um amigo búlgaro de Bojidar e à, direita Hermann.

A sugestão para a matéria veio de uma mensagem do amigo Bojidar Shebov, da Bulgária, ambos grandes colecionadores, mantinham contato estreito. Bojidar reforma VW Käfers tanto para seu acervo particular como para venda. Hermann vendia carros, peças e serviços, volta e meia Hermann vendia carros que o Bojidar e sua equipe tinham restaurado, como o exemplar acima.

Hermann. Bojidar

Palavras perdidas: Antártica 1, Bumblebee era um Fusca???, Rolê De Natal Volks Club Mooca, Abandoned Rare 1955 Vw Beetle Found Buried in Junkyard sitting 51 years Rescued – 4 Full Restoration, Restoration VW Monster Beetle Classic – Off Road Bug



This post first appeared on Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar., please read the originial post: here

Share the post

INCRÍVEL COLEÇÃO VW DE HERMANN WALTER e SEU DESMANCHE

×

Subscribe to Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×