Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 DICAS PARA SER MAIS SUSTENTÁVEL NA IDA AO SUPERMERCADO

Segundo o relatório disponibilizado pela WWF (Fundo Mundial da Natureza), em 2019, e os dados do Banco Mundial, o Brasil ocupa o 4º lugar dentre os países que mais geram lixo plástico no mundo, descartando mais de 11 milhões de toneladas do material. Dessa gigantesca quantidade, apenas 145 mil, ou seja, pouco mais de 1%, são realmente recicladas e voltam para a indústria. Blog com 2n

A invenção do plástico realmente foi uma revolução na indústria, quando em 1907, o químico belga Leo Baekeland criou o primeiro material sintético que abriu portas no mercado graças a sua versatilidade e facilidade de ser moldado, a utilização em excesso e o baixo investimento em maneiras de descarte adequada ocasionam graves problemas ambientais ao redor de todo o globo. No relatório da WWF, cada brasileiro consome, em média, 1kg de resíduos plásticos por semana.

No Dia do Supermercado (12/11), o Blog com 2n compartilhou conosco algumas dicas fáceis de como adotar um comportamento mais sustentável em suas idas a este estabelecimento e/ou qualquer outro que ainda utilize plástico em suas embalagens.

1. Ecobag e Caixas de Papelão

Para uma atitude mais sustentável, opte por ecobags, sacolas de algodão, nylon ou lona, que facilitarão o transporte dos produtos e poderão ser utilizadas diversas e diversas vezes, sem contaminar o meio ambiente num piscar de olhos.

Caso esqueça sua ecobag, solicite ao estabelecimento caixas de papelão. Dessa maneira, você não utiliza sacolas plásticas e dá uma nova função as caixas que transportaram os produtos da indústria até o supermercado. Ainda assim, não esqueça de realizar o descarte do papelão da forma adequado para que ele possa ser reciclado e reenviado a indústria.

2. Materiais de vidro

A próxima dica é optar por materiais de vidro no armazenamento de produtos. Por exemplo, quando precisar comprar produtos a granel, leve suas próprias embalagens de vidro de casa. Assim, você não precisará utilizar as sacolinhas plásticas no caminho do supermercado até sua cozinha.

Embalagens de vidro podem ser Reutilizadas Diversas Vezes e de inúmeras formas. Por isso, opte por produtos de vidro, trocando aquele suco de caixinha pela garrafa de vidro; a azeitona, champignon, cereja de saquinho pelos de vidro, por exemplo. Dessa maneira, você economiza na compra de embalagens para armazenamento na sua dispensa e ainda consegue retornar ao supermercado para comprar seus produtos a granel. 

3. Zero sacolinha no Hortifruti

Por que embalar frutas e verduras que já possuem casca para sua própria proteção? Facilitar a pesagem e o transporte? Talvez, mas agora já conhecemos métodos a parte das sacolinhas de plástico. Ao pesar sua fruta favorita, cole a etiqueta de pesagem no próprio alimento e reduza seu consumo exagerado de plástico.

Caso você ainda prefira a separação dos alimentos em sacolas, tenha seu próprio “Kit de Sacolas Lixo Zero” para seu hortifruti. Feitas com material de tela, essas sacolas podem Ser Reutilizadas Diversas vezes, lavadas e armazenadas na geladeira. O preço é um pouco salgado e talvez não agrade a todos, por isso não usar qualquer sacola plástica sai ainda mais barato. 

4. Aplique uma economia circular

Você conhece o termo “economia circular”? É um estilo de vida em que optamos por consumir pensando no futuro e como nos relacionamos com o planeta. Assim, participamos ativamente de ações que proporcionem que os materiais circulem na indústria de maneira inteligente, sem a necessidade de direcioná-lo ao descarte de imediato.

Ou seja, ainda que a gente acabe consumindo embalagens plásticas e/ou outros materiais que possam ser recicláveis, contribuímos para que ele seja reciclado, reutilizado, reparado, redistribuído ou remanufaturado. Por isso, procure estabelecimentos em sua região que contribua para esse tipo de economia, servindo de ponto para encaminhamento correto do material.

Além de realizarmos a diferença em nossa própria rotina, é de extrema importância que passemos a valorizar e contribuir com os estabelecimentos que participem desse movimento. Não adianta nada mudarmos nossos atos e continuar frequentando ambientes que não condizem com os nossos valores e atitudes. 

5. Lista de compras

Como última dica, bastante útil e prática, é a tradicional lista de compras. A probabilidade de comprarmos diversos itens desnecessários é muito maior comparado quando nos preparamos para a ida ao supermercado. 

Abra seus armários e geladeira, liste os produtos e a quantidade necessária de cada um para o período desejado. Assim, você estimula seu cérebro a focar no que realmente precisa e fugir de compras desnecessárias e que acabam contribuindo para maior consumo de plástico. Uma ótima ajuda nessa tarefa são os aplicativos próprios para isso, como o “Soft List”, onde os produtos são separados por seções e temos a possibilidade de fazer o controle financeiro das nossas compras.

O que vocês acharam das nossas dicas? (Deixe seu comentário!) Vocês já praticam alguma delas? Caso não, agora é um ótimo momento para começar!

Sustenteze-se: Consumo colaborativo e sustentabilidade, Um anticorpo de Gaia para o vírus ser humano, Biblioteca de objetos Leila Berlin, 20 ideias para girar o mundo – Ailton Krenak, Cataki, o “Tinder da reciclagem”, Giorggio Abrantes, Ergonomia no home office: 6 dicas para sua saúde



This post first appeared on Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar., please read the originial post: here

Share the post

5 DICAS PARA SER MAIS SUSTENTÁVEL NA IDA AO SUPERMERCADO

×

Subscribe to Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×