Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sal e vinagre na sua casa

A primeira informação sobre a utilização de sal está datada entre 4 e 5 mil anos. E hoje continua a ser uma parte indispensável da nossa vida diária. As pessoas criaram muitas maneiras de usar esse mineral valioso, e não apenas como alimento. Pitacos e Achados in: 2018 out 11

Embora não tenhamos garantias sobre os resultados, sabemos que a maioria desses usos de sal já resistiu ao teste do tempo.

O sal, somado a produtos de Limpeza ou simplesmente diluído em água, também é um poderoso agente de limpeza. Usando o sal para limpar sua casa, você poupa seu bolso e a natureza de resíduos de produtos industrializados nocivos ao meio ambiente. Edson Novaes – 2012 jun 29

1. Branqueie o tecido: Misture uma colher de sopa de sal com 1/4 xícara de bicarbonato de sódio. Coloque a mistura resultante em uma panela com água fervente e mantenha o tecido amarelado nessa solução por 1 hora, sem deixar a água esfriar.

2. Remova o amargor do café: Para revelar o aroma do café e eliminar seu gosto amargo, especialistas recomendam adicionar uma pequena pitada de sal (muito pequena) na bebida já pronta.

3. Limpe as manchas das xícaras de chá e café: Use uma colher de sopa de sal e uma colher de sopa de vinagre e despeje a mistura em uma xícara com manchas de café e chá difíceis de sair. Espere algumas horas e lave a louça como de costume.

4. Faça escalda-pés (se não tiver contraindicações): Para prepará-lo, despeje de uma a 2 xícaras de sal grosso no recipiente onde você fará o procedimento. Adicione água morna e mantenha os pés na solução até que a água esfrie.

5. Limpe os azulejos: Misture 1/2 xícara de sal (é melhor usar o grosso) com 4 litros de água morna e adicione detergente de lavar louça. Limpe toda a superfície com essa solução, prestando atenção especial ao espaço do rejunte entre os azulejos, pois é onde a maior parte da sujeira se acumula.

6. Proteja o queijo do mofo: Para evitar que o queijo fique mofado, envolva-o com um pano umedecido com água salgada. Isso aumentará a vida útil por vários dias.

7. Faça uma esfoliação caseira (se não tiver contraindicações): Para fazer um esfoliante caseiro, use sal e azeite na proporção de 1:2. Misture-os e aplique no rosto fazendo movimentos circulares. É melhor pré-aquecer o azeite, deixando-o morno. No final do procedimento, lave o rosto e aplique seu hidratante habitual.

8. Limpe os vasos de vidro: A camada esverdeada deixada pelas flores, pode ser facilmente removida com a ajuda do sal de mesa comum. Prepare uma solução de água e sal e a despeje no vaso, agite bem e enxágue com bastante água (você pode usar sabão).

9. Remova as manchas e a sujeira da tábua de madeira: Polvilhe a superfície de madeira suja com sal grosso e depois esfregue sua superfície com a metade de um limão. Deixe a madeira absorver a mistura resultante e, em seguida, lave a tábua normalmente com água corrente.

10. Remova a gordura e a sujeira das panelas de ferro: Pegue uma xícara de sal e despeje sobre a superfície de gordura da panela. Então, com um papel toalha de cozinha comum ou pano, esfregue toda a superfície suja até que fique limpa. No final, lave a panela como de costume.

Você não odeia quando as velas escorrem enquanto elas queimam, fazendo uma bagunça que é praticamente impossível de limpar? Evite que isso aconteça embebendo novas velas em uma solução salina forte por 2-3 horas.

A partir da ação conjunta de oxigênio e bactérias, o vinagre é o ácido acético produto da fermentação de álcool e de açúcares. O nome vem do francês, vinaigre, e significa vinho azedo. Pitacos e Achados – 2015 abr 24

As utilidades do vinagre ainda não acabaram. O poder desinfetante e neutralizante de odores do líquido pode ser um grande aliado na limpeza da sua casa.

Além de serem mais caros, os produtos de limpeza disponíveis no mercado são mais agressivos e quase sempre contêm substâncias perigosas nem sempre tão eficazes quanto o vinagre.

O vinagre é um ingrediente clássico e tradicional. Ele é antigo, versátil e indispensável. É usado na culinária e também cumpre um importante papel na saúde, na beleza e na limpeza. 2021 abr 04

1. Vinagre de álcool: obtido a partir da fermentação de álcool etílico proveniente da cana-de-açúcar. Naturalmente ele é transparente, ou seja, puro. Mas também existem opções coloridas e aromatizadas com ervas e frutas, é mais usado para fazer conservas, higienizar vegetais e temperar carnes.

2. Vinagre de arroz: obtido a partir da fermentação do arroz. O resultado é um composto sem sódio, e rico em aminoácidos e antioxidantes. É um vinagre bastante comum na culinária oriental, e pode ser feito com diferentes tipos de arroz. Seu sabor é levemente agridoce.

3. Vinagre balsâmico: feito a partir da uva, fruta rica em antioxidantes, é um vinagre escuro e adocicado, e tem uma versão cremosa ótima para vários pratos, desde saladas, passando por carnes, molhos e até sobremesas. Não serve para limpeza.

4. Vinagre branco: é feito a partir de cereais. Assim como o vinagre de álcool, é uma boa opção para limpeza doméstica, bem como para desinfetar vegetais e, claro, para temperar alimentos, como todos os outros tipos.

5. Vinagre de frutas: também é possível fazer vinagre a partir da fermentação de vários tipos de frutas, como tangerina, abacaxi, maracujá, laranja, kiwi, manga, jabuticaba e framboesa. É usado como tempero, e uma opção que fornece bons nutrientes para a saúde.

6. Vinagre de sidra: feito exclusivamente do suco fermentado da maçã, que é a fruta sidra. Ele é um dos menos ácidos e conhecido por ser rico em antioxidantes, é usado para preparos diversos, como molhos, saladas, pratos agridoces e conservas. Seu sabor delicado funciona perfeitamente em picles, saladas e molhos para carne, principalmente de porco.

7. Vinagre orgânico: pode ser feito de diferentes frutas, mas o que diferencia dos demais é que suas matérias-primas provêm da agricultura livre de agrotóxicos e sustentável.

8. Vinagre de vinho: eito a partir do vinho tinto ou branco, esse é um vinagre mais usado para tempero de carnes, e precisa levar em conta seu poder de alterar a cor dos alimentos. Aliás, por isso, e também pelo aroma, não é recomendado para limpeza doméstica. Ele é rico em antioxidantes, tem um sabor frutado e  é adocicado, pode ser utilizado em molhos vinagretes e molhos com sabores potentes.

9. Vinagre aromatizado: pode ter em sua composição especiarias, ervas, frutas e outros condimentos. Seu uso é mais frequente em molhos de saladas e também sobremesas.

10. Vinagre de malte: é produzido com malte de cevada fermentada. Após a produção da cerveja, faz-se este vinagre que é muito popular na Inglaterra, é utilizado no peixe com batata frita, prato tradicional da Inglaterra.

Basicamente, não há restrição de vinagre para usar na limpeza, exceto, é claro, o balsâmico cremoso. Mas, o recomendado é que dê preferência para os mais neutros e claros, só para evitar manchas em tecidos ou superfícies brancas, e para evitar que o aroma dele nos ambientes seja de comida.

O que faz esse produto ser bom para a limpeza é que todos os tipos são fermentados e resultam na produção de ácido acético, que é o nome científico do vinagre misturado com água. Esse ácido tem ação contra micro-organismos, como fungos e bactérias, e por isso serve como um desinfetante leve, tanto para alimentos quanto para superfícies e machucados no corpo.

Talvez você também tenha suas próprias maneiras de usar sal e/ou o vinagre. Compartilhe-as conosco nos comentários!

Palavras Perdidas: PORQUE ARMAZENAR SAL – PROTOCOLO 550, Um saco de sal, Café com Dengue., Inseticida Natural contra lesmas e lagartas, Desinfetante ecológico., Suco de limão e Bicarbonato, Veneno ecológico para matar ratos., Sal Verde, A árvore que dava dinheiro. “Sera´?”

Apoie e adquira o artesanato confeccionado pelas mãos das mulheres indígenas:

Art and culture of the native peoples of our planet. ART AMBA MIRIM



This post first appeared on Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar., please read the originial post: here

Share the post

Sal e vinagre na sua casa

×

Subscribe to Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×