Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

MUNDO: Ataque em Israel é suicida para liderança do Hamas, diz cientista político americano


Da CNN BRASIL
[email protected]

O ataque do Hamas em Israel é suicida para liderança do grupo, afirmou Ian Bremmer, cientista político americano especializado em política externa dos Estados Unidos. "Esta ação foi suicida para a liderança do Hamas. Me parece o que aconteceu quando Prigozhin e o grupo Wagner decidiram ficar contra Putin. Eles agora estão sem saída. Eles serão removidos, eles serão mortos", declarou
. "Já há ataques aéreos começando em Gaza nessa direção. Haverá guerra terrestre. Provavelmente haverá ocupação de longo prazo de Israel, um esforço para desarmar as milícias do Hamas, um desejo dos israelenses de paralisar e erradicar a ameaça contra Israel".

Para Bremmer, Israel tem a posição geopolítica mais forte que já teve em décadas, o que fará com que a resposta militar seja muito forte contra o Hamas. "Até agora, pelo que sabemos, há mais de cem mortes e mil vítimas entre civis israelitas, isto num país com menos de 10 milhões de habitantes. Isto é como o 11 de Setembro de Israel", avaliou o cientista político.
Diante da gravidade do ataque, o pesquisador prevê possibilidades de prolongamento e expansão do conflito no âmbito internacional, com mais mortes, principalmente entre civis palestinos. "A grande questão em curso é: a guerra se expandirá? Certamente, se descobrirem que o Irã ajudou a planejar os ataques do Hamas, isso seria uma mudança no jogo e, provavelmente, levaria a ataques israelitas contra militares iranianos. Se tivermos cooperação militar para o Hamas, do Irã, da Síria, além de declarações de apoio e solidariedade, isso poderá, naturalmente, levar a uma expansão da guerra".

"Veremos, é claro, vítimas civis massivas por parte de Israel, mas muito mais por parte dos palestinianos, na resposta e na retaliação aos ataques. Como sempre, os palestinos serão os que mais sofrerão, pois são os mais impotentes", avaliou Bremmer.

Continue lendo clicando aqui.


This post first appeared on Mais Casinhas - 6 Anos, please read the originial post: here

Share the post

MUNDO: Ataque em Israel é suicida para liderança do Hamas, diz cientista político americano

×

Subscribe to Mais Casinhas - 6 Anos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×