Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sem plano de segurança, Pernambuco segue com altos índices de mortes; veja números


Do JC ONLINE
[email protected]

Em meio ao atraso do governo de Pernambuco em detalhar o Plano Estadual de Segurança e Defesa Social, que fará parte do Juntos Pela Segurança, os números da violência seguem assustadores. Segundo estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), 303 mortes foram somadas pela polícia no mês de agosto. O aumento foi de 38,9% em relação ao mesmo período de 2022, quando 218 pessoas foram mortas.

Somente na Região Metropolitana do Recife, 144 vidas foram perdidas para a violência em agosto. Ao todo, foram 50 casos a mais do que no mesmo período do ano passado. E até agora, a polícia não explicou esses números tão altos. Assim como ocorria na gestão Paulo Câmara, o silêncio também tem sido comum no governo Raquel Lyra.

Em julho deste ano, as estatísticas da criminalidade em Pernambuco já haviam sido muito elevadas. Ao todo, 308 mortes violentas foram contabilizadas. O crescimento foi de 26,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 244 crimes contra a vida foram somados. Quando se fala em mortes violentas, como elas atualmente são classificadas pela SDS, estão sendo englobados os crimes de homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais.

Os números preliminares do mês de setembro devem ser disponibilizados no site da SDS nesta quinta-feira (5), como prometido pela gestão atual. Mas já se sabe que os resultados também não foram positivos.
O Juntos pela Segurança foi lançado pela governadora Raquel Lyra no dia 31 de julho. No evento, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a chefe do Executivo estadual assinou três decretos, instituindo a nova política de Segurança, autorizando a nomeação de policiais penais e autorizando a abertura de concurso público para 3.805 novos profissionais (editais ainda serão lançados).

Na ocasião, o governo estadual apresentou um calendário com datas em que seriam realizadas oficinas com especialistas, academia e sociedade civil. Além disso, garantiu que as novas ações da política de segurança, em substituição ao Pacto pela Vida, seriam apresentadas no dia 28 de setembro, o que não ocorreu. O governo, inclusive, ainda não anunciou a previsão da nova data.

Continue lendo clicando aqui.


This post first appeared on Mais Casinhas - 6 Anos, please read the originial post: here

Share the post

Sem plano de segurança, Pernambuco segue com altos índices de mortes; veja números

×

Subscribe to Mais Casinhas - 6 Anos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×