Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Documentário "Cabocolino" é um dos vencedores do Festival de Gramado 2023; diretor é natural de Surubim


Da REDAÇÃO
[email protected]

O documentário "Cabocolino", do diretor João Marcelo, pernambucano de Surubim, é o grande vencedor da 6ª Mostra de Filmes Universitários no 51º Festival de Gramado, um dos maiores e mais prestigiados do país. A cerimônia ocorreu na noite de ontem (19), com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil, direto do Palácio dos Festivais, na cidade de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul. O diretor João Marcelo e o protagonista do filme, o artista popular "Seu João de Cordeira", do município de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, participaram do festival.

PREMIAÇÃO

O Conexões Gramado Film Market foi o responsável pela realização da Mostra Universitária do festival deste ano. A escolha do Melhor Filme foi feita através de votação interativa. No total, foram 6.210 votos e "Cabocolino" recebeu 2.168 votos. O vencedor recebeu o Prêmio Edina Fujii de R$ 6.000,00 em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa Naymovie, o prêmio LOOKE de assinatura anual da plataforma para toda a equipe do filme e exibição do conteúdo por três anos na plataforma, além do prêmio Bandplay de exibição em primeira janela pelo streaming, com contrato de dois anos não exclusivos, para AVOD e divisão de receita de 50%.

Você também viu?
Diretor de Surubim é destaque no 51° Festival de Cinema de Gramado com o documentário "Cabocolino"

AGRADECIMENTOS

"Antes de tudo, resta agradecer a Deus, a cada pessoa amiga pelo apoio, por acreditar que sonhos são possíveis de se concretizar. Agradecer ao povo gaúcho que votou durante a exibição do filme na TV Educativa do RS, aos que assistiram no festival, agradecer ao povo de Pernambuco e demais estados pelo apoio. Agradecer a Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste em Caruaru (professores, colegas, funcionários), aos companheiros de jornada,
Alexandre Taquary, Marlon Meirelles e a professora Amanda Mansur, estes disponibilizaram e disponibilizam ainda muita energia para a consolidação de Cabocolino como uma obra de baixo custo e trajetória de sucesso", declarou o diretor João Marcelo.
"E também aos amigos Lula Moreira, Sertão Maracatu, Pedro Victor, Pedro Filipe, Devyd Santos, Daniel Nascimento e Petryk Lucas, todos contribuíram em momentos importantes na feitura da obra. A todos os integrantes do Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia de João Alfredo, da Banda de Pífanos de Surubim, da Banda de Pífanos São Sebastião de Arcoverde, ao Memorial dos Severinos, de Surubim, e a todos os demais patrocinadores", completou.

O FILME

Cabocolino é um documentário de 15 minutos, que retrata a vida do "Seu João de Cordeira", personagem trafega com desenvoltura em assuntos afetos a ancestralidade, a ecologia, ao meio ambiente, ao homem e seu habitat, sua crença e seus valores, numa narrativa carregada de sonhos, sons, cores, movimentos e dança. Agricultor aposentado de 78 anos, que na dança, ainda faz suas acrobacias como uma criança. O artista popular luta para manter viva a tradição do Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia em João Alfredo, também no Agreste pernambucano. O filme aborda a importância da preservação da cultura e do bloco nos folguedos carnavalescos. Uma tradição que vem passando por várias gerações.



This post first appeared on Mais Casinhas - 6 Anos, please read the originial post: here

Share the post

Documentário "Cabocolino" é um dos vencedores do Festival de Gramado 2023; diretor é natural de Surubim

×

Subscribe to Mais Casinhas - 6 Anos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×