Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CEAST diz que o ataque à Caravana da UNITA no Cuando Cubango reflete um processo de reconciliação frágil

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), através da Comissão Episcopal de Justiça e Paz, emitiu um comunicado expressando sua preocupação com o grave incidente envolvendo uma caravana Parlamentar da UNITA e outros membros deste partido, na província do Cuando Cubango. O incidente, que ocorreu no dia 12 de Abril de 2024, resultou no ferimento de dez pessoas, incluindo quatro em estado grave, e na danificação de viaturas, em um ataque aparentemente premeditado no troço que liga a cidade de Menongue ao município do Cuito Kwanavale.

A Ceast manifestou sua apreensão diante do grau de violência deste evento, especialmente em um mês em que se celebram os 22 anos de Paz. Em seu papel de construtora de paz e atuando em prol da reconciliação e resolução de conflitos, a Comissão Episcopal de Justiça e Paz apela a todas as partes envolvidas para que ajam para mitigar o impacto negativo deste acontecimento violento.

Observando que o ataque à Caravana da UNITA no Cuando Cubango reflecte um processo de reconciliação frágil.t reflete um processo de reconciliação frágil, onde ressurgem ódios decorrentes da era bélica, a CEAST levanta a possibilidade de uma instigação política por trás do ataque, o que representa uma ameaça à paz que se acreditava estar solidificada após duas décadas de seu alcance.

Para preservar a paz pública e promover a reconciliação, a Comissão Episcopal de Justiça e Paz insta todos os cidadãos a se absterem de participar de qualquer plano que vise atingir adversários políticos com base em motivações políticas ou outras. Além disso, ressalta a importância do diálogo e de mecanismos legais na resolução de conflitos, em contraposição ao recurso à violência.

A CEAST reitera os apelos dos Bispos para uma maior cidadania e tolerância, especialmente por parte das lideranças partidárias, e destaca a necessidade de romper com o ciclo de violência passada que não tem lugar na atual sociedade. Por fim, convoca as instituições de administração de justiça e os órgãos de segurança a desempenharem efetivamente seus papéis na resolução de conflitos e na garantia da segurança dos cidadãos.

O conteúdo CEAST diz que o ataque à Caravana da UNITA no Cuando Cubango reflete um processo de reconciliação frágil aparece primeiro em Hold On Angola.



This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

CEAST diz que o ataque à Caravana da UNITA no Cuando Cubango reflete um processo de reconciliação frágil

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×