Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Moçambique: Renamo inicia hoje manifestações contra “fraude” eleitoral

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) inicia hoje manifestações "pacíficas" diárias em todo o país, convocadas pelo presidente do maior partido da oposição, Ossufo Momade, contra o que afirma ter sido a "fraude" nas eleições autárquicas de 11 de outubro.

Renamo inicia hoje manifestações contra "fraude" eleitoral em Moçambique

"O que eu quero é uma manifestação nacional, não é a guerra", disse o líder da Renamo, no domingo, após a reunião extraordinária alargada da Comissão Política Nacional da Renamo, em que o Partido decidiu não reconhecer os resultados intermédios das eleições autárquicas que estão a ser anunciados pelos órgãos eleitorais.

As comissões distritais e provinciais de eleições divulgaram nos últimos dias resultados do apuramento intermédio da votação em pelo menos 50 municípios, sendo que a Frelimo, no poder no país, venceu em 49 - a generalidade fortemente contestadas pelos partidos da oposição e observadores da sociedade civil -, e o MDM, manteve a Beira, província de Sofala.

Nas eleições autárquicas de 2018, a Frelimo venceu em 44 das 53 autarquias - foram criadas mais 12 autarquias nestas eleições - e a oposição em apenas nove, casos da Renamo, em oito, e do MDM, em uma.

"É através das manifestações. Afinal de contas pensam que a única alternativa que a Renamo tem que usar é a arma", questionou o líder da Renamo, em resposta às perguntas dos jornalistas sobre o caráter dos protestos convocados.

"Nós temos que respeitar que o povo moçambicano está cansado das guerras", acrescentou.

Ainda assim, Momade avisou que sobre o desenrolar das manifestações que espera a partir desta terça-feira, tudo "vai depender do comportamento do regime", insistindo que o partido "venceu" estas eleições, as primeiras depois de concluído, em junho, a total desmilitarização e desarmamento do partido, na sequência do acordo de paz.

Em Maputo, o candidato da Renamo, Venâncio Mondlane, reclama desde quinta-feira a vitória nestas autárquicas, com 53% dos votos, recorrendo à contagem paralela dos editais de cada assembleia de voto.

Contudo, no sábado, a Comissão Provincial Eleitoral de Maputo anunciou que a lista da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder) venceu com 58,78% dos votos.

De acordo com o edital de apuramento intermédio, a lista da Frelimo na cidade de Maputo, liderada por Rasaque Manhique, recolheu 235.406 votos (58,78%), a da Renamo 134.511 votos (33,59%) e o MDM 24.365 votos (6,8%).

Praticamente desde quinta-feira que Venâncio Mondlane tem recolhido o apoio de centenas de apoiantes na rua, reivindicando diariamente a vitória em caravanas pacíficas.

Hoje, no primeiro dia das manifestações nacionais convocadas pelo líder do partido, a saída às ruas em Maputo está prevista para as 10:00 locais (09:00 em Lisboa), a partir da Praça dos Combatentes.

Ossufo Momade insistiu que o partido convocou "todos os moçambicanos" para uma manifestação geral "em repúdio a qualquer manipulação de resultados, a partir do dia 17 de outubro".

Apelou ainda à sociedade civil, confissões religiosas e comunidade internacional "para agir, corajosa e urgentemente de modo a travar esta manipulação de resultados eleitorais".

"Queremos que a comunidade internacional apareça a dizer algo sobre o comportamento do partido Frelimo. Não pode existir uma democracia para a Europa e outra para Moçambique", afirmou, garantindo ainda que a Renamo vai "interpor recursos junto das instituições competentes" contra os resultados anunciados.

"Demos evidências que nós ganhámos", afirmou o líder da Renamo, advertindo: "Se os tribunais não vão fazer o seu papel, não é por falta de reclamação". In Lusa



This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

Moçambique: Renamo inicia hoje manifestações contra “fraude” eleitoral

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×