Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bengo: Aberto ano lectivo 2023/2024 no Estabelecimento Penitenciário do Caboxa com 317 alunos matriculados

Foi aberto nesta quarta-feira 06-09-2023, o ano lectivo 2023/2024, no Estabelecimento Penitenciário do Caboxa em Caxito, cujo acto foi presidido pelo Superintendente-Chefe Prisional Sousa Pedro Gaspar Director adjunto do Serviço Penitenciário em representação do Director Provincial Comissário Prisional Manuel Maria Tavares Culeca.

Na sua intervenção, o Superintendente-Chefe Sousa Gaspar informou que no ano transacto dos 198 Reclusos condenados pelo menos 109 tiveram bom aproveitamento e que para o presente Ano Lectivo 2023/2024 estão matriculados 317 alunos, dos quais 116 no módulo 1, 103 no módulo 2 e 108 alunos no módulo 3.

Gaspar de Sousa mostrou satisfação pelo facto de que alguns reclusos que entraram no referido Estabelecimento sem saber ler nem escrever, actualmente já possuem habilidades.

Por sua vez, o Director municipal de Educação do Dande Adão Domingos Sacatuala sublinhou que a educação é um direito fundamental de todo o cidadão e que a educação de adultos no âmbito da aceleração e recuperação escolar é um exercício que tem sido feito no âmbito de várias instituições não educativa, e frisou, que com a parceria feita com os Serviços Penitenciários os reclusos que concluíram o ano Lectivo transacto já receberam os Certificados de Habilitações literárias. "A Direcção municipal de Educação reafirma o seu compromisso com o Serviço Penitenciário, na intenção de implementar neste ano lectivo o 1° ciclo de ensino de adultos", garantiu o responsável.

E o recluso Adilson Miranda que fez a leitura da mensagem em nome dos reclusos, disse que a formação académica é fundamental para quem almeja seguir uma vida honesta depois do cumprimento da pena, visto que, funciona como instrumento que promove a ressocialização e reintegração social e previne a reincidência criminal, tendo incentivado a continuação da colaboração entre a Direcção municipal de Educação e o Serviço Penitenciário que já tem surtido os seus efeitos positivos.

Durante o acto, realizaram-se actividades culturais, protagonizadas pelos reclusos com destaque para poesias, danças e teatro.

Fizeram parte, do acto a administradora adjunta da comuna das Mabubas Ana Ferreira, o presidente da Comissão de Moradores do Caboxa Pedro Domingos Teixeira, a Directora da Escola Primária n° 304 Caboxa, Lucrécia Delgado, bem como, reclusos internados no Estabelecimento Penitenciário do Caboxa e efectivos na categoria de oficiais, subchefes e agentes prisionais.



This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

Bengo: Aberto ano lectivo 2023/2024 no Estabelecimento Penitenciário do Caboxa com 317 alunos matriculados

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×