Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

JES lembrado com saudade no dia em que faria 81 anos

Pessoas próximas a José Eduardo dos Santos destacaram os seus feitos no processo de pacificação e conquista da paz, em 2002, tido como dos grandes legados que o antigo presidente deixou para os angolanos, valendo-lhe o título de “Arquitecto da paz”.

Dia 28 de Agosto marca a data de aniversário de Eduardo Dos Santos (JES), antigo Presidente de Angola, que se fosse vivo completaria ontem 81 anos de vida. Figura incontornável da história política angolana, JES faleceu em Julho do ano passado, no Reino de Espanha, vítima de prolongada doença. No dia do seu aniversário, amigos, familiares e antigos companheiros acorreram ao seu jazigo, no Memorial António Agostinho Neto, para lembrar os feitos do “patriota”, como em vida o estadista manifestou o desejo de ser lembrado.

Para lá da saudade e da nostalgia, as pessoas próximas a Eduardo Dos Santos destacaram os seus feitos no processo de pacificação e conquista da paz, em 2002, tido como um dos grandes legados que o antigo Presidente deixou para os angolanos, valendo-lhe o título de “Arquitecto da Paz”.

Dino Matrosse, contemporâneo e companheiro de muitas lutas de Eduardo dos Santos, disse, em declarações a OPAIS, que é com orgulho que os angolanos se de- vem lembrar do também conhecido como “Arquitecto da Paz”, a julgar pelos seus feitos. Para Dino Matrosse, são incontáveis os feitos de JES.

Para o político, os angolanos devem lembrar, reconhecer e preservar tudo que ele construiu para que se continue a edificar o país que o falecido Presidente sonhou. O antigo secretário-geral do MPLA lembrou que, apesar das indiferenças e dos vários processos que o país passou, José Eduardo dos Santos foi homem de consenso e unidade, legado que deve ser seguido pelos que ficaram e a nova geração precisa de continuar a estudar o seu pensamento político. “Foi um homem bom, sobretudo uma pessoa de paz. Mas, pronto, partiu e deixou saudades e um grande legado que devemos continuar a seguir”, apontou.

Continuar com o legado

Por seu turno, o presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus, presente na cerimónia de homenagem, disse que a instituição que dirige vai continuar a preservar o legado do seu patrono, sobretudo ligado ao sector social. Conforme explicou, assim como era preocupação de Eduardo dos Santos, continuará a manter o seu foco e apoio às questões que se prendem à educação e saúde para honrar a memoria daquele que considerou ser um angola- no preocupado com o bem-estar de Angola.

O patriota

De recordar que José Eduardo dos Santos, nascido a 28 de Agosto de 1942, chegou à liderança do MPLA e à presidência da República em Setembro de 1979, com apenas 37 anos de idade, tendo-se retirado das mesmas funções em 2017 com a entrada em cena do actual Presidente da República e do MPLA, João Lourenço. Antes de ocupar o mais elevado cargo do país, sucedendo Agostinho Neto, José Eduardo dos San- tos acumulou experiência governativa ao passar pela chefia da diplomacia e pelos postos de vice-primeiro-ministro e ministro do Planeamento, depois da independência alcançada a 11 de Novembro de 1975. Opais



This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

JES lembrado com saudade no dia em que faria 81 anos

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×