Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

EMIS e MasterCard assinam acordo de parceria: Cartões Multicaixa vão poder fazer pagamentos online ou no estrangeiro


A empresa Interbancária de Serviços (EMIS) S.A, responsável pela gestão da rede MULTICAIXA, assinou esta quarta-feira, 2 de agosto, um acordo de parceria com a multinacional norte-americana de serviços financeiros, Mastercard, que visa permitir a utilização de cartões multicaixa em Angolausados ​​no exterior e para fazer pagamentos online.

O volume de transacções em multicaixas registou um aumento significativo, ao variar de 134 milhões, em 2013, para 210 milhões este ano, revelou o presidente da comissão executiva da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

José de Matos avançou os dados, quando anunciava em Luanda a nova parceria de negócios entre a EMIS e a Mastercard, que vai permitir os usuários das multicaixas a efectuarem operações interbancárias com os cartões internacionais em mais de 2.600 Caixas Automáticas (ATM), detidas por 23 bancos. Em 2010, mais de 60 milhões de transacções financeiras com esses cartões foram operacionalizadas pela EMIS, mas em caixas específicas.

José de Matos realçou que a modernização do sistema de Pagamentos electrónicos para pagamento global da MasterCard vai contribuir para o desenvolvimento económico de Angola, ao garantir facilidades aos investidores e turistas internacionais e intra-regionais. O presidente da comissão executiva da EMIS considera a parceria como um passo positivo no apoio ao Plano Director do Turismo, levado a cabo pelo sector.
O vice-presidente e responsável da área de negócios da MasterCard para a África Subsariana, Charlton Goredema, salientou que o volume de transacções pelos multicaixas em Angola constitui um factor significativo para a introdução dos cartões de pagamentos internacionais.

“Angola recebe mais turistas e viajantes de negócios do Brasil, Portugal e países-membros da SADC. Por isso, consideramos ser importante a adesão a cartões internacionais”, referiu. Para Charlton Goredema, a parceria com a EMIS surge num momento em que a MasterCard está a trabalhar com os governos e instituições financeiras, para ampliar o uso e aceitação de pagamentos electrónicos.

“Hoje, mais de 85 por cento dos pagamentos a retalho a nível mundial são realizados com dinheiro ou cheque. A rápida expansão da classe média vai melhorar de forma consistente a adesão ao uso de pagamentos pelos multicaixas em África”, acrescentou Charlton Goredama.

O representante da MasterCard declarou que a colaboração da sua empresa com governos e líderes na indústria financeira como a EMIS constitui um passo concretizado que garante a captação de pagamentos electrónicos.

Fraude Fiscal

O presidente da comissão executiva da EMIS informou que a empresa possui um fundo de 550 mil dólares para resolver casos de fraudes nos cartões MasterCard e está a montar um sistema de rápida detenção de clonagem e acesso aos dados de cartões.

“A fraude é um negócio de volume, porque o preço unitário é exorbitante. Envolve custos e equipamentos especiais que implicam uma série de operações. Mas reconhecemos essas ameaças e, por isso, vamos ter um sistema de detenção de fraude mais avançado para monitorizar os cartões processados pela EMIS”, esclareceu.

O responsável explicou que os sistemas de detenção limitam a fraude num curto espaço de tempo. Em relação à expansão da rede multicaixas, reconheceu a ineficiência da empresa em cobrir as unidades de pagamento nas zonas periféricas e rurais no país. “Temos cobertura nas capitais das província e os problemas das comunicações estão resolvidos. Mas temos ainda problemas de falta de energia, no carregamento e manutenção”, informou.

O director da área de fraude da EMIS, António Vigário, explicou que a falsificação do cartão de débito utilizado para a rede multicaixa e o visa ocorre com a clonagem dos dados fixados no cartão e o acesso ao código para movimentação do dinheiro. “Os números que constam detrás do cartão permitem a concretização da transacção pela internet de forma indevida ou sem autorização do proprietário”, esclareceu.

MasterCard e EMIS

A rede multicaixa mantém uma parceria para aceitar cartões da marca MasterCard desde 2009, com um custo de investimento de 550 mil dólares. Em Outubro de 2013, a EMIS tornou-se membro principal da MasterCard para aceitação dos seus cartões em ATM. A EMIS é operadora da rede de caixas electrónicos e terminais de pagamentos automáticos em Angola. A empresa trabalha nas operações de transferência de fundos, cheques electrónicos e débito directo para todos os bancos que mantém parceria. A EMIS tem como principal accionista o Banco Nacional de Angola (BNA), com 43 por cento.

A MasterCard constitui uma empresa de tecnologia que processa pagamentos em todo o mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard permitem ao utilizador fazer compras ao viajar, administrar um negócio e gerir as suas finanças.

O turismo contribuiu com 184.1 mil milhões de kwanzas para o Produto Interno Bruto (PIB), tendo criado 63.500 postos de trabalho o ano passado. Para este ano, prevê-se um aumento de 8.1 por cento.


This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

EMIS e MasterCard assinam acordo de parceria: Cartões Multicaixa vão poder fazer pagamentos online ou no estrangeiro

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×