Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bolsonaro deixa participantes do G20 “em choque” com seu discurso sobre racismo

Foto: Marcos Corrêa/PR

Segundo o jornalista Jamil Chade, correspondente na Europa e colunista do UOL, o discurso do presidente Jair Bolsonaro no G20 sobre os protestos contra o racismo no Brasil gerou um amplo constrangimento e choque entre algumas delegações estrangeiras e até indignação entre as agências da ONU.

Ao fazer uma alusão à morte de João Alberto Silveira Freitas, Bolsonaro repetiu algumas ideias do que havia publicado na noite anterior em sua conta no Twitter.

“O Brasil tem uma cultura diversa, única entre as nações. Somos um povo miscigenado”, afirmou Bolsonaro. “Foi a essência desse povo que conquistou a simpatia do mundo. Contudo, há quem queira destruí-la, e colocar em seu lugar o conflito, o ressentimento, o ódio e a divisão entre raças, sempre mascarados de ‘luta por igualdade’ ou ‘justiça social’. Tudo em busca de poder”, disse.

Segundo Chade, uma parcela das delegações não entendeu imediatamente do que se tratava. Mas, para quem acompanhava a situação no Brasil, a atitude foi considerada como um ato “sem sintonia” com o discurso de direitos humanos das entidades internacionais, principalmente num momento em que a pandemia afeta de forma desproporcional a parcela mais vulnerável da população.

Uma negociadora de alto escalão de um país europeu que acompanha a reunião confessou à coluna que ela e outros ficaram “em choque” ao ouvir a “tese de conspiração” sobre o racismo no Brasil. “Como é que, em pleno século 21, ainda escutamos tais discursos”, questionou a diplomata, na condição de anonimato.

Fontes ainda confirmaram que diplomatas estrangeiros trocaram mensagens comentando a atitude do brasileiro, enquanto outros, sem saber o motivo da declaração, buscavam entender do que Bolsonaro falava.

Na delegação de uma das agências da ONU, a reação foi de indignação. Chamou ainda a atenção que nenhuma referência tenha sido feita pelo presidente sobre a vítima e nem sobre a necessidade de uma resposta que leve em consideração a Justiça.

A reação de Bolsonaro também gerou preocupação de governos diante de seu comportamento em relação aos direitos humanos e sua recusa em colocar em questão a ação de policiais.

Leia o post Bolsonaro deixa participantes do G20 “em choque” com seu discurso sobre racismo na íntegra em Nossa Política.



This post first appeared on Jornal CInco, please read the originial post: here

Share the post

Bolsonaro deixa participantes do G20 “em choque” com seu discurso sobre racismo

×

Subscribe to Jornal Cinco

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×